Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em gestão pública no Brasil

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Quer aumentar o sucesso do seu projeto? Aprenda a gerenciar riscos

15/01/2020 por Claudia Useche 2 Comentarios


Sua equipe pode melhorar o desempenho do seu projeto ao aprender como antecipar problemas e identificar novas oportunidades. O novo curso online aberto e massivo (MOOC)  do BID Gestão de riscos em projetos de desenvolvimento pode te guiar nesse processo de aprendizagem.

Tantos anos trabalhando em projetos e toda a minha atenção sempre focalizada no planejamento. Uma vez tentei planejar mediante cenários, procurando visualizar o que ocorreria se isto ou aquilo acontecesse, mas a verdade é que não sabia como fazer isso, principalmente com tantas variáveis desconhecidas. O resultado era sempre o mesmo: atrasos, excedentes de custo, inúmeras explicações para os problemas que iam se apresentando.

Como é possível? Conseguimos antecipar o que pode sair errado nas nossas próximas férias e daí compramos um seguro, mas não fazemos isso no caso de projetos de milhões de dólares. Por que isso acontece?  É bem típico: na maioria das vezes, nós nos concentramos em resolver os problemas e não em antecipá-los.

É necessário método para identificar e antecipar desafios

De acordo com o Project Management Institute (PMI), projetos complexos apresentam: múltiplas partes interessadas; ambiguidade nas características, recursos ou fases do projeto; influências políticas consideráveis; desconhecimento do projeto; mudanças na governança, entre outras. Isso te soa familiar? Por isso, lidar efetivamente com situações complexas como essas pode se tornar uma vantagem competitiva.

Uma forma de consegui-lo é fazer uma gestão de riscos adequada e oportuna, o que basicamente permite que nos antecipemos aos problemas e aproveitemos as oportunidades. O Relatório Detalhado do PMI “Pulso da profissão do PMI: Navegando a Complexidade” indica que 81% das organizações de alto rendimento gerenciam os riscos de seus projetos, enquanto que apenas 51% das organizações de baixo rendimento o fazem.

Cada vez mais pessoas querem aprender sobre gestão de riscos

Uma amostra disso é o importante crescimento do número de documentos publicados sobre gestão de riscos. Países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, China, Canadá, Alemanha, Itália e França estão entre aqueles que mais contribuíram para essa tendência.

A base de dados Scopus mostra cerca de 55 mil documentos formais, entre artigos, trabalhos apresentados em conferências, estudos e outros, produzidos entre 1963 e 2018, sobre o tema de gestão do risco em projetos no mundo. No Brasil, o interesse pelo tema também tem aumentado nos últimos anos.

Buscas pelo termo “gestão de riscos” nos últimos cinco anos no Brasil (Google Trends)

Cinco habilidades necessárias para gerenciar riscos

Com o interesse crescente, antecipamos aqui algumas das principais capacidades a se desenvolver para uma boa gestão de riscos e que você encontra em nosso novo curso gratuito de gestão de riscos em projetos de desenvolvimento:

  1. Identificar as principais etapas para elaborar um plano de gestão de riscos em projetos de desenvolvimento para que se alcancem satisfatoriamente os resultados e impactos esperados.
  2. Entender como identificar os riscos que podem afetar o projeto e documentar suas características, a fim de facilitar sua análise e gestão posteriores.
  3. Compreender os principais elementos do processo de análise de riscos, avaliando e combinando a probabilidade de sua ocorrência e seu impacto, a fim de priorizá-los.
  4. Saber estratégias de gestão de riscos que permitam gerenciar as oportunidades e ameaças que possam impactar os objetivos do projeto.
  5. Reconhecer os principais elementos do processo de monitoramento de riscos, otimizando de modo contínuo as respostas, a fim de melhorar a eficiência na gestão do ciclo de vida do projeto.

O conhecimento que você necessita para gerenciar riscos em um único curso

Buscando transferir esse conhecimento tão importante para aqueles que implementam projetos de desenvolvimento e como produto da extensa experiência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na implementação de projetos no Brasil e região, e alinhados às boas práticas internacionais do Project Management Institute (PMI), criamos um curso virtual gratuito e 100% prático, que explica como ser um gestor efetivo de riscos.

Pela primeira vez, contamos com um curso focado na gestão de riscos em projetos de desenvolvimento econômico e social.  São casos práticos que ilustram situações reais desse tipo de projetos, mostrando como o escopo, cronograma, custo ou a qualidade de um projeto podem ser comprometidos, bem como temas sociais e ambientais próprios desse tipo de intervenção.

O curso reforçará a capacidade de sua equipe para identificar riscos, entendê-los e agir para enfrentá-los, e oferece conselhos práticos sobre a gestão dinâmica e eficiente de riscos, incluindo técnicas de priorização, estratégias de respostas e planos de ação.

Além disso, você pode obter 30 Unidades de Desenvolvimento Profissional (PDUs, na sigla em inglês), necessárias para conquistar a certificação do PMI.

Reforce sua vantagem competitiva aprendendo a gerenciar os riscos de projetos que mudam a vida das pessoas. Saiba mais registrando-se no MOOC Gestão de riscos em projetos de desenvolvimento, que começa no dia 16 de abril de 2020. Esperamos você!


Arquivado em:Gestão de projetos Marcado com:curso gratuito, gestão de riscos, MOOC, riscos

Claudia Useche

Claudia Useche de nacionalidad colombiana, cuenta con un Máster en Finanzas de la Universidad de los Andes, y una certificación en Gestión de proyectos del Project Management Institute. Ella cuenta con más de 18 años de experiencia, habiendo trabajado en el sector privado, público y de desarrollo. Sus principales campos de trabajo incluyen entre otros, la implementación de proyectos complejos de desarrollo económico y social, y el diseño e implementación de programas de aprendizaje focalizados en la gestión de proyectos.

Reader Interactions

Comments

  1. Valdir Assis diz

    15/05/2020 at 7:04 pm

    Gostaria de reciclar meus conhecimentos de Gestão de Proejtos

    Reply
    • renataf diz

      25/05/2020 at 9:18 pm

      Temos outros cursos abertos. Confira neste link: https://blogs.iadb.org/brasil/pt-br/cinco-cursos-gratuitos-para-o-periodo-da-quarentena/

      Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Três benefícios da gestão socioambiental de projetos
  • 5 razões para você participar do curso de Parcerias Público-Privadas do BID
  • Como criar um mapa de partes interessadas em seu projeto – parte #2

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

Blogs escritos por funcionários do BID:

Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


Blogs escritos por autores externos:

Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



Política de privacidade

Copyright © 2023 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

Banco Interamericano de Desarrollo

Aviso Legal

Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

facebook
twitter
youtube
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept”, you consent to the use of ALL the cookies.
Cookie settingsACCEPT
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT