Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Sete razões para seu filho aprender música antes dos sete anos de idade

01/09/2016 por Autor invitado 3 Comentarios


Alex Angelini*

A Badabada está entre as dozes startups mais inovadoras em indústrias criativas da América Latina e Caribe e foi selecionada para participar do Construir Soluções 2016, do BID

Quando pensamos em aprendizado infantil lembramos logo de imagens lúdicas, cores e formas. Enfim, somente estímulos visuais. Mas, esquecemos de um órgão sensorial fundamental no aprendizado: o ouvido. Afinal, os sons estão presentes no ambiente de qualquer ser humano, desde o seu choro ao nascer. Por isso, provoque e estimule seu filho a escutar e produzir sons – que ordenados e ritmicamente cadenciados -, comumente chamamos de música. Mas, antes até da alfabetização? Sim! Junto com ela! Claro, que não espere ter nenhum Mozart em casa, mas o aprendizado musical, formal ou apenas de brincadeira, pode gerar resultados que muitos gênios ficariam espantados.

Ep_fazendo_musica_still_01Aprender música nos primeiros anos da vida não significa propriamente aprender um instrumento, mas ser estimulado com a beleza e organização da música. Deixe a criança ouvir melodias diferentes todos os dias, cante para ela, deixe-a batucar, dançar, leve-a a shows e concertos. Provoque-a sonoramente.

A importância do aprendizado musical se comprova cada vez mais. A fundação americana Dana, que realiza pesquisas sobre atividades cerebrais, publicou em 2008 um estudo que comprovou a relação entre o interesse de crianças por conhecimentos artísticos e o aumento de habilidades como concentração, memória e criatividade ao resolver problemas. Outro estudo, mais recente, lançado neste ano pela Universidade Federal de São Paulo, em parceria com o Instituto ABCD, mostrou que crianças que tiveram aulas de música melhoraram o desempenho em português e matemática, em comparação a um grupo que não teve as aulas.

A Universidade de Concórdia, no Canadá, comprovou através de anos de estudo que aprender música antes dos sete anos de idade faz com que as conexões neurais se tornem fisicamente diferentes. Comprovando que a música é o único aprendizado que estimula áreas do cérebro que não são trabalhadas com a linguagem escrita ou oral.

Ep_pula_pula_02

Com esta certeza e compromisso criamos a série musical Badabada. Um projeto independente e único na América Latina. Levamos, através de nossos divertidos personagens, música de qualidade para crianças de pré-escola. Nunca subestimando o ouvido infantil com melodias fáceis. Os arranjos, ritmos e harmonias do Badabada são elaborados e às vezes até eruditos. E supreendentemente as crianças, sem preconceitos musicais, adoram! Passeamos entre vários estilos musicais. Do Rock ao Pop. Do Jazz à Mozart. As letras, em contrapartida à melodia, falam das coisas simples do aprendizado e descobertas infantis. Como por exemplo: “dá onde vem o pum?” uma divertida música – a mais vista e ouvida da série -, que alia uma letra super divertida com um ritmo “jazzista”. Se quiser conhecer mais do projeto, acesse nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/bandabadabada

Veja aqui as sete razões para seu filho aprender música antes dos sete anos:

1É o único estímulo que muda fisicamente as conexões neurais;

2O ritmo musical melhora o desenvolvimento motor;

3Melhora o raciocínio lógico, fazendo grande diferença nos estudos futuros;

4Facilita a alfabetização;

5Estimula as emoções;

6Aumenta a sociabilidade;

7Desenvolve seres humanos mais sensíveis e altruístas.

 

*Alex Angelini é publicitário de formação e músico de coração. Trabalhou 20 anos com propaganda antes de fundar a Popix Produções – uma empresa especializada em conteúdo infanto-juvenil. Influenciado pela paixão dos quatro filhos pela música, criou a série Badabada – a primeira série multiplataforma latino americana que se dedica a levar música de qualidade para crianças de pré-escola.


Arquivado em:Ideação Marcado com:Aprender música nos primeiros anos da vida, aprendizado, aprendizado musical, Badabada, conhecimentos artísticos, Construir Soluções 2016, criança, crianças de pré-escola, criatividade, Demand Solutions, educação musical, estímulos visuais, música, música para crianças de pré-escola, ouvido infantil, primeira infância, qualidade de vida, série musical Badabada

Autor invitado

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Violência doméstica prejudica a saúde infantil
  • Em segurança no trânsito as crianças estão em primeiro lugar, mas se sentam atrás
  • Pouco dinheiro para a criançada

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube