Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Venture Debt: nova forma de capital para startups

28/03/2019 por Anita Fiori 2 Comentarios


BUSCAMOS GESTOR(A) PARA NOVO FUNDO DE VENTURE DEBT QUE DEVE COMEÇAR A OPERAR EM 2019 NO BRASIL E OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

A indústria de venture capital (VC), ou capital empreendedor, tem demonstrado um impressionante progresso desde o ano 2000 no Brasil e países da região. Os investimentos em negócios inovadores alcançaram US$ 1,1 bilhão em 2017, e o Brasil é um dos destinos mais importantes, já que temos um dos 15 maiores ecossistemas de inovação de todo o mundo.

Esse ecossistema é fundamental para alavancar o progresso tecnológico no país e trazer inovações que podem ser incorporadas também pelo setor público, passando assim a oferecer serviços mais custo-efetivos baseados nessas tecnologias aos cidadãos. Entretanto, cerca de 70% das startups da América Latina e Caribe não sobrevivem. Além do próprio risco inerente aos negócios inovadores, as startups frequentemente têm um restrito acesso a fontes de financiamento, dados os instrumentos disponibilizados para startups e empresas em estágio inicial.

O típico instrumento disponível é investimento de equity pelos fundos de VC, que propicia mentoria e apoio estratégico aos negócios, além do capital. No entanto, nem sempre esse instrumento é suficiente para a estrutura de financiamento da empresa, que pode ser complementado por instrumento de dívida. Em mercados mais maduros, o chamado “venture debt” é frequentemente usado como complemento às rodadas de equity (A ou B) para financiar o crescimento e necessidades de startups sem causar excesso de diluição de seus fundadores para isso. Na região, o nível de diluição dos(as) fundador(es/as) pode chegar a 70% a 90% após essas rodadas, justo quando chegam a um nível crítico de maturação da empresa.

“No venture capital o investidor se torna sócio da startup, o que implica em participação na governança da empresa; no venture debt o investidor limita-se a fornecer dívida às startups.”

 

É nesse contexto que estamos estruturando no BID Lab o LAC Venture Debt Fund, que será uma opção de financiamento para fundadores de startups que queiram evitar diluição excessiva, e obter acesso a financiamento adicional depois de rodadas de aumento de capital A ou B.

Venture Debt

O venture debt é uma dívida não conversível para startups apoiadas por fundos de VC que não possuem garantias ou geração de caixa suficientes para obter uma dívida tradicional, cujos fundadores queiram evitar diluição excessiva e ter acesso a um financiamento mais flexível para compra de equipamentos ou crescimento da empresa. O Venture debt é, em geral, menos dispendioso do que equity, quando estruturado apropriadamente, e pode ser uma opção de financiamento atraente pelas seguintes razões:

  • Não implica em diluição dos fundadores e investidores;
  • Não requer valuation;
  • Não exige participação na governança da startup; e
  • O processo de due diligence é tipicamente menos exaustivo comparado à equity.

Buscamos gestor(a) para o LAC Venture Debt Fund!

No BID Lab queremos que as startups tenham acesso a novos produtos de financiamento e que possam crescer com a estrutura de capital adequada e realizar seu potencial de impacto. O BID Lab será o investidor âncora de um Fundo Regional de Venture Debt (LAC Venture Debt Fund) em seu primeiro fechamento, e como principal financiador, está buscando um gestor de fundos, idealmente da América Latina ou Caribe, incluindo Brasil, com experiência comprovada com startups de tecnologia que receberam algumas rodadas de financiamento, precisam de mais financiamento e querem evitar mais diluição. A chamada está aberta até o dia 15 de abril e os critérios para participar estão disponíveis aqui.

O BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que mobiliza capital, conexões e conhecimento para promover inovação para a inclusão na América Latina e Caribe. O BID Lab trabalha com o setor privado e capitaliza a influência do BID com os governos e a sociedade civil para maximizar o impacto de seus projetos e investimentos junto a populações vulneráveis.


Arquivado em:Ciência e tecnologia Marcado com:BID Lab, equity, startups, venture capital, Venture Debt

Anita Fiori

Anita tiene casi 20 años de experiencia trabajando en bancos de desarrollo. Comenzó su carrera en el área social del Banco de Desarrollo de Brasil - BNDES, donde trabajó para el desarrollo del mercado de microfinanzas. Luego ocupó varios puestos operativos en Development Alternatives Inc. (DAI), la Corporación Financiera Internacional (IFC) y el Banco Mundial, liderando proyectos centrados en el desarrollo y la innovación del sector privado. También fue asesora y miembro del Directorio del Grupo BID. Actualmente es oficial líder de inversiones en BID Lab, el laboratorio de innovación del grupo BID, donde es responsable de varias operaciones relacionadas con el financiamiento climático y el venture debt. Anita tiene una maestría en finanzas de la Universidad Johns Hopkins, una maestría en servicio exterior de la Universidad de Georgetown y una licenciatura en economía de la Universidad Federal de Río de Janeiro (UFRJ).

Reader Interactions

Comments

  1. Anita Fiori diz

    03/04/2019 at 9:20 pm

    Olá Ricardo! Obrigada por acompanhar o Ideação. Você pode escrever um e-mail para [email protected] e tirar todas as suas dúvidas sobre a inciativa de Venture Debt. Um abraço!

    Reply
  2. Ricardo Leite Teixeira diz

    03/04/2019 at 6:06 pm

    Boa tarde, Anita! Você poderia entrar em contato no meu e-mail? Tenho dúvidas a esclarecer.

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Queremos a sua startup!
  • Em busca de oportunidades: como apoiar mais e melhor os negócios de impacto
  • Novos caminhos para startups: aceleradoras e hubs de inovação se reinventam durante a crise

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube