Ideação
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

As mulheres políticas são mais honestas que os homens políticos?

ideia | 17 Abril 2018

Fernanda Brollo*

Vários estudos sugerem que as mulheres na política são mais honestas que seus homólogos masculinos. No entanto, Ugo Troiano e eu demonstramos o fenômeno com evidência convincente em um estudo publicado que compara prefeitos e prefeitas no Brasil.

Observamos que as prefeitas se envolvem com menor probabilidade em práticas de clientelismo e irregularidades administrativas. Além disso, elas são melhores em proporcionar bens públicos a seus eleitores. No entanto, a probabilidade de reeleição das prefeitas é menor que a dos prefeitos.

Leia mais >

“Melhorar todas as vidas: um propósito de Ano Novo”

ideia | 10 Abril 2018

Judith Morrison*

O início de ano geralmente é uma época de reflexão e definição de propósitos. Talvez alguns já tenham se esquecido de seus propósitos ou estejam em busca de novos. De qualquer maneira, quero aproveitar esse momento para compartilhar uma das minhas resoluções para 2018. No BID, nossa missão é trabalhar “melhorando vidas”. Esse ano, meus colegas e eu queremos dar mais ênfase em trabalhar “melhorando todas as vidas”. Pensando nisso, levantei algumas perguntas sobre como fazer com que a formação de políticas de desenvolvimento seja mais inclusiva. Para começar, pergunto-me se todos nós nos encaixamos no futuro que estamos construindo. Ou seja, estamos ampliando as oportunidades para outros? Estamos aproveitando ao máximo o potencial da tecnologia para ultrapassar barreiras? Estamos ouvindo aos demais?

Leia mais >

Depois da tempestade sempre vem a calmaria?

ideia | 5 Abril 2018

Túlio Cravo e Rodrigo Quintana*

Parafraseando o filósofo e poeta espanhol, Jorge Santayana, quem não estuda sua história está condenado a repeti-la. Essa máxima vale para entender o mercado de trabalho de hoje. Não se pode antecipar seu futuro sem antes aprender sobre o seu passado.

Leia mais >

É possível produzir, proteger o meio ambiente e gerar renda ao mesmo tempo?

ideia | 27 Março 2018

Floresta plantada. Imagem: Zig Koch

IABS*

O termo sustentabilidade entrou de vez para o vocabulário agrícola e pecuário. Não basta mais produzir. Tem que produzir com consciência, conservando a biodiversidade e protegendo o meio ambiente. É com esse objetivo que o Projeto Rural Sustentável, desde 2012,  vem trabalhando na promoção da redução das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) na agricultura e melhorando a eficiência no uso dos recursos naturais.

Leia mais >

Reflorestar para saciar a sede de um gigante: veja o que a Sabesp está fazendo

ideia | 22 Março 2018

Plantio na Represa do Cachoeira – Sistema Cantareira

Anelise Brigano Luzio, Aline Frederice, Álvaro Fernandes Jr., Marcelo Serra L. Silva e Sergio Antonio da Silva*

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) atende cerca de 28 milhões de pessoas em abastecimento de água e 21 milhões em coleta de esgoto. Hoje, a Sabesp é a quarta maior empresa de saneamento do mundo em população atendida.

Com a missão de “prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente”, as ações socioambientais sempre estiveram associadas às atividades da companhia.

Leia mais >