Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Impactos da COVID-19 no setor industrial brasileiro: um convite à construção coletiva para superarmos a crise

26/08/2021 por Luciano Schweizer - José Luis Gordon Deixe um comentário


Problemas complexos como os criados (ou aprofundados) por esta pandemia não costumam se resolver com soluções simples, nem construídas individualmente ou isoladamente. É preciso investir em respostas abrangentes, diálogo e inteligência coletiva – justamente o que propõe incentivar o Prêmio ABDE-BID, já realizado há sete edições com o objetivo de estimular a reflexão sobre caminhos para o desenvolvimento do Brasil.

Em 2020, em meio à crise da COVID-19, foi incorporada uma categoria especial, “COVID-19: desafios e medidas de enfrentamento”. Os textos vencedores desta e das demais categorias foram compilados no caderno Prêmio ABDE-BID Edição 2020 – para a edição de 2021, os ganhadores serão apresentados em setembro.

Reveladoras da pujança e do espírito crítico do pensamento de brasileiras e brasileiros, a qualidade e a quantidade de trabalhos apresentados tornaram pequeno o espaço disponível no prêmio. E levaram-nos a publicar mais uma coletânea, relevante sobretudo pela pertinência e pela urgência do debate que propõe e seus potenciais desdobramentos: Impactos da COVID-19 no setor industrial.

São cinco trabalhos que abordam perspectivas diferentes de um mesmo problema, o choque da pandemia na indústria, que não é exclusivamente brasileiro. Sobretudo no início da crise, quando fronteiras e aeroportos mundo afora foram fechados, cadeias de produção e suprimentos de todo o planeta se viram afetadas. No Brasil, no entanto, é preciso avaliar o cenário de um ponto de vista mais amplo, levando-se em conta que o país já vinha enfrentando desde os anos 1990 um processo de desindustrialização progressiva.

Veja o destaque de cada um dos textos e consulte a íntegra:

“Capacidades produtivo-tecnológicas, desenvolvimento e soberania nacional: velhos e novos desafios para a economia brasileira”

Autores: Eliane Cristina de Araújo e Samuel Costa Peres

Do que trata: o texto indica que a baixa representatividade da indústria na economia brasileira influenciou negativamente a resposta à pandemia da Covid-19 e alerta para os riscos trazidos pela desindustrialização brasileira. Além de analisar vários setores da indústria, em especial o de saúde, o artigo também demonstra que a limitada produção científica do Brasil, em comparação a outros atores globais, corrobora para o desenvolvimento tecnológico no Brasil em relação aos países desenvolvidos.

 “Consequências da Covid-19 para a indústria global: da reconversão à relocalização”

Autores: Rafael Palma Mungioli, Gabriel Marino Daudt e Luiz Daniel Willcox

Do que trata: o trabalho exprime como países desenvolvidos conseguiram redirecionar suas maiores indústrias para a produção de respiradores e equipamentos de produção individual (EPI)s, enquanto o Brasil agiu de forma menos coordenada e menos focalizada no combate à pandemia, como evidência de que uma baixa participação industrial na economia nacional expõe de maneira significativa qualquer país no enfrentamento de crises em geral, e, por essa razão, o Brasil enfrentou mais problemas comparativamente a países que possuem indústrias mais consolidadas.

 “Impactos da Covid-19 na Indústria de Transformação do Brasil”

Autores: Marília Basseti Marcato, Júlia Torracca, Esther Dweck, Thiago Miguez, Kethelyn Ferreira e Maria Christina Vilar

Do que trata: Ao confrontar os desempenhos do setor de serviços e do setor industrial, os autores concluem que, diante das perdas de valor adicionado e de valor da produção, o setor de serviços sofreu maior impacto. Entretanto, destacam os resultados do setor industrial, apontando que a indústria de transformação, em especial, tem peso significativo na arrecadação indireta. E chamam a atenção para o fato de que, além da aceleração da desindustrialização brasileira, a crise da Covid-19 pode representar menos recursos para o poder público, afetando sua capacidade de combater os efeitos imediatos da pandemia e de apoiar recuperação posterior.

“A cadeia de valor de máquinas no mundo pós-pandemia: mapeamento para o upgrading das empresas brasileiras”

Autores: Cristina Fróes de Borja Reis e Knut Blind,

Do que trata: traz entrevistas com diretores, donos e executivos de empresas de diferentes segmentos sobre os desafios e oportunidades do mundo pós-pandemia. Os questionários circulados abordam as oportunidades que poderão se abrir para a indústria brasileira nas cadeias globais de valor, o tema da indústria 4.0, além de aspectos de governança, normas, política macroeconômica, entre outros. O artigo aponta ainda uma série de recomendações de políticas a serem adotadas e resume os impactos da pandemia e as estratégias de recuperação das empresas entrevistadas.

 “Impacto econômico da Covid-19 sobre o PIB e a estrutura produtiva do Rio de Janeiro”

Autores: Joilson de Assis Cabral, Everlam Elias Montibeler, Maria Viviana de Freitas Cabral, Thierry Molnar Prates e Daniel Rodrigues Cordeiro

Do que trata: a partir de três cenários de lockdown, avalia-se a abrangência da crise da pandemia na economia fluminense. Os resultados mostram como o setor de serviços foi o mais prejudicado pelas restrições durante o período de isolamento social e evidenciam, em sua desagregação, quais setores produtivos do Rio de Janeiro teriam pior desempenho em face dos cenários analisados.

––

Realizado com apoio também da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo (Sescoop), o Prêmio BID-ABDE e esta coletânea jogam luz sobre a necessidade de fortalecer um setor significativo para a recuperação econômica e para a resiliência do país frente a outras crises. E atentam para o fato de que, apesar dos desafios, há também oportunidades descortinadas pela pandemia que o Brasil precisa aproveitar – tarefa para a qual o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Associação Brasileira de Desenvolvimento oferecem seu apoio ao país.

Leia mais:

Reflexões para superar o desafio de levar o crédito às empresas
Da ideia ao produto: conheça 5 iniciativas inovadoras apoiadas pelo BID para enfrentar a Covid-19

Arquivado em:Empresas e negócios, Infraestrutura Marcado com:COVID-19, desenvolvimento, empresas, empresas produtivas, indústria, indústria de transformação

Luciano Schweizer

Economista, Mestre em Ciências em Administração de Empresas pelo COPPEAD e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil. Ao longo dos trinta e três anos de trabalho colecionou experiência profissional nas áreas de finanças; parcerias público-privadas; estratégia, planejamento e desenvolvimento organizacional; competitividade e desenvolvimento regional; gestão da inovação e do conhecimento; e empreendedorismo. Como empregado ou consultor, trabalhou para diferentes empresas privadas, nacionais e internacionais, para o setor público, organizações não governamentais e agências internacionais, havendo atuado no Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Estados Unidos, El Salvador, Panamá, Paraguai e República Dominicana. Desde fevereiro de 2006 é parte do staff de especialistas setoriais do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e entre julho de 2012 e fevereiro de 2013 foi o funcionário designado pela Vice-Presidência do Setor Privado do BID para abrir e iniciar as operações do espaço de trabalho do BID em São Paulo, onde ocupou cumulativamente a função de Coordenador do Setor Privado no Brasil. Desde novembro de 2013, como resultado de um processo de seleção competitivo, ocupa a função de Especialista Líder de Mercados Financeiros da Divisão de Conectividade, Mercados e Finanças (CMF/IFD) do BID no Brasil. LinkedIn: lucianoschweizer

José Luis Gordon

José Luis Gordon é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Economia Industrial e de Inovação. Trabalhou no departamento de economia da Confederação Nacional da Indústria, entre 2010 e 2011. Em 2011 tornou-se assessor especial do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2012 foi para o MEC como assessor especial do Ministro da Educação. Entre 2014 e 2021 foi Diretor de Planejamento e Gestão e Diretor de Planejamento e Relações institucionais da EMBRAPII. Desde Maio/2021 é o Secretário-Executivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • O efeito multiplicador da indústria audiovisual na América Latina
  • Transporte e Turismo transformando a economia no pós-pandemia – Parte 2
  • H2LAC 2023: Expandindo o diálogo e o papel do BID no mercado regional de hidrogênio verde

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube