Ideação
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Cinco passos para aumentar o prestígio do professor

ideia | 7 Agosto 2018

Equipe Ideação*

No Brasil, apenas 5% dos jovens de 15 anos querem ser professores, em comparação com 21% que pensam em se tornar engenheiros no futuro. No Peru, menos de 3% pretendem seguir na carreira docente enquanto 32% querem se tornar engenheiros. Na Coréia do Sul e na Espanha, países onde a docência é valorizada, os números aumentam significativamente, cerca de 25% e 20% dos jovens querem lecionar, respectivamente. A conclusão é simples e direta: é preciso valorizar o docente na região.

Os números são da pesquisa “Profissão professor na América Latina: Por que a docência perdeu o prestígio e como recuperá-lo?”. A publicação aborda os desafios enfrentados pelos docentes e propõe soluções para colocar os professores em um lugar de maior reconhecimento.

Leia mais >

Como o maior parque urbano do mundo vai ajudar a frear inundações?

ideia | 31 Julho 2018

Claudia Nery*

A degradação ambiental dos rios e cursos d ‘água urbanos são uma preocupação tanto para cidades em desenvolvimento como para as já desenvolvidas. No Brasil o rio Tietê faz parte deste quadro. Ele é o rio mais extenso do Estado de São Paulo e nasce no município de Salesópolis a 22 km do Oceano Atlântico rumo ao interior do Estado, o que fez dele uma intensa via de comunicação por colonizadores e indígenas.

Leia mais >

Para onde vai o setor hidroelétrico latino-americano? (…e 5 aspectos chave para seu futuro)

ideia | 19 Julho 2018

Arturo Alarcon*

A hidroeletricidade é energia renovável, e está baseada em uma tecnologia madura, confiável e de baixo custo de produção. As centrais hidroelétricas, além de fornecerem energia elétrica, podem oferecer outros serviços, como regulação de parâmetros, controle de inundações, reservatórios de água doce para seu uso, e proveem geração constante (de base) que facilita a instalação de energia variável, como a eólica e a solar. Mesmo assim, e apesar destes benefícios, as centrais hidroelétricas não estão livres de controvérsia. Os potenciais impactos ambientais e sociais, além dos riscos associados à construção destes projetos, lançam uma sombra de dúvida sobre esta tecnologia. Recentemente, algumas discussões e publicações sobre “energia renovável” esqueceram diretamente de mencionar a hidroeletricidade. Então vale a pena nos perguntar: para onde vai o setor hidroelétrico latino-americano?

Leia mais >

Como planejar o transporte urbano de mercadorias?

ideia | 16 Julho 2018

Karisa Ribeiro, Leise Kelli e Selma Isa*

Com o aumento da taxa de urbanização e de motorização nas grandes cidades, é comum nos depararmos com veículos de carga contribuindo para o aumento dos níveis de congestionamento. Mas será que há formas de abastecer os centros urbanos com pouco impacto na mobilidade da população? A resposta é sim!

Leia mais >

Concurso CitiesLab: redescobrindo um segredo patrimonial

ideia | 3 Julho 2018

Juan Pablo Lopes Gross*

Como a etimologia da palavra indica, patrimônio é algo que vem dos pais, dos ancestrais, um legado que é transmitido de geração em geração, valioso tanto para quem os deixa, como para aqueles que os recebem.

Leia mais >