Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Primeros Pasos

IDB

  • INÍCIO
  • CATEGORIAS
    • Educação inicial
    • Família e educação
    • Maternidade
    • Medição e indicadores
    • Nutrição e lactação
    • Políticas e programas
    • Seminários e cursos
  • Autores
  • Português
    • Espanhol
    • Inglês

Como aproveitar a tecnologia e após a gradivez?

April 17, 2023 por Ana Balsa Leave a Comment


Levar às mulheres gestantes e suas famílias informações oportunas, bem como recursos e estratégias de apoio durante e após a gestação, é um dos principais passos na promoção de um ambiente  ideal para o desenvolvimento de meninos e meninas. Embora haja um surto de inovações no acompanhamento durante a gestação e o puerpério, é importante  saber aproveitar a tecnologia e outras ferramentas para beneficiar a saúde da mãe e do seu bebê.

As tecnologias da informação e comunicação,  especialmente  os telefones celulares,  são uma ferramenta eficaz para proporcionar esse tipo de apoio, como evidenciado pelo sucesso do programa de mensagens de acompanhamento por WhatsApp, implementado no Uruguai.

A importância do acompanhamento no cuidado materno

O parto prematuro continua sendo um fator determinante da morbidade e mortalidade infantil em todo o mundo. As complicações do parto prematuro são a principal causa de morte entre crianças menores de 5 anos e uma das principais razões por trás de problemas neurológicos, visuais, auditivos, motores, comportamentais e de aprendizagem em crianças. Por sua vez, a depressão materna durante a gestação e o puerpério é um fator de risco para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo da criança, com incidência em torno de 15% na população geral, podendo ser ainda maior em contextos de vulnerabilidade social.

O telefone celular permite acesso rápido, direto e sustentável a recursos de informação e orientação, que podem ser extremamente úteis para as mulheres e suas famílias. Além disso, por meio dessa tecnologia, as instituições encarregadas do bem-estar e da saúde das mães e de seus filhos pequenos podem disseminar facilmente essas informações, e até mesmo personalizar mensagens e recursos de apoio.

A experiência do programa de chatbot para WhatsApp no Uruguai

Em 2018, foi implementado no Uruguai o “Parentalidade Positiva”, um programa de acompanhamento de mensagens parentais via WhatsApp, para famílias com crianças entre 0 e 3 anos. O programa aumentou o tempo de envolvimento dos pais em atividades didáticas e físicas com seus filhos, intensificou a procura de apoio social, fortaleceu a autoeficácia parental e melhorou a qualidade das interações de linguagem.

Esses resultados levaram o governo a considerar a possibilidade de intervir mais precocemente e, para tanto, foi elaborado um programa que acompanha a gestante e sua família desde o primeiro contato com o sistema de saúde. A intervenção é implementada por meio de um chatbot para WhatsApp ao qual se conectam a mulher e seu parceiro (ou outro(a) acompanhante de sua escolha), e que oferece informações, propostas de atividades e reflexões por meio de dois canais: mensagens periódicas; e um menu suspenso interativo.

O conteúdo entregue por meio do chatbot e as mensagens de texto baseiam-se em três pilares da gestação positiva:

  • Promover hábitos saudáveis (atividade física, alimentação saudável) e desencorajar o consumo de substâncias tóxicas;
  • Contribuir para um estado mental e emocional saudável; e
  • Fortalecer os laços familiares e as redes de apoio protetoras.

Personalização e reflexão: chaves para o sucesso em um programa de mensagens

As mensagens são enviadas três vezes por semana em formato simples, atraente e personalizado, dirigindo-se à mulher ou ao parceiro pelo nome. Também estão associadas à idade gestacional e variam conforme o estado emocional da mulher.

Em particular, uma vez por semana pergunta-se à mulher como ela se sentiu na semana anterior (o que chamamos de “termômetro emocional”). As mensagens subsequentes são ajustadas de acordo com a resposta à pergunta do termômetro. A personalização das mensagens é alimentada por uma breve entrevista telefônica com a gestante, no início do programa.

O desenho da intervenção baseia-se em conceitos da economia do comportamento:

  •  Busca ressaltar os benefícios futuros de comportamentos atuais que fortalecem o desenvolvimento infantil e a saúde materna;
  • Direciona a atenção dos pais para atividades de fácil implementação e que não exigem grande esforço cognitivo; e
  • Gera instâncias de reflexão sobre o estado emocional e oferece ferramentas práticas para o autocuidado e a promoção da saúde mental. O conteúdo da intervenção está alinhado com as informações geradas pelo Ministério da Saúde Pública do Uruguai, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Unicef.

Atualmente, estamos  em plena execução de um experimento randomizado para avaliar o programa. Os resultados qualitativos obtidos nos grupos focais indicam que as mulheres valorizam as mensagens e informações fornecidas e se sentem mais acompanhadas. No   futuro, esperamos compartilhar os resultados dessa pesquisa e seus aprendizados.

Esse projeto é apoiado pelo Fundo de Inovação para o Desenvolvimento da Primeira Infância, uma parceria para financiar, criar, implementar e avaliar soluções inovadoras e escaláveis para melhorar a vida das crianças na América Latina e no Caribe (ALC). O Fundo é coordenado e administrado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Fundação FEMSA, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a Open Society Foundations e a Porticus, com o apoio da Fundação Bernard Van Leer.

Saiba mais sobe esse projeto de tecnologia, maternidade e saúde  e outras inovações no  Hub de Conhecimento em Desenvolvimento da Primeira Infância e compartilhe seus comentários usando a hashtag #hubdesenvolvimentoinfantil


Filed Under: Maternidade Tagged With: Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, gradivez, maternidade, mulheres gestantes, Primeira Infância, tecnologia

Ana Balsa

Ana Balsa é professora na Faculdade de Ciências Empresariais e Economia da Universidade de Montevidéu. Suas áreas de interesse acadêmico incluem Economia do Capital Humano, Economia da Saúde e Economia da Educação. Ela realizou pesquisas sobre as implicações das interações sociais no comportamento e no desenvolvimento do capital humano (com foco em discriminação estatística, privação relativa e efeitos dos iguais) e sobre o impacto econômico de programas e políticas na saúde e no desenvolvimento cognitivo e não cognitivo, incluindo cuidados pré-natais, intervenções para criação de filhos, campanhas anti-tabaco, programas de prevenção e tratamento de dependência química e intervenções educacionais.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

SIGA-NOS

Assine

PESQUISAR

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Os primeiros anos de vida são essenciais para estabelecer bases sólidas de produtividade e de bem-estar das pessoas no futuro. Neste blog, especialistas do BID e especialistas internacionais no assunto compartilham informações e experiências relacionadas ao desenvolvimento infantil. Convidamos você a discutir iniciativas interessantes em seu país nesta área.

Similar Posts

    None Found

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Derechos de autor © 2025 · Magazine Pro en Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube
    En este sitio web se utilizan cookies para optimizar la funcionalidad y brindar la mejor experiencia posible. Si continúa visitando otras páginas, se instalarán cookies en su navegador.
    Para obtener más información al respecto, haga clic aquí.
    X
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Always Enabled
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
    Non-necessary
    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
    SAVE & ACCEPT