POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

25 ideias brilhantes para economizar energia elétrica

ideia | 23 Março 2017

energia-eletrica_economia_bid_

Arnaldo Vieira de Carvalho*

Existem muitas oportunidades para economizar energia elétrica nas atividades normais do dia-a-dia, seja em casa, no trabalho ou durante os trajetos casa-trabalho-casa. Pensando nisso, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Internacional de Energia (AIE) partiram de uma iniciativa da AIE que havia selecionado 25 recomendações práticas sobre como economizar energia elétrica dirigidas à população dos países da OCDE, e as adaptaram para a América Latina e o Caribe. Você pode fazer o download da publicação em português aqui.

Leia mais >

Para um mundo livre de águas residuais não tratadas: rompendo o dilema enfrentado pelos países em desenvolvimento

ideia | 20 Março 2017

aguas_residuais_dia_mundial_da_agua2017_bid

Manzoor Qadir*

Políticas e investimentos que se movam de mitigação para prevenção podem tornar as águas residuais lucrativas e seguras para a saúde pública

O uso de águas residuais não tratadas em países de baixa renda enfrenta um dilema: essa prática proporciona benefícios essenciais para as comunidades pobres, mas com frequência ao custo de riscos sanitários e ambientais inaceitáveis. Se doadores para o desenvolvimento e formuladores de políticas puderem ser incentivados a pensar de maneiras menos convencionais, isso representará um ganho tanto para as comunidades como para o meio ambiente. Pesquisas da UNU-INWEH sugerem que trocar gastos com problemas de saúde e meio ambiente por gastos com programas preventivos de tratamento de águas residuais resultará em aproveitamento dos benefícios das águas residuais e proteção da saúde da população e do meio ambiente.

Leia mais >

Investimento de Impacto: 5 pontos para entender a evolução dessa indústria no Brasil nos últimos anos

ideia | 14 Março 2017

investimento-de-impacto

Rebeca Rocha e Rob Parkinson*

Apesar da pobreza no Brasil ter diminuído significativamente nos últimos anos, a desigualdade e a vulnerabilidade ainda persistem para milhões de brasileiros. O surgimento de novos negócios com soluções para reduzir essas lacunas aumenta o interesse dos investidores por apoiar essas ideias. É o caso do “investimento de impacto”, modalidade que tem como objetivo gerar impactos socioambientais positivos e mensuráveis além de retorno financeiro, e que vem ganhando espaço no mercado brasileiro, segundo dados divulgados pela Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE), que vem estudando esse tipo de investimento no Brasil desde 2011. Listamos aqui cinco pontos que percebemos da evolução do investimento de impacto no Brasil:

Leia mais >

O que dizem os dados abertos sobre integração e desenvolvimento da América Latina e Caribe?

ideia | 20 Fevereiro 2017

intal-dados-abertos

Paula Alzualde*

Os dados abertos gerados pelo INTAL Latinobarómetro combinam a voz dos latino-americanos com estatísticas nacionais. Estes dados abertos são complementados em um relatório com infográficos dinâmicos e análises de especialistas em matéria de comércio e integração.

Assim, ao colocar a análise de mais de vinte mil pesquisas exclusivas realizadas em dezoito países da América Latina em contraste com as estatísticas nacionais, surge uma potente ferramenta para o desenho de estratégias de desenvolvimento.

Leia mais >

Como a pobreza influencia a vida de uma criança?

ideia | 13 Fevereiro 2017

pobreza_infancia_desenvolvimento-infantil

María Caridad Araujo*

As pessoas em situação de pobreza tem menos recursos, não apenas econômicos, mas de tempo, emocionais e cognitivos para dedicar às crianças. Até que ponto isso pode influenciar a formação?

Há um tempo escrevi o artigo “As pessoas pobres são pais ruins?” um tema relevante que, nos organismos multilaterais, cada vez mais se fala sobre os programas de desenvolvimento infantil – serviços de cuidado, apoio aos pais, entre outros – em que insistimos na necessidade de que sejam focados nas famílias mais vulneráveis. A relação entre pobreza e desenvolvimento infantil é uma das ideias que exploramos no livro Os Primeiros Anos.

Leia mais >