Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Sostenibilidad

Just another web-blogs Sites site

  • INICIO
  • CATEGORÍAS
    • Agricultura y Seguridad Alimentaria
    • Cambio Climático
    • Ecosistemas y Biodiversidad
    • Infraestructura y Paisajes Sostenibles
    • Institucionalidad
    • Producción y Consumo Responsable
    • Salvaguardias Ambientales y Sociales
  • Autores
  • Português
    • Español
    • English

Dia Mundial do Turismo: Alcançando a Paz através do Turismo 

September 19, 2024 por Denise Levy Leave a Comment


Você sabia que paz e turismo estão interligados? De acordo com a ONU Turismo, este setor desempenha um papel vital como catalisador para fomentar a paz e o entendimento entre nações e culturas. O turismo não é apenas uma potência socioeconômica para países em desenvolvimento, mas também pode unir pessoas em circunstâncias não adversas. Por isso, o tema da celebração deste ano é Turismo e Paz. 

No âmbito do Dia Mundial do Turismo, comemorado todo dia 27 de setembro, contamos como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está trabalhando para reunir interessados ​​de diferentes setores e disciplinas para gerar novas ideias, promover o diálogo e construir pontes que promovam crescimento económico e mudança social na América Latina e nas Caraíbas (ALC).

1. Responsabilidade Social:

Uma operação regional que apoia Barbados, Belize e Bahamas, em colaboração com a agência regional de saúde pública (CARPHA) e a Associação de Hotéis e Turismo do Caribe (CHTA), avançou na capacidade de monitoramento de saúde pós-Covid-19 na indústria hoteleira, incentivando viagens e melhorando a qualidade e entrega da experiência dos visitantes no Caribe. Embora a pandemia tenha trazido impactos negativos sem precedentes para o turismo, este projeto foi pioneiro ao alinhar o turismo à saúde, promovendo assim uma mudança para maior colaboração e responsabilidade social no setor de hospitalidade. 

2. Inovação e Empreendedorismo:

Ao incentivar soluções criativas e novos modelos de negócios, o turismo pode impulsionar o crescimento econômico e oferecer oportunidades únicas. O Brasil tem sido um dos líderes em destinos turísticos inteligentes. Junto com o SEBRAE, o BID tem executado um programa para apoiar uma abordagem inovadora sobre a competitividade de destinos turísticos, baseada nos pilares centrais de governança, inovação e tecnologia. Operadores de micro e pequenas empresas turísticas e empreendedores no Brasil se beneficiarão de ferramentas inovadoras de planejamento e gestão do turismo, salvaguardando a competitividade de suas operações. Entre outras coisas, a tecnologia facilita a interação do visitante com o destino, melhorando a qualidade da visita e permitindo uma melhor comunicação e troca entre as pessoas, prevenindo conflitos. 

No Chile, por outro lado, o BID está apoiando o SICET, o Sistema Chileno de Competitividade Empresarial de Turismo. Concebido pelo SERNATUR, esta iniciativa visa ajudar as empresas a superar deficiências estruturais e abordar adequadamente as tendências globais de mercado, fortalecendo a eficácia das políticas e instrumentos de promoção empresarial. O novo sistema de competitividade empresarial turística apoiará os empreendedores a medir o impacto de seus negócios e guiá-los em direção aos instrumentos que melhor se adequem à sua situação. 

3. Oportunidades de Educação e Capacitação para Jovens:

O BID acredita que a educação e o treinamento de habilidades constroem o futuro. Elas abrem oportunidades, fortalecem a confiança e promovem a paz. Em Salvador da Bahia, Brasil, o Prodetur Bahia fez exatamente isso, rompendo as barreiras que podem existir entre o turismo e os serviços sociais. O projeto Coligados contribuiu para reduzir as vulnerabilidades sociais de 125 jovens, promovendo sua qualificação profissional, melhorando sua interação com a comunidade e os turistas, e facilitando sua inclusão no mercado de trabalho, especialmente em atividades relacionadas ao turismo. 

4. Diversidade e Igualdade de Gênero:

Na capital da Bahia, outra operação do BID propôs intervenções voltadas para a sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica das atividades turísticas, visando melhorar a qualidade de vida da população de Salvador. Ao enfatizar a cultura local e os afrodescendentes, que constituem 80% da população da cidade, o projeto promoveu a inclusão social, garantindo que os benefícios econômicos do turismo fossem distribuídos de forma equitativa entre todos os envolvidos, especialmente na população afrodescendente. O projeto levou o governo local a solicitar outro empréstimo ao BID, focando esta nova operação (o Programa Salvador Capital Afro) no aumento do emprego e na redução das desigualdades de renda observadas entre a população afrodescendente empregada no setor e o restante da população.

5. Promoção do Diálogo Regional e Alianças:

O BID, por meio das autoridades turísticas da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, apoiou o desenvolvimento e o fortalecimento do Caminho Jesuítico, um destino regional que compartilha uma identidade única, incomparável e genuína, ao longo do itinerário que a Companhia de Jesus seguiu por mais de 200 anos para seu estabelecimento na América do Sul. O Caminho Jesuítico é um corredor turístico que reúne 55 sítios do patrimônio jesuítico, dos quais 19 foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO. O esforço envolveu a coordenação de diversos órgãos de turismo regionais, nacionais e locais, culminando em um desafio de inovação em turismo de negócios, um plano de marketing digital turístico e uma plataforma para aumentar sua visibilidade. Este projeto visa acelerar a criação e consolidação de experiências turísticas em torno de um patrimônio natural, cultural e espiritual. 

Na Região Amazônica, o BID tem incentivado uma melhor compreensão sobre os desafios e oportunidades para apoiar o turismo regional como uma opção de desenvolvimento sustentável, coerente com as dinâmicas do mercado e com a necessidade de preservar o capital natural e o patrimônio cultural amazônico. Um destino turístico bem planejado pode ajudar a fortalecer a identidade das comunidades locais, proteger os recursos biológicos e promover o turismo experiencial que combina atrações culturais e ecológicas. O turismo sustentável na Amazônia não só proporciona renda direta às comunidades locais, reduzindo conflitos, mas também pode incentivar a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Uma operação regional do BID apoia o diálogo setorial que aprimora a comunicação e o entendimento sobre o turismo nos oito países que compõem esta região única do mundo.

6. Gestão Ambiental:

Abordar desafios ambientais pode promover uma paz sustentável ao incentivar a cooperação, abordar as causas profundas dos conflitos e promover um desenvolvimento inclusivo e equitativo. Muitas vezes, o meio ambiente está no centro de conflitos baseados em recursos, seja pela competição por terras, água ou recursos naturais. Em Barbados, o BID apoiou programas para fortalecer as políticas nacionais de turismo, com foco particular na diversificação dos produtos turísticos, passando de um modelo de “sol e praia” para produtos culturais (como festivais e turismo gastronômico), envolvendo uma diversidade de mercados turísticos, além de garantir outras oportunidades para proteger o meio ambiente natural, que constitui a base da atração turística da ilha. 

Da mesma forma, no Haiti, o BID tem apoiado o Programa de Turismo Costeiro Sustentável, que visa à proteção do patrimônio natural e cultural da Costa Sul, e à sustentabilidade dos investimentos futuros, levando em consideração a vulnerabilidade a eventos naturais e a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

7. Transparência e Melhor Governança:

A informação é outra maneira de promover a paz. Nesse sentido, os Observatórios de Turismo têm sido uma ferramenta importante para apoiar a tomada de decisões no planejamento turístico, além de garantir que os dados e informações reforcem a transparência, integridade, boa gestão e governança dos destinos turísticos. O BID tem liderado um esforço contínuo para promover o fortalecimento dos observatórios de turismo na América Latina e no Caribe. Recentemente, um estudo caribenho sobre o papel dos Observatórios de Turismo na liderança da transição sustentável no turismo concluiu que, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, os países da região estão avançando para incluir, além de indicadores econômicos, indicadores ambientais e sociais. Um projeto em São Paulo, Brasil, apoiou o estudo do Observatório de uma área costeira ao norte da cidade. 

O BID está comprometido em promover um turismo sustentável na América Latina e no Caribe, que impulsione o crescimento socioeconômico, empodere populações desfavorecidas, proteja o meio ambiente e a biodiversidade, preserve o patrimônio cultural e contribua para a promoção da paz na região.

—

Blog: Dia Mundial da Resiliência do Turismo: Recomendações para a gestão de crises e desastres no setor do turismo

Video: O Grupo BID, trabalhando para promover o turismo sustentável na América Latina e no Caribe


Filed Under: Turismo Sustentável Tagged With: turismo sustentável

Denise Levy

Tem ampla experiência em temas ambientais e de manejo social na América Latina. Seu principal foco tem sido o planejamento do uso da terra e o financiamento da conservação da terra, como também as avaliações de impactos ambientais estratégicos. Nos últimos anos, o setor de turismo teve como foco a proteção costeira e marinha, e o desenvolvimento urbano sustentável. Antes de fazer parte do time do Banco, Denise Levy foi gerente de programa conservação de terras privadas do The Nature Conservancy, no Brasil. É graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, possui doutorado em Análise de Políticas Públicas, pela Universidade de Illinois, em Chicago, e mestrado em Ciências e Políticas Ambientais, pela Universidade Johns Hopkins. Denise atualmente é especialista ambiental sênior da Divisão de Recursos Naturais, Agricultura, Turismo e Desastres Naturais do BID.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

SIGA-NOS

Subscribe

SEARCH

Sustentabilidade

Este blog é um espaço de reflexão sobre os desafios, oportunidades e o progresso realizado pelos países da América Latina e Caribe em relação ao desenvolvimento sustentável.

SIMILAR POSTS

  • Por que é importante avaliar os riscos contextuais: como a compreensão do contexto contribui para a eficácia das operações
  • Novos caminhos para o futuro do turismo Brasileiro
  • Dia Mundial da Resiliência do Turismo: Recomendações para a gestão de crises e desastres no setor do turismo
  • Biodiversidade, Desenvolvimento e Inclusão na Amazônia
  • Infraestrutura sustentável e infraestrutura de qualidade: dois lados da mesma moeda

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Derechos de autor © 2025 · Magazine Pro en Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube
    Este site usa cookies para otimizar a funcionalidade e oferecer a melhor experiência possível. Se você continuar a navegar neste site além desta página, os cookies serão colocados em seu navegador.
    Para saber mais sobre cookies, clique aqui.
    x
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Always Enabled
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
    Non-necessary
    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
    SAVE & ACCEPT