Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Moviliblog

Blog del BID sobre Transporte

  • Página Inicial
  • Categorias
  • autores
  • Português

Parquímetros eletrônicos: o processo de digitalização do estacionamento rotativo público é simples e pode ser implantado rapidamente pelas cidades

June 1, 2022 by Ana Beatriz Monteiro - Lauramaría Pedraza - Renata Leal Deixe um comentário


As experiências de estacionamento rotativo público pago foram viabilizadas historicamente por parquímetros físicos, que nos últimos anos vêm sendo substituídos por digitais. O futuro próximo é de modelos em que o usuário passa a acessar mais informações sobre locais de estacionamento, regras e valores e registra a utilização da vaga por meio de aplicativos em seu smartphone, pagando virtualmente pelo serviço. Com o serviço digital, é possível inovar na comercialização com planos de uso e descontos para vendas agregadas, bem como oferecer serviços complementares e novas formas de pagamento, cuja compensação fica disponível em sistemas centralizados à disposição da fiscalização que segue a cargo do Poder Público e que pode ser feita de maneira automatizada por veículos equipados com câmeras.

Por Ana Beatriz Figueiredo de C. Monteiro, Antonio Ravioli, Lauramaria Pedraza e Renata Leal

A digitalização do serviço pode ser implementada com o modelo de credenciamento, que oferece a possibilidade de escolha pelo usuário, do aplicativo de compra, permitindo que aqueles que prestem o melhor serviço sejam recompensados[1], aumentando o nível agregado de qualidade do serviço atual. A arquitetura de sistemas é relativamente simples e a transação eletrônica é segura. O modelo de concessão permite a antecipação de receitas futuras e traz economias operacionais às prefeituras, além dos ganhos atrelados à solução digital. Ambos vêm se demonstrando mais vantajosos tanto para o Poder Público quanto para os usuários do que o modelo de tíquetes em papel, além de incentivarem a redução do custo de remuneração do serviço, seja pela concorrência entre operadores ou pelo aumento da ocupação remunerada das vagas.

Para a Administração Pública, a solução digital traz maior eficiência na operação, com redução de gastos operacionais e mais informações disponíveis para planejar, ampliar e aperfeiçoar o serviço. A digitalização também impacta a fiscalização, tornando-a mais eficiente e fácil, além de promover efetivo incremento na arrecadação.

Algumas experiências em cidades brasileiras

Recentes iniciativas em diversas cidades no país mostram uma redução significativa na evasão de receitas, medida pelo aumento da arrecadação, além de custos relativos baixos na implementação da solução, uma vez que se prescinde da infraestrutura física para instalação do parquímetro digital. Existem várias experiências de sucesso de parquímetro digital no Brasil, como em Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Campo Grande, São José dos Campos, Santo André, entre outras.

Curitiba, Brasil

Em 2018, uma lei municipal determinou que a competência sobre a administração e gerência do estacionamento rotativo pago de Curitiba-EstaR seria da URBS, empresa de economia mista que controla o sistema de transporte público: 70% da receita fica com a URBS e 30% são repassados ao município. Em 2020, a URBS lançou edital de credenciamento para empresas interessadas na comercialização dos créditos do EstaR. As empresas homologadas compram os créditos destinados à revenda com desconto de 15%; se a transação for realizada em um ponto de venda, esse valor é repartido entre a empresa homologada (10%) e o vendedor (5%). Curitiba tem 9 aplicativos credenciados para comercialização do EstaR.

São Paulo, Brasil

Em março de 2016, a Prefeitura de São Paulo começou a transição para um modelo digital de estacionamento rotativo pago e lançou chamamento público para credenciamento de empresas interessadas em comercializar o Cartão Azul Digital-CAD por meio de aplicativos de celular. O usuário final trocou o talão em papel por aplicativos de empresas que foram credenciadas pela prefeitura após análises e validações técnicas especificadas em edital. A digitalização do serviço gerou incremento de 100% na arrecadação anual, decorrente apenas do aumento da respeitabilidade e facilidade de uso. Em 2019, iniciou-se o processo de concessão da Zona Azul, similar ao modelo de credenciamento adotado três anos antes mas com operador único do serviço. A Estapar, vencedora da concessão, pagou outorga de aproximadamente 1,3 bilhão de reais para explorar o serviço por 15 anos.

Como o BID está apoiando iniciativas de digitalização de estacionamento rotativo pago

O BID vem atuando junto a municípios no Brasil, mediante apoio ao desenvolvimento de estudos voltados à digitalização dos serviços municipais de estacionamento rotativo em vias públicas, especialmente na avaliação e implementação de possíveis modelos de negócio e de soluções digitais voltadas à comercialização de créditos eletrônicos. A digitalização dos sistemas de estacionamento rotativo pago é uma solução escalável e de implementação já bastante experimentada no país, além de aplicável a diferentes perfis municipais. O BID vem ampliando a interlocução com municípios e buscando multiplicar tais iniciativas no Brasil para melhorar a qualidade do serviço prestado, gerar incrementos de receita para os municípios e servir de apoio a políticas públicas de mobilidade urbana, investimentos em transporte coletivo e de otimização do tráfego de veículos.


 ANDERSON, Simon P.; DE PALMA, André. The economics of pricing parking. Journal of urban economics, v. 55, n. 1, p.

Autores convidados

Antonio Ravioli. Economista (USP), Máster en Política, Planificación y Gestión Sanitaria (USP), con experiencia en la administración, la tecnología y las finanzas. Combina la experiencia en proyectos de infraestructura e innovación en el sector público con el desarrollo de productos y tecnologías en el sector privado. Actualmente trabaja como jefe de producto en Zippi.


Arquivado em:Innovación y tecnología, Transporte, Transporte, Não categorizado

Ana Beatriz Monteiro

Especialista líder em Transporte no BID, com mais de 25 anos de experiência em logística, transporte e mobilidade, sete dos quais nos Estados Unidos. Forneceu consultoria estratégica para instituições privadas, públicas e multilaterais (Banco Mundial, BID). Ex-sócia e diretora administrativa da KPMG Brasil, onde também atuou como líder no segmento de logística e transporte. Foi CEO da São Paulo Parcerias e liderou o Plano Municipal de Privatizações de São Paulo. Assessorou várias empresas em concessões de aeroportos, rodovias, ferrovias e terminais de contêineres. Atualmente trabalha como especialista líder em Transporte para o BID no Brasil, liderando uma carteira de mais de US$ 1,5 bilhão carteira em empréstimos do setor público e coordenando projetos de fortalecimento institucional em diferentes regiões do Brasil.

Lauramaría Pedraza

A Lauramaría é o ponto focal para a inclusão, diversidade e equidade no Transporte para a Divisão de Transportes do BID. Lauramaría trabalha na concepção de programas multisetoriais, diálogo com governos, pesquisa e geração de conhecimento nesta área. Ela também fornece apoio técnico para a estratégia de mobilidade urbana e projetos da carteira da Divisão com foco em transporte e dinâmica de uso do solo. Anteriormente, Lauramaría trabalhou como Planejadora de Transportes para a Cidade de Austin, TX, no desenvolvimento de planos diretores de mobilidade e como pesquisadora da Universidade dos Andes em transporte público, planejamento do uso do solo e design urbano. Lauramaría é arquiteta pela Universidad de los Andes e tem mestrado em planejamento urbano pela Universidade do Texas, Austin.

Renata Leal

Graduada em Relações Internacionais e tendo cursado economia com MBA em Infraestrutura. A partir de 2005 iniciou na gestão pública na estruturação de projetos em parceria com a iniciativa privada e na gestão de carteira de investimentos prioritários. Prestou apoio técnico e executivo aos Conselhos de Desestatização e de PPP do Estado de São Paulo. Na SP Parcerias S/A, vinculada à Prefeitura de São Paulo atuou na gestão estratégica e como Diretora de Projetos na estruturação de PPPs e concessões. É pós-graduada em Liderança e Gestão Pública, membro das redes de Líderes da Fundação Lemann e do Youth Climate Leaders e mentora do BrazilLAB. De 2017 a 2021, atuou como empreendedora e consultora em ONGs no desenvolvimento de programas de governo e políticas públicas e mais recentemente na Fazenda Municipal de São Paulo. Atualmente é consultora do BID na área de transportes.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Siga-nos

Subscribe

Buscar

Sobre o blog

Desde BID Transporte mejoramos vidas en América Latina y el Caribe promoviendo una movilidad más eficiente, accesible y segura.

Descubre nuestro espacio de intercambio de ideas y conocimiento y forma parte de él. Desde Moviliblog, queremos compartir lo último en movilidad y transporte en América Latina y el Caribe e invitarlos a conocer nuestras áreas temáticas: ITS, seguridad vial, grandes proyectos, logística y transporte urbano, así como nuestras temáticas transversales de evaluación de impacto, género y transporte sostenible.

Postagens Recentes

  • PAVIMENTADOS: ACELERANDO A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO SETOR TRANSPORTE NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE
  • Parquímetros eletrônicos: o processo de digitalização do estacionamento rotativo público é simples e pode ser implantado rapidamente pelas cidades
  • Parquímetro Digital e políticas de estacionamento rotativo nas cidades: geram valor, eficiência e podem melhorar a mobilidade
  • Inclusão e participação no sistema de transporte de Curitiba
  • Como o BID vem apoiando o desenvolvimento econômico do Ceará

Archives

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

Blogs escritos por funcionários do BID:

Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


Blogs escritos por autores externos:

Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



Política de privacidade

Copyright © 2023 · Magazine Pro on Genesis Framework · WordPress · Log in

Banco Interamericano de Desarrollo

Aviso Legal

Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

facebook
twitter
youtube
Este site usa cookies para otimizar a funcionalidade e oferecer a melhor experiência possível. Se você continuar a navegar neste site além desta página, os cookies serão colocados em seu navegador.
Para saber mais sobre cookies, clique aqui.
x
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT