Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Serra Talhada (PE): Neutralidade em emissões de GEE é meta da administração pública

22/07/2021 por Fábio Horta Deixe um comentário


Em meio à maior crise hídrica dos últimos 100 anos, a Prefeitura de Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, está levando adiante projetos de eficiência energética que resultarão em benefícios ambientais e em redução dos custos com a conta de energia elétrica. A busca pelo uso racional de recursos faz parte de uma visão abrangente, orientada pela promoção do desenvolvimento sustentável, na visão da prefeita Márcia Conrado. O conceito defendido na cidade é de que a melhor energia é aquela que não é consumida, o que está relacionado com a responsabilidade que as pessoas devem ter em relação aos recursos naturais, como a água ou a floresta.

O projeto de substituição de lâmpadas convencionais por modelos mais eficientes na iluminação pública teve início em outubro de 2020, na gestão do antecessor de Márcia. Já foram instaladas mais de 2 mil luminárias LED em substituição a modelos tradicionais, o que deverá proporcionar uma economia em torno de 40% no consumo de energia elétrica – ou seja, as lâmpadas mais eficientes evitarão um consumo de 345 mil quilowatts-hora (kWh) em um ano. A energia elétrica poupada é o suficiente para atender ao consumo de eletricidade de 200 casas. Além disso, deixarão de ser emitidas 156.230 toneladas de CO2 e gases equivalentes.

O parque de iluminação pública de Serra Talhada conta com 6.500 pontos de luz. Segundo a prefeita, a expectativa era fazer a substituição de mais 1 mil luminárias convencionais por modelos a LED em junho, de forma a atingir a meta de completar seis meses de gestão com quase 50% de todo o parque modernizado. E essa modernização não se limita a iluminação pública: segundo a prefeita, também foi realizada a troca dos semáforos por modelos mais modernos que também contam com tecnologia LED.

A prefeita pretende, ainda, levar adiante o projeto de uma usina de geração solar que atenda à demanda de energia da Prefeitura e de outros prédios públicos. A medida vem acompanhada de ações de eficiência energética nas edificações, com o objetivo de reduzir o consumo de energia e, por consequência, diminuir os gastos. A Prefeitura está atuando também para divulgar o potencial energético da região e tornar o município mais atrativo para empresas e investidores de geração de energia que tenham interesse em implementar projetos na cidade, além de estimular as pessoas a gerarem a própria energia a partir do Sol.

A questão da sustentabilidade em Serra Talhada é tratada de uma forma mais ampla. Desde 2018, o município faz parte do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, aliança global de cidades e governos locais na luta contra as mudanças climáticas. Em 2020, o município realizou seu inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), um passo importante para a construção de ações e políticas para o enfrentamento desta questão. O município pretende atingir a neutralidade de carbono até 2050.

Serra Talhada aposta na sustentabilidade para reduzir custos

Entre as iniciativas em andamento, outro destaque é a implantação da coleta seletiva de lixo urbano. A expectativa é instalar uma usina de tratamento e reaproveitamento de resíduos, incluindo processos como reciclagem, compostagem e utilização dos gases de decomposição de matéria para geração de energia. O projeto permitirá ainda ao município atingir a meta de reduzir em 75% o volume despejado nos aterros sanitários.

Consciente de que somente a modernização da infraestrutura não é suficiente para proporcionar o atendimento aos anseios do município relacionados com a sustentabilidade, a Prefeitura também está dedicando esforços para promover a conscientização da população. No âmbito da educação ambiental, foi realizado um diagnóstico dos maiores problemas, no início da sua gestão. A partir deste ponto, foi traçado um plano de ações educacionais, com iniciativas diversificadas, que vão desde spots nas rádios locais, utilização de recursos audiovisuais, até atividades em escolas e universidade e realização de lives para levar as mensagens à população. Tudo isso para que as pessoas tenham consciência da importância do meio ambiente.

As iniciativas adotadas pelo município de Serra Talhada estão alinhadas com a visão de que os municípios têm potencial para serem protagonistas da “retomada verde”, como ficou conhecido o movimento mundial que projeta uma revitalização econômica no pós-pandemia, em bases sustentáveis.

Enerflix
Enerflix oferece capacitação e simulações de projetos de eficiência energética

Foi com base nessa premissa que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou a plataforma Enerflix (www.enerflix.com.br), concebida para capacitar gestores e servidores públicos para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética em edifícios públicos e para a iluminação pública, além de geração distribuída fotovoltaica.

Leia mais:

Por que a “Retomada verde” do desenvolvimento nos municípios passa pela geração de energia limpa
Guarulhos (SP): Visão de 360 graus na melhoria da eficiência energética municipal

Arquivado em:Energia Marcado com:energia

Fábio Horta

Fábio Horta é diretor técnico da iX Estudos e Projetos Ltda. É técnico mecânico, engenheiro mecânico e mestre em Engenharia da Energia. Desenvolve, orienta e gerencia projetos na área de geração de energia e programas de melhoria da eficiência energética. Na indústria privada já trabalhou em manutenção mecânica e como especialista em utilidades. Foi pesquisador no Centro de Excelência em Eficiência Energética – Excen e professor na Universidade Federal de Itajubá – Unifei. É autor de diversos livros e publicações sobre a utilização mais eficiente da energia.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Eficiência energética: como identificar sinergias entre a gestão financeira e a ambiental
  • Plataforma grátis ajuda a preparar e avaliar projetos de eficiência energética
  • Araras (SP): parceria com a distribuidora local resultou em eficiência energética e economia de recursos do município

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube