Ideação
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

PPPs: instrumento essencial para o crescimento produtivo

ideia | 11 Dezembro 2018

Karisa Maia Ribeiro e Rodrigo Rosa da Silva Cruvinel*

“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”. Frase do pensador grego Herótodo que sintetiza um dos objetivos da nova publicação realizada pelo BID “Concessões de Infraestrutura de Transportes no Brasil”. A publicação reúne um arcabouço histórico com as principais ações planejadas e adotadas, além dos resultados obtidos pelo governo federal de 1990 a agosto de 2018 mostrando a participação público-privada no setor de infraestrutura de transportes e como essas experiências podem embasar futuros diálogos para o estímulo ao setor no Brasil.

Leia mais >

O que ovos, milho e galinhas têm a ver com educação financeira?

ideia | 4 Dezembro 2018

Flávio Ramos e Raquel Neris*

A Educash é uma das startups selecionadas no Demand Solutions de 2018, iniciativa do BID que reúne algumas das mentes mais criativas do mundo para escutar, inspirar, experimentar e compartilhar soluções inovadoras que estão melhorando vidas. Inscreva-se agora gratuitamente e participe do maior evento de inovação da América Latina, que acontece no Chile

Edu é um porquinho astronauta com a desafiadora missão de resolver problemas econômicos em outros planetas. Dessa vez, seu destino é o Planeta das Galinhas, em que terá de trabalhar para melhorar a produção de ovos e manter a perenidade da espécie.

Leia mais >

Agricultura climaticamente inteligente: garantia de comida à mesa

ideia | 27 Novembro 2018

Luciano Schweizer*

Alimentos como leite, cacau, café e abacaxi são comuns à mesa de milhares de brasileiros todos os dias. Afinal, adoramos fazer uma pausa para o café e se tiver um chocolate é ainda melhor. No café da manhã, o leite quentinho, e no calor tropical do nosso Brasil, nada melhor do que um suco de abacaxi bem gelado para refrescar.

Os agricultores familiares são os principais fornecedores da maioria dos alimentos que consumimos. No entanto, eles também são o grupo agrícola mais vulnerável à mudança climática, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Isso representa uma grave ameaça à segurança alimentar e esses itens poderão ficar mais caros e escassos.

Leia mais >

Por que o sistema público de saúde paga por uns medicamentos e por outros não?

ideia | 20 Novembro 2018

Marcella Distrutti*

Nenhum país do mundo possui os recursos necessários para financiar todas as tecnologias em saúde disponíveis para toda sua população. Por este motivo, os governos precisam priorizar quais tecnologias, entre todos os medicamentos, dispositivos médicos e procedimentos disponíveis, serão oferecidos à população, com base em critérios técnicos e regras e procedimentos sistemáticos, explícitos e transparentes.

Leia mais >

BIM: as três letras da construção inteligente

ideia | 13 Novembro 2018

Pauline Henriquez* e Claudia Suaznábar*

O setor da construção civil é um dos grandes geradores de postos de trabalho no Brasil com mais de dois milhões de trabalhadores formais e possui forte impacto social. Entretanto, sua produtividade é uma das mais baixas em comparação com outras indústrias. Neste blog te apresentamos uma ferramenta que vem permitindo a transformação digital na construção e que pode interessar ao Brasil.

O aeroporto Willy Brandt de Berlim começou a ser construído ao início de 2006. Diante de um fluxo aéreo crescente e com três aeroportos envelhecidos, esperava-se que o aeroporto começasse a funcionar em 2012 e se transformasse no principal centro de tráfego aéreo da cidade. Depois de 12 anos, com gastos acumulados estimados em sete bilhões de dólares (cinco vezes superiores ao orçamento inicial) e mais de 60 mil erros de construção registrados, a fita vermelha ainda não foi cortada e as tesouras devem ficar guardadas até 2021.

Leia mais >