Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Primeros Pasos

IDB

  • INÍCIO
  • CATEGORIAS
    • Educação inicial
    • Família e educação
    • Maternidade
    • Medição e indicadores
    • Nutrição e lactação
    • Políticas e programas
    • Seminários e cursos
  • Autores
  • Português
    • Espanhol
    • Inglês

Transformando a paternidade e o envolvimento dos homens nos cuidados infantis

July 29, 2024 por Sebastián Ruíz Leave a Comment


Criação, cuidados infantis e tarefas domésticas têm muito a ver com papéis de gênero. De acordo com o  relatório “Situação da Paternidade no Mundo 2023”, os homens dedicam 19 por cento do seu tempo total livre ao trabalho não remunerado, em comparação com 55 por cento para as mulheres. No entanto, há evidências que reforçam a importância do envolvimento da figura paterna no cuidado parental, mostrando a necessidade de transformar relações e papéis tradicionais. Os contextos culturais atuais e os padrões de gênero predominantes, que tendem a feminizar o cuidado infantil, podem até causar sentimentos de vergonha ou desvalorização afetiva nos homens, bem como restringir seu envolvimento e compromisso com os cuidados e a criação afetuosa dos filhos, baseada no apego.

Ser um cuidador masculino envolve não apenas pais biológicos e adotivos, mas também padrastos, avôs, tios ou outros membros masculinos da família que tenham um vínculo com as crianças e dediquem tempo aos seus cuidados. E isso independe de etnia, habilidades, identidades de gênero e orientações sexuais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, vários estudos destacam os benefícios para a sociedade de um maior compromisso dos homens com esses papéis. Quais são esses benefícios e como as políticas podem promover um maior compromisso masculino com a criação e os cuidados de crianças?

Por que é importante que os homens se envolvam em tarefas de cuidados

O envolvimento dos homens na criação e nos cuidados de crianças pode contribuir para melhores resultados, tanto para eles próprios quanto para mulheres e crianças.

Para as mulheres, por exemplo, quando o pai se envolve na saúde da mãe e da criança durante a gravidez, há mais controles pré-natais, melhor nutrição materna e preparação para o parto, além de um aumento da demanda por atenção pós-natal. Esses comportamentos do pai podem ser reforçados a partir do seu envolvimento em programas comumente destinados às mães, tais como visitas domiciliares, programas de educação comunitária e programas de valorização do cuidado parental no trabalho. Ademais, ao oferecer o apoio e o incentivo necessários, o homem  contribui para reduzir o estresse provocado pela maternidade e a violência em seu entorno. A boa qualidade na relação do casal está estreitamente relacionada com a saúde mental perinatal.

Promover a participação dos homens nas atividades de cuidados infantis permitiria, inclusive, que as mulheres melhorassem seus níveis de renda e produtividade: segundo a ENEMDU, no Equador a diferença de renda entre homens e mulheres é de 14,4 por cento do salário básico unificado, que aumenta ainda mais nas áreas rurais (21,3 por cento).

Os benefícios para as crianças incluem, por exemplo, o incentivo dos pais a melhores práticas de aleitamento materno, quando são informados dos seus benefícios. A interação do pai em atividades lúdicas e de lazer com a criança favorece seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Além disso, uma maior participação e um maior comprometimento do pai em casa gera menos problemas de comportamento nas crianças e menos problemas psicológicos nos adolescentes.

Para  os homens, estar envolvido em vínculos familiares e estabelecer laços afetivos e não violentos com suas parceiras e seus filhos, contribui para sua felicidade e sua saúde física e mental. O tempo dedicado aos cuidados infantis melhora o vínculo emocional e o apego.

Como fazer com que mais homens se comprometam com a criação e os cuidados de crianças?

É importante que as políticas gerem contextos para propiciar e impulsionar um maior envolvimento dos homens nos cuidados de crianças, com estratégias como:

  • Identificar barreiras culturais em torno do papel do homem durante a gestação, o parto e os cuidados do bebê, a fim de contrastá-las com os benefícios potenciais da mudança de comportamento na família e na comunidade.
  • Envolver mais os homens nos serviços sociais públicos, de saúde preventiva e de educação.
  • Complementar o desenho curricular dos programas de desenvolvimento infantil, com a promoção da paternidade ativa e do papel dos pais cuidadores.
  • Convidar os homens para participar dos serviços de maternidade com a permissão das mulheres, bem como de controles de saúde e vacinação das crianças.
  • Oferecer espaços comunitários seguros para que o cuidador do sexo masculino possa expressar suas ideias e praticar habilidades de cuidados, como contato pele a pele, brincadeiras, disciplina positiva ou alimentação complementar.
  • Incentivar a licença paternidade, que promove a responsabilidade pelos cuidados e incentiva uma distribuição mais equitativa dos afazeres domésticos.

Transformar atitudes, normas de gênero e explorar os benefícios de uma mudança de comportamento e mentalidade na comunidade é um desafio assustador. O compromisso dos homens nas relações parentais implica promover relações saudáveis, respeitosas, não violentas e equitativas dentro do núcleo familiar. Os primeiros passos devem reconhecer o fato de que há homens motivados que já oferecem apoio parental e de criação dos filhos, sem reduzir a autonomia ou o acesso das mulheres aos direitos que lhes são inerentes, bem como aos serviços de proteção social atuais.


Filed Under: Família e educação Tagged With: Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, Desenvolvimento da Primeira Infância, homens, pais, paternidade, Primeira Infância

Sebastián Ruíz

Specialized in social research and public policy evaluation, Sebastián Ruiz has led quantitative and qualitative research teams in the public sector and has worked as a consultant in the areas of social protection, child development, poverty and economics in organizations such as IDB and UNFPA in Ecuador. Ruiz is an economist from the Pontificia Universidad Católica del Ecuador and a candidate for a master's degree in Development Economics from the Latin American Faculty of Social Sciences (FLACSO).

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

SIGA-NOS

Assine

PESQUISAR

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Os primeiros anos de vida são essenciais para estabelecer bases sólidas de produtividade e de bem-estar das pessoas no futuro. Neste blog, especialistas do BID e especialistas internacionais no assunto compartilham informações e experiências relacionadas ao desenvolvimento infantil. Convidamos você a discutir iniciativas interessantes em seu país nesta área.

Similar Posts

    None Found

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Derechos de autor © 2025 · Magazine Pro en Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube
    En este sitio web se utilizan cookies para optimizar la funcionalidad y brindar la mejor experiencia posible. Si continúa visitando otras páginas, se instalarán cookies en su navegador.
    Para obtener más información al respecto, haga clic aquí.
    X
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Always Enabled
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
    Non-necessary
    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
    SAVE & ACCEPT