Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Primeros Pasos

IDB

  • INÍCIO
  • CATEGORIAS
    • Educação inicial
    • Família e educação
    • Maternidade
    • Medição e indicadores
    • Nutrição e lactação
    • Políticas e programas
    • Seminários e cursos
  • Autores
  • Português
    • Espanhol
    • Inglês

10 cartões postais de uma longa jornada na construção da agenda regional de desenvolvimento infantil

February 15, 2023 por Marta Rubio-Codina - Patricia Jara Males - Carolina Freire Leave a Comment


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) trabalha há mais de uma década para gerar evidências e promover as melhores práticas para desenvolver, implementar e avaliar serviços para a primeira infância. Além do conhecimento produzido em inúmeros estudos e avaliações, suas operações de empréstimo e assistência técnica têm contribuído para o fortalecimento da agenda regional de desenvolvimento infantil. Essa trajetória acumula diversas experiências que mostram como o conhecimento e a ciência da implementação andam lado a lado no processo de construção e amadurecimento de políticas para o desenvolvimento das crianças.

Oferecemos-lhe uma seleção de 10 casos marcantes que o convidamos a revisitar nesta celebração dos 10 anos do nosso Blog Primeiros Passos.

Diminuindo disparidades de cobertura na prestação de serviços no Panamá

O Panamá expandiu significativamente a qualidade e a cobertura dos serviços de desenvolvimento infantil. Com o Apoio do BID, o Ministério do Desenvolvimento Social (MIDES) definiu padrões de qualidade e criou um sistema de monitoramento para sua aplicação em Centros de Atenção Integral à Primeira Infância (CAIPI). Durante a recuperação pós-pandemia, apoiou-se a Reabertura dos centros com a melhoria de sua infraestrutura garantindo condições de higiene e saneamento. Este esforço, sustentado por vários anos no Panamá, continua avançando na diversificação de sua oferta de serviços, lançando o “Se cuida“, modalidade de cuidado baseada no modelo comunitário “Reach up“, da Jamaica, e que possibilitou alcançar crianças em situação de extrema pobreza em áreas rurais e indígenas.

Promoção de intervenções precoces na atenção primária à saúde no Paraguai

A atenção primária dos sistemas públicos de saúde desempenha um papel essencial na prestação de serviços críticos para o desenvolvimento infantil. Institucionalizar modelos assistenciais com foco no apoio ao crescimento, nutrição e estimulação das crianças é peça-chave nessa construção. Com financiamento do BID, o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai promoveu o Programa “Paraguai Crescendo Juntos” para contribuir com o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico de crianças menores de 5 anos de idade. O Programa levou à construção de Unidades de Saúde da Família (USFs), algumas localizadas em comunidades indígenas no Chaco Central, onde os serviços essenciais de saúde chegaram pela primeira vez.

Desenvolvimento de intervenções em contextos de extrema pobreza na Nicarágua

Superar a pobreza implica apostar na primeira infância em primeiro lugar. Com o apoio do BID, a Nicarágua implementou o Programa de Bem-Estar Infantil Urbano há mais de uma década e em várias etapas, com o objetivo de aumentar a disponibilidade e a qualidade do atendimento em centros infantis em municípios com maior proporção de domicílios em extrema pobreza. O programa construiu Centros Comunitários Infantis (CICO) para crianças de 1 a 4 anos, e promoveu a elaboração e implementação de um currículo para estimular seu desenvolvimento integral. Os resultados exibidos pelo programa não são anedóticos: há evidências robustas sobre a qualidade da implementação e a importância do monitoramento como fatores-chave. Além disso, uma avaliação de impacto experimental mostrou efeitos positivos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais das crianças que frequentaram os CICOs e um impacto econômico significativo na inserção das mães no mercado de trabalho.

Diversificando as opções de apoio familiar para cuidados infantis no Uruguai

O Uruguai assumiu desde cedo o compromisso de investir na expansão da cobertura de serviços de qualidade para a primeira infância. Um de seus compromissos tem sido garantir a qualidade dos Centros de Atendimento à Criança e à Família (CAIF) operados pelo Instituto da Criança e do Adolescente (INAU). O programa financiado pelo Banco apoiou a expansão da cobertura por meio da construção de novos CAIFs em regiões do país com maior concentração de crianças menores de três anos pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade. Financiou ainda uma estratégia de qualificação de recursos humanos e a conceção e implementação de um programa de promoção da parentalidade positiva e reforço de competências para o cuidado no domicílio. Esse esforço faz parte do desenho e implementação de um Sistema Nacional de Atenção Integral que busca institucionalizar a política de atenção para diferentes populações, incluindo a primeira infância.

Adicionando inovação pedagógica à infraestrutura da primeira infância na Argentina

No âmbito do Plano Nacional para a Primeira Infância e da Política de Universalização da Educação Infantil na Argentina, foi realizado um esforço, com o apoio do BID, para aumentar a cobertura da educação inicial de qualidade entre crianças de 3 a 5 anos em áreas de maior vulnerabilidade na Província de Buenos Aires. O projeto expandiu  a infraestrutura escolar  com a criação, expansão e o equipamento de espaços para a primeira infância e jardins de infância. Para melhorar a qualidade da educação e da gestão, os jardins de infância receberam materiais educacionais. Dentro dessa inovação, destacam-se os equipamentos das unidades educacionais com brinquedotecas, livros, instrumentos musicais, kit de ciências e equipamentos tecnológicos.

Em poucos dias, continue lendo a Parte II de nosso tour por alguns cartões postais deixados pelo trabalho operacional do Banco no acompanhamento de intervenções de qualidade para promover o desenvolvimento infantil na América Latina e no Caribe.


Filed Under: Políticas e programas Tagged With: Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, Desenvolvimento da Primeira Infância, Primeira Infância, Primeiros Passos

Marta Rubio-Codina

Marta Rubio-Codina é economista sênior da Divisão de Proteção Social e Mercados Laborais do BID, onde trabalha em projetos de desenvolvimento da primeira infância. Foi pesquisadora do Instituto de Estudos Fiscais de Londres. Ela é PhD em Economia pela Universidade de Toulouse, França.

Patricia Jara Males

Patricia Jara é especialista no Chile na Divisão de Proteção Social e Saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Carolina Freire

Carolina Freire é Especialista em Proteção Social e Saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ela é bacharel em Política Internacional pela Universidade de Georgetown e mestre em Políticas Públicas pela Universidade do Texas. Ela é membro do Aspen Institute e Young Global Leader 2012 do Fórum Econômico Mundial. Ela fundou os Voluntários do Panamá, uma organização que mobiliza e conecta os panamenhos com causas e organizações que precisam deles.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

SIGA-NOS

Assine

PESQUISAR

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Os primeiros anos de vida são essenciais para estabelecer bases sólidas de produtividade e de bem-estar das pessoas no futuro. Neste blog, especialistas do BID e especialistas internacionais no assunto compartilham informações e experiências relacionadas ao desenvolvimento infantil. Convidamos você a discutir iniciativas interessantes em seu país nesta área.

Similar Posts

  • 10 cartões postais de uma longa jornada na construção da agenda regional de desenvolvimento infantil (Parte II)

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Derechos de autor © 2025 · Magazine Pro en Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube
    En este sitio web se utilizan cookies para optimizar la funcionalidad y brindar la mejor experiencia posible. Si continúa visitando otras páginas, se instalarán cookies en su navegador.
    Para obtener más información al respecto, haga clic aquí.
    X
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Always Enabled
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
    Non-necessary
    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
    SAVE & ACCEPT