Talvez você tenha ouvido falar que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinou um acordo com a edX, a plataforma de educação on-line fundada pela Universidade de Harvard e pelo MIT, para tornar nossos programas de treinamento on-line acessíveis em todo o mundo por meio dos “MOOCs” – Cursos On-line Abertos e Massivos. Este acordo é uma revolução real do ponto de vista de treinamento e aprendizado, portanto, gostaria de explicar algumas ideias que resumem o motivo de buscarmos esta aliança.
Desde que o Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES) do BID foi fundado em 1994, treinamos milhares de funcionários do governo da América Latina e do Caribe e nossos cursos têm recebido excelentes avaliações dos participantes. A cada ano aumentamos o número de cursos e participantes, mas ainda não atingimos a meta de acesso universal aos nossos cursos, apesar de termos adicionado mais de 100 cursos on-line às nossas ofertas de treinamento em sala de aula.
Para dar uma ideia do tamanho do desafio que enfrentamos, a Organização Internacional do Trabalho estima que em toda a região há cerca de 30 milhões de funcionários públicos. Nós sabemos que muitos não têm acesso a treinamento especializado por falta de recursos financeiros em suas respectivas administrações. Para nós, esses funcionários públicos são uma peça-chave na busca por desenvolvimento efetivo e estamos cientes de que os projetos que gerenciamos são um elo cada vez mais complexo. No entanto, precisamos fazer mais, melhor e mais rápido. Um dilema bastante conhecido.
Nos últimos anos, têm surgido vários cursos especializados nos programas acadêmicos formais e para grupos alvo altamente técnicos. Além disso, notamos que havia uma necessidade de treinamento entre outros grupos alvo, tais como para designers de projeto e gerentes de programa. Cientes deste fato, em 2004 começamos a explorar novos formatos virtuais para atingir funcionários que não podiam ter acesso aos nossos programas de treinamento presencial. Depois de fazermos uma experiência com a própria plataforma virtual do INDES e algumas ofertas de cursos abertos e gratuitos, nos convencemos de que os MOOCs são a melhor maneira de compartilhar a experiência do BID de forma massiva com a região. Os MOOCs tornam o treinamento mais acessível a agências do governo com restrições orçamentárias e eles nos permitem atingir as partes mais sensíveis da cadeia de implementação de projetos de desenvolvimento.
Com essas ideias em mente, começamos a procurar um parceiro com experiência no universo dos MOOCs, que é ainda um território novo para instituições públicas como a nossa. Não queríamos reinventar a roda e a edX pareceu ser o melhor parceiro possível, dado seu conhecimento metodológico e sua condição sem fins lucrativos.
Por meio da plataforma edX, o BID conta com um espaço para dar acesso a toda sua série de treinamento virtual. IDBx é o nome de nossa plataforma edX e agora você pode encontrar os dois primeiros cursos oferecidos: “Gestão para a obtenção de resultados de desenvolvimento em governos subnacionais” e “Aposentadorias melhores, empregos melhores: explorando a cobertura previdenciária”, ambos com ênfase na América Latina e no Caribe. Esses cursos serão oferecidos inicialmente em espanhol.
Nossos melhores especialistas estão preparando novos cursos e os disponibilizaremos gradualmente em nossa edX. Recomendamos que você acompanhe de perto porque a IDBx é o futuro do treinamento on-line no BID.
Leave a Reply