Ideação
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Condomínios: como lidar com esse fenômeno urbano?

ideia | 9 Outubro 2018

Laerte Temple*

A necessidade de produzir moradias para tentar minimizar o déficit habitacional, principalmente para pessoas de renda baixa, levou o Estado a produzi-las em condomínios, seja pelo menor custo de construção ou pela escassez de terrenos a preços acessíveis. Hoje, a vida em condomínio é uma realidade para milhões de brasileiros, de todas as classes sociais.

Leia mais >

Os desafios de administrar diversos Brasis

ideia | 5 Outubro 2018

Ricardo Ramos*

Um dos maiores benefícios que tenho como empreendedor social trabalhando para o desenvolvimento de municípios é poder conhecer melhor o Brasil. Nessa rotina de viagens, reuniões e contatos com gestores públicos de todas regiões, um dos pontos que mais me atrai é a diversidade que temos em nosso país. Estamos acostumados a vivenciar a variedade existente na culinária, nas expressões verbais, nas tradições e nas várias manifestações individuais de cada pessoa. Porém, as características de cada município são muito diversas.

Leia mais >

Como a adoção da identidade digital pode afetar a economia digital?

ideia | 30 Agosto 2018

 

Alejandro Pareja Glass* e Florencia Serale*

Quando foi a última vez que você usou sua carteira de identidade? Certamente foi para fazer um procedimento burocrático, talvez em um banco (para abrir uma conta, solicitar um empréstimo ou sacar dinheiro). Pode ter sido para votar, fazer um exame, tirar a carta de habilitação, viajar ou fazer uma compra (de uma casa, carro, bebidas alcoólicas ou até mesmo compras com cartão de crédito). 

Leia mais >

Cinco passos para aumentar o prestígio do professor

ideia | 7 Agosto 2018

Equipe Ideação*

No Brasil, apenas 5% dos jovens de 15 anos querem ser professores, em comparação com 21% que pensam em se tornar engenheiros no futuro. No Peru, menos de 3% pretendem seguir na carreira docente enquanto 32% querem se tornar engenheiros. Na Coréia do Sul e na Espanha, países onde a docência é valorizada, os números aumentam significativamente, cerca de 25% e 20% dos jovens querem lecionar, respectivamente. A conclusão é simples e direta: é preciso valorizar o docente na região.

Os números são da pesquisa “Profissão professor na América Latina: Por que a docência perdeu o prestígio e como recuperá-lo?”. A publicação aborda os desafios enfrentados pelos docentes e propõe soluções para colocar os professores em um lugar de maior reconhecimento.

Leia mais >

Como o maior parque urbano do mundo vai ajudar a frear inundações?

ideia | 31 Julho 2018

Claudia Nery*

A degradação ambiental dos rios e cursos d ‘água urbanos são uma preocupação tanto para cidades em desenvolvimento como para as já desenvolvidas. No Brasil o rio Tietê faz parte deste quadro. Ele é o rio mais extenso do Estado de São Paulo e nasce no município de Salesópolis a 22 km do Oceano Atlântico rumo ao interior do Estado, o que fez dele uma intensa via de comunicação por colonizadores e indígenas.

Leia mais >