Esta é a primeira série post no portal “Números para Desenvolvimiento”. Lee el artículo en español/english version.
Por Rodrigo Calloni da Biblioteca Felipe Herrera do Banco Interamericano de Desenvolvimento
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) recentemente lançou o seu Portal de Dados Abertos chamado “Números para Desenvolvimiento” que permite a você explorar, visualizar e reutilizar os dados do Banco no desenvolvimento social e econômico na América Latina e no Caribe.
“Números para Desenvolvimiento” compila mais de 1700 indicadores multissetorial de 26 países na região em um único local. Esses dados foram coletados pelo Banco por mais de 50 anos. O novo portal inclui dados em muitos tópicos distintos, incluindo aspectos macroeconômicos, de inclusão social e integração global. Além disso, há mais de 30 conjuntos de dados do BID e visualizações abertas disponíveis para serem exibidas e baixadas.
Neste blogpost destacarei cinco características especiais desse portal:
1 Analise e compare indicadores socioeconômicos por País
Um dos objetivos principais no desenvolvimento de “Números para Desenvolvimiento” era a criação de uma experiência de uso muito simples que permita a você compara e analisar as tendências dos indicadores setoriais e econômicos desenvolvidos pelo BID em diferentes áreas do desenvolvimento, por exemplo, fatores sociais e macroeconômicos. Aqui listo alguns passos que você pode seguir para criar suas próprias comparações:
- Selecione o País para o qual deseja criar uma comparação utilizando o Painel de Busca de Dados do BID (a barra de navegação azul):
- Para esse exemplo eu selecionei Colômbia e logo após meu clique o portal oferece uma lista de indicadores disponíveis. Ao selecionar % of households with access to improved sanitation facilities (% de residências com acesso a condições de esgoto melhoradas) e % of households with access to piped water (% de residências com acesso a água encanada) a visualização comparando os números será exibida no topo da página, numa área que chamamos “Área de Trabalho De Dados”:
Ao utilizar a Linha de Tempo (Time Period) disponível na Área de Trabalho você pode rapidamente mover os dados para outro ano, o que pode mostrar um cenário bem diferente.
Em qualquer momento você pode optar por baixar os dados em seu computador utilizando-se da caixa “Data Download” também disponível na Area de Trabalho de Dados.
2 Acesse conjuntos de indicadores curados cuidadosamente por especialistas do BID
Disponíveis em “Números para Desenvolvimiento” estão indicadores como Dolarização, Dívidas Públicas Nacionais, Índices de Pobreza e Participação em Previdência Privada. Nós também introduzimos um indicador sobre Envio de Dinheiro do exterior. Para comparar as tendências relacionadas com esse indicador você pode…
- Na barra azul digite Remittances no campo de busca disponível à esquerda. Os indicadores relacionados serão exibidos.
- Quando selecionar “Remittances: % of GDP” (Envios de dinheiro do exterior: % do PIB) você será enviado para a visão do Indicador. Nessa seção você pode selecionar os países que deseja comparar e imediatamente o gráfico será exibido:
Caso prefira criar um gráfico de barras para um ou vários anos, listando todos os países, clique no cabeçalho dos Anos desejados e a nova perspectiva será exibida:
3 Baixe gráficos editáveis em Excel para análises futuras
A partir do menu “Explore and Download” “Números para Desenvolvimiento”lhe permite baixar o gráfico juntamente com o seus dados em um arquivo Excel no qual você pode editar posteriormente e usar em suas próprias pesquisas. Você pode modificar o gráfico e projetar dados (utilizando sua metodologia e cálculos), adicionar legendas ou textos, e muito mais. O gráfico vai se atualizar de acordo com suas modificações. Para baixar esse arquivo você apenas precisa clicar no botão “Seta Abaixo” disponível na Área de Trabalho de Dados:
4 API: Dados puros para desenvolvedores
Sendo um Portal de Dados Abertos, “Números para Desenvolvimiento” oferece uma API (Application Programming Interface) que permite acesso direto aos dados puros dos indicadores. Isso permite que os desenvolvedores de sistemas adicionem valor em seus sites de internet e aplicativos móveis (apps) utilizando os dados do BID. Assim que os dados forem sendo atualizados no portal, eles fluirão automaticamente para os sistemas que utilizam a API, criando assim uma experiência dinâmica para usuários de tais aplicações. Toda documentação que você precisa sobre a Estrutura Básica de Chamadas da API está disponíveis em nosso site.
5 Visão Rápida; Uma amostra dos nossos dados
Na nossa página principal você encontra uma seção chamada Visão Rápida (Quick View), onde é possível comparar dados por Indicador e País. No painel esquerdo utilize a “Visão de País” para criar uma comparação rápida de um país e dois indicadores destacados. No lado direito utilize a “Visão de Indicador” parar comparar tendências de um mesmo indicador em até sete países:
Agora é a sua vez de tentar e experimentar os “Números para Desenvolvimento” do BID. Qual é a característica que você mais gostou? Tem planos de usar a nossa API? Que tal compartilhar suas Visualizações no Facebook e Twitter? Como dica final sugiro que utilize hashtags relacionadas com os tópicos de seu gráfico (por exemplo: #EnviosdeDinheiro ou #classemedia), pois isso permitirá que pesquisadores localizem e reusem seu trabalho. Você também pode utilizar a hashtag #OpenData quando compartilhar dados de “Números para Desenvolvimiento” em seus canais sociais favoritos.
Mantenha contato e inclua seus comentários e ideias sobre o portal de dados abertos abaixo! Além disso, você pode escrever-nos a openknowledge@iadb.org. Conte-nos como você está utilizando o portal de dados! Estamos aqui para oferecer suporte e também promover iniciativas inovadoras que podem surgir a partir dos dados do BID estarem abertos ao público!
[message_box title=”Destaques” color=”green”]-Clique aqui para utilizar o novo Portal de Dados Abertos do BID, “Números para o Desenvolvimento”, e acessar mais de 1700 indicadores multissetoriais de 26 países da região coletados pelo Banco ao longo de mais de 50 anos.
-Saiba mais sobre “Números para o Desenvolvimento” aqui.
-Acompanhe as notícias sobre o Portal de Dados Abertos do BID em mídias sociais usando #OpenData @el_BID
-Inclua seus comentários abaixo ou escreva-nos a openknowledge@iadb.org
[/message_box]
Leave a Reply