Ideação
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

BID UrbanLab Brasil: uma onda de ideias inovadoras

ideia | 15 Agosto 2017

Márcia Casseb*

“Ideias inovadoras de revitalização podem resgatar a identidade do bairro da Ribeira, além de torná-lo um exemplo de transformação urbana no Brasil”. A embaixadora do concurso BID UrbanLab Brasil, Roberta Sá, expressa o quão importante são os centros históricos, assim como sua revitalização tem o potencial de promover sinergias entre múltiplas dimensões – cultural, social, econômica e urbana – para converter-se em uma centralidade vibrante na cidade.

O concurso universitário é destinado a buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), em parceria com estudantes, professores universitários e jovens profissionais. O objetivo é que, por meio do concurso, se estabeleça um diálogo, por meio de uma rede formada por acadêmicos e jovens profissionais para que possam refletir sobre questões relacionadas ao desenvolvimento urbano de forma a contribuir para um melhor planejamento das cidades da região.

O BID, por meio da sua Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD), acredita que a inovação e a criatividade acontecem muito mais nas universidades do que nas salas de reunião, por isso decidiu trabalhar uma estratégia mais participativa, dinâmica e multissetorial, lançando o concurso BID UrbanLab como uma linha de trabalho formal para o Banco fortalecer o trabalho nas cidades, incentivar novos projetos urbanos e promover uma rede participativa inovadora.

A cidade de Natal – capital do Estado do Rio Grande do Norte – foi a primeira cidade brasileira a receber o concurso. Nesta edição, participaram apenas universidades brasileiras, cada equipe que participou precisou desenvolver um projeto urbanístico, social e patrimonial de caráter integral, multissetorial, inovador e sustentável, para um polígono de intervenção no histórico bairro da Ribeira.

Durante dois meses, equipes multidisciplinares de todo o Brasil prepararam seus projetos com material escrito e gráfico para destacar o caráter inovador de suas propostas, no dia 5 de agosto de 2017 a FASE I do concurso foi encerrada. Foram recebidas 40 propostas, de 31 universidades e de 16 cidades brasileiras.

No dia 21 de agosto serão publicadas, na página oficial do BID UrbanLab Brasil, as equipes finalistas que vão ter a chance, até o mês de novembro, de aprofundar o desenvolvimento do projeto. Um membro de cada equipe finalista, acompanhado do docente supervisor, terá a oportunidade de apresentar seu projeto final à banca de jurados do concurso e a especialistas internacionais na sede do BID, em Washington, D.C., convidados pela Comissão Organizadora do BID UrbanLab.

Entre fevereiro e março de 2018 a equipe vencedora do concurso poderá validar e adaptar a sua proposta urbana, trabalhando na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, em parceria com técnicos locais, a Prefeitura de Natal, especialistas do BID, do Ministério das Cidades, da CAIXA e outros atores relevantes.

A todos os estudantes, jovens profissionais e docentes supervisores do Brasil queremos agradecer o esforço, a dedicação e o entusiasmo de fazer parte desta convocatória que representa uma grande oportunidade acadêmica e profissional, assim como a construção de uma rede universitária, única no país, para debater os paradigmas do desenvolvimento urbano oferecendo possibilidades para melhorarmos juntos lugares e vidas.

Conheça os detalhes sobre o desafio do BID UrbanLab Brasil e a embaixadora do concurso.

 

*Márcia Casseb é especialista sênior em Desenvolvimento Urbano e Saneamento do BID no Brasil.

Deixar um comentário