Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Sistemas de IA abrem caminho para uma nova era de pesquisa econômica e formulação de políticas

03/07/2024 por Eric Parrado Deixe um comentário


Imagine poder participar de uma conversa com um informe macroeconômico abrangente, fazer perguntas, explorar cenários e receber informação em tempo real sobre as consultas que foram feitas. O Banco Interamericano de Desenvolvimento tornou isso realidade, ao integrar um sistema de inteligência artificial aos seus relatórios emblemáticos. O Relatório Macroeconômico da América Latina e Caribe 2024 – Pronto para decolar? Aproveitando a estabilidade macroeconômica para o crescimento marca o início dessa jornada e estabelece os parâmetros para uma nova era de análise econômica dinâmica e com foco no usuário.

Ao integrar um sistema de IA no relatório, o BID transformou o tradicional documento estático em uma ferramenta viva e interativa. Agora os usuários podem interagir com o conteúdo e receber as informações buscadas. Essa função inovadora garante que as conclusões do relatório continuem sendo pertinentes, aplicáveis e facilmente acessadas depois de sua publicação.

E isso é só o começo. O BID se comprometeu a estender esse enfoque de vanguarda a todos os seus principais relatórios, incluindo a série Desenvolvimento nas Américas, que abrange uma ampla gama de assuntos econômicos, sociais e ambientais. De educação e sistemas de aposentadoria a políticas fiscais e resposta às mudanças climáticas, os futuros relatórios do BID terão sistemas de IA incorporados, o que permitirá que os usuários se aprofundem nas complexidades dos desafios de desenvolvimento e descubram soluções baseadas em dados.

Além disso, o BID prevê um futuro no qual os usuários poderão combinar a informação de várias de suas publicações emblemáticas para gerar resumos adaptados às suas necessidades específicas. Imaginemos que um formulador de políticas públicas esteja buscando elaborar uma estratégia de desenvolvimento integral para o seu país. Com os relatórios interativos baseados em IA, seria possível integrar facilmente os resultados de diversas publicações do BID, que abrangem temas como educação, saúde, infraestrutura e sustentabilidade ambiental. O sistema de IA analisaria os dados pertinentes, identificaria sinergias e disjunções e proporcionaria um resumo prático para orientar a tomada de decisões.

Essa capacidade de combinar os conhecimentos de vários relatórios representa uma revolução na forma de abordar a pesquisa, a difusão e a formulação de políticas econômicas. Os usuários já não terão de consultar inúmeros documentos estáticos para compreender a fundo os desafios de desenvolvimento, uma vez que os relatórios interativos baseados em IA servirão como um centro integral para acessar e sintetizar a riqueza de conhecimentos das publicações do BID.

E as aplicações potenciais dessa tecnologia vão além. Pesquisadores também poderiam aproveitar os sistemas para detectar lacunas na literatura existente e descobrir novos caminhos de exploração de temas. As partes interessadas do setor privado poderiam identificar oportunidades de investimento e avaliar o impacto das mudanças de políticas em suas respectivas indústrias. As organizações da sociedade civil poderiam utilizar as funções interativas para compreender melhor o panorama de desenvolvimento e advogar por intervenções específicas.

À medida que o BID continue produzindo relatórios interativos baseados em IA, estará estabelecendo um novo padrão para a difusão de pesquisa econômica. Ao adotar tecnologias avançadas e dar prioridade à participação dos usuários, estará garantindo que suas pesquisas continuem acessíveis, pertinentes e que sigam causando impacto positivo em um panorama mundial em constante evolução. O Relatório Macroeconômico é apenas o primeiro passo neste caminho. Conforme mais relatórios do BID adotem funções interativas e a capacidade de combinar informação de diferentes publicações se torne realidade, nossa forma de entender e abordar os desafios de desenvolvimento mudará para sempre.

Esse enfoque inovador coloca o BID na vanguarda da pesquisa econômica, oferecendo a formuladores de políticas públicas, pesquisadores e partes interessadas as ferramentas necessárias para ajudar a construir um futuro mais próspero, inclusivo e sustentável para a América Latina e o Caribe e também para outras regiões.

Texto também disponível em inglês e espanhol.


Arquivado em:Ciência e tecnologia, Gestão pública Marcado com:conhecimento, inteligência artificial, tecnologia

Eric Parrado

Eric Parrado Herrera é Economista-Chefe e Gerente Geral do Departamento de Pesquisa do BID desde março de 2019. Antes de entrar para o BID, foi professor de economia e finanças na ESE Business School da Universidad de los Andes em Santiago, Chile. É professor visitante na Universidade de Oxford e na Central European University e membro do Global Future Council on Financial and Monetary Systems do Fórum Econômico Mundial. Ao longo de sua carreira, Parrado teve como foco políticas monetária, fiscal e financeira, assessorando bancos centrais em diversos países sobre gerenciamento de regimes de metas de inflação e implementação de fundos soberanos. Ele também escreveu vários artigos acadêmicos sobre política monetária, política fiscal e fundos de garantia soberana.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Cone sul e o novo cenário financeiro global
  • Uma agenda para a recuperação pós-Covid: equilíbrio e inovação
  • Serviços públicos: quem manda é o cidadão

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube