POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

O que dizem os dados abertos sobre integração e desenvolvimento da América Latina e Caribe?

ideia | 20 Fevereiro 2017

intal-dados-abertos

Paula Alzualde*

Os dados abertos gerados pelo INTAL Latinobarómetro combinam a voz dos latino-americanos com estatísticas nacionais. Estes dados abertos são complementados em um relatório com infográficos dinâmicos e análises de especialistas em matéria de comércio e integração.

Assim, ao colocar a análise de mais de vinte mil pesquisas exclusivas realizadas em dezoito países da América Latina em contraste com as estatísticas nacionais, surge uma potente ferramenta para o desenho de estratégias de desenvolvimento.

Leia mais >

Como a pobreza influencia a vida de uma criança?

ideia | 13 Fevereiro 2017

pobreza_infancia_desenvolvimento-infantil

María Caridad Araujo*

As pessoas em situação de pobreza tem menos recursos, não apenas econômicos, mas de tempo, emocionais e cognitivos para dedicar às crianças. Até que ponto isso pode influenciar a formação?

Há um tempo escrevi o artigo “As pessoas pobres são pais ruins?” um tema relevante que, nos organismos multilaterais, cada vez mais se fala sobre os programas de desenvolvimento infantil – serviços de cuidado, apoio aos pais, entre outros – em que insistimos na necessidade de que sejam focados nas famílias mais vulneráveis. A relação entre pobreza e desenvolvimento infantil é uma das ideias que exploramos no livro Os Primeiros Anos.

Leia mais >

Aceleradores, incubadoras e espaços de coworking querem conquistar as indústrias criativas

ideia | 2 Fevereiro 2017

inovacao_criatividade_economia_laranja

Alejandra Luzardo*

Estamos fazendo um crowdsourcing de aceleradoras, incubadoras e espaços de coworking das indústrias culturais e criativas para posicionar a América Latina e o Caribe como um centro de criatividade!

Embora esta seja apenas uma parte de uma iniciativa maior, que também será focada em saber por que certos empreendimentos fracassam enquanto outros são bem sucedidos, nós convidamos você a fazer parte deste projeto, para dar visibilidade ao talento criativo, promovê-lo e favorecer sinergias com outros empresários para intensificar a Economia Laranja.

Leia mais >

Regulamentação do Uber: o que as cidades brasileiras podem ensinar

ideia | 30 Janeiro 2017

AÇÃO CENTRO :: São Paulo, Ago 2004. A metrópole São Paulo. Vista geral da cidade a partir do Terraço Itália :: foto anderson schneider/verve para BID ::

Karisa Ribeiro e Rodrigo Cruvinel*

Fundado em 2009, o Uber é uma empresa que possibilitou uma nova forma de prestação de serviços de transporte público individual de passageiros, sendo uma concorrência para os tradicionais serviços de táxi. A atividade do Uber é identificar e gerenciar a capacidade ociosa dos condutores interessados em trabalhar com transporte individual de passageiros frente à demanda real existente em determinado momento.

Leia mais >

Seis sinais de que o futuro das Administrações Fazendárias já chegou

ideia | 26 Janeiro 2017

img_5062-large

Ernesto Jeger*

Muita gente se lembra da nota fiscal de papel? E de ter que ir pessoalmente a uma agência fiscal e ficar na fila para ser atendido? Houve um tempo em que não era possível ter acesso aos dados detalhados sobre a execução orçamentária e financeira dos governos e o próprio governo tinha dificuldades em estimar suas receitas e despesas. Porém, nos últimos 20 anos, as Secretarias Estaduais de Fazenda (SEFAZ) empreenderam esforços por meio de programas de modernização e hoje, pode-se constatar que o futuro já chegou. E você percebe isso quando:

Leia mais >