Beatriz Rustiguel*
Em seu livro Mindset: The New Psychology of Success, a Dra. Carol Dweck, professora da Universidade de Stanford, investigou profundamente como as pessoas lidavam com o fracasso. A grande questão que a autora se propôs a responder foi porque algumas pessoas reagem bem ao fracasso e outras não.
Para sua surpresa, o ponto focal dos estudos se voltou rapidamente para mentalidade dos indivíduos.
O que é mindset? Conceito e definição.
Mentalidade ou mindset (em inglês) é “1 Qualidade de mental. 2 Estado de espírito. 3 Estado psicológico. 4 A mente. 5 Movimento intelectual. 6 Maneira individual de pensar e de julgar.” Dicionário Michaelis Online
Ou seja, é o conjunto de crenças, maneira de pensar, e disposições psíquicas e morais que caracterizam uma coletividade, uma classe de pessoas ou um indivíduo.
Segundo a autora, o mesmo conceito pode ser aplicado para organizações.
Ela descobriu, portanto, que a mentalidade do indivíduo é um fator fundamental no seu desempenho e na sua capacidade de evolução, aprendizado e superação. E que tipos diferentes de mentalidades produzem comportamentos e performances muito diferentes.
Os dois tipos de mindset e sua importância
Segunda a autora, algumas pessoas acreditam que a inteligência e o talento são elementos fixos e muito difíceis de serem desenvolvidos. Esse é um tipo de mentalidade que ela chamou de “mindset fixa”.
Outras pessoas por sua vez veem a inteligência e o talento como características que podem ser desenvolvidas. Esse tipo de interpretação a respeito da inteligência é característica de uma “mindset de crescimento”.
Em um estudo que ela fez em parceria com a Dr. Lisa Blackwell, várias centenas de alunos de sétima série foram entrevistados para determinar qual mentalidade cada um tinha, e em seguida, eles foram acompanhados por dois anos.
Os resultados mostraram que os alunos com uma mindset de crescimento, ou seja, aqueles que pensavam que poderiam incrementar sua própria inteligência e melhorar seu desempenho, acabaram de fato aumentando suas notas ao longo do tempo.
Enquanto aqueles com uma mindset fixa não aumentaram suas notas.
E qual era a diferença fundamental entre estes dois grupos? Uma perspectiva diferente a respeito das próprias capacidades de aprendizado e evolução.
Em estudos posteriores, a pesquisadora descobriu que o mesmo conceito também pode ser aplicado à corporações.
Existem empresas onde a mentalidade de crescimento é promovida e outras onde a mentalidade fixa é reafirmada. Essa diferença de mentalidade pode ser importante para o sucesso de uma empresa e para o bem-estar de seus colaboradores.
Características de uma instituição que cultiva uma mindset de crescimento
Coloca enfoque no aprendizado, na dedicação e no esforço.
Uma empresa e um líder com mentalidade de crescimento vão valorizar e vão se dedicarem a promover um ambiente onde os seus membros e participantes possam se desenvolver constantemente, inclusive dando espaço para o erro e eventual fracasso.
Acredita que talento é cultivado e desenvolvido.
Ao contrário de instituições com mentalidade fixa, a política de contratação e recursos humanos não busca apenas atrair e reter talento já existente, mas sim desenvolver e potencializar a capacidade de aprendizagem de cada indivíduo.
Promove um ambiente de colaboração e não de competição.
A constante capacitação é uma prioridade de uma organização com mentalidade de crescimento considerando sua crença em que o talento pode ser desenvolvido.
As consequências naturais da promoção da mentalidade de crescimento.
Os resultados de um ambiente que promove a mentalidade de crescimento são:
– Colaboradores que tem níveis maiores de confiança, comprometimento e lealdade; e níveis menores de comportamento antiético.
– Colaboradores que acreditam que a empresa encoraja inovação e colaboração.
– Supervisores que enxergam seus colaboradores como sendo mais inovadores, colaborativos, e comprometidos com o aprendizado e com o crescimento.
Para startups, portanto, é crítico que essas características sejam promovidas.
O caminho da inovação necessariamente passa pela crença na possibilidade de mudança, evolução e aprendizado. Essa crença é fundamental para lidar com os obstáculos naturais de um novo negócio especialmente em um ambiente de inovação.
Textos de Referência:
Mentalidade de Crescimento / How Companies can profit from a Growth Mindset / Do you have a Growth Mindset?
*Beatriz Rustiguel é comunicadora e pesquisadora. Trabalha como consultora de comunicação no Banco Inter-Americano de Desenvolvimento em Washington, DC
Leave a Reply