Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Quatro iniciativas abertas para promover a reciclagem

15/08/2016 por Autor invitado Deixe um comentário


a

Sergio I. Campos G. e Karen Mokate*

Hoje, a taxa média de reciclagem na América Latina e Caribe é de 14%. Apenas 19,8% dos municípios latino-americanos contam com planos de gestão dos resíduos sólidos e apenas 2,2% têm programas formais para reciclagem.

Frente a este cenário, o conhecimento aberto tem se apresentado como uma ferramenta que permite potencializar a busca por soluções inovadoras para melhorar os processos de gestão dos resíduos.

Há dois meses foi celebrado o Dia Internacional da Reciclagem, e tendo em vista a importância deste assunto compartilhamos quatro iniciativas abertas que propõem soluções para a gestão de resíduos sólidos que podem ser reciclados, que fomentam o acesso de recicladores ao mercado formal e criam consciência sobre esta temática.

1ReciVeci

Trata-se de um aplicativo desenhado para conectar os cidadãos com os recicladores. A ferramenta ajuda a conhecer o que é reciclável e o que não é. Também mostra quem é o reciclador da base de um determinado bairro. ReciVeci é uma iniciativa desenvolvida em Quito, Equador.

reciclaje1

2allGreenup

É um aplicativo educativo aberto e que permite a criação de informação e análise de dados ambientais, através da participação dos usuários nas atividades sustentáveis como a reciclagem.

Os usuários obtém a informação sobre o meio ambiente, mas também geram dados ao registrar suas ações de reciclagem. As pessoas vão registrando suas ações e vão adquirindo pontos que podem trocar por produtos, descontos ou incluir em doações.

Na plataforma os usuários encontram georreferenciados 3.500 pontos de reciclagem no Chile, Argentina, Peru, México e Colômbia. O App identifica quais resíduos podem ser reciclados em cada um dos pontos e também os usuários podem compartilhar insights adicionais. Por meio deste sistema de crowdsourcing, é possível segmentar demograficamente em quais comunidades se recicla mais usando allGreenup, além de calcular a média do quanto se recicla por pessoa.

3PasoCierto

Noventa porcento dos recicladores de base na América Latina e Caribe encontram-se no setor informal, não organizado. Paso Cierto é uma plataforma que permite aos recicladores melhorar suas condições de trabalho e formalizar sua atividade. No site, os recicladores seguem sete passos para melhorar os serviços prestados, assim como conhecer a legislação de seu país que os impacta diretamente.

Paso Cierto é financiada pela Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva (IRR), que busca melhorar a situação socioeconômica dos recicladores da região. A informação disponível na plataforma está atualizada para os seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Nicarágua, Peru e Brasil.

reciclaje2

4Trash Track

É uma iniciativa desenvolvida pela área de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT SENSEable City Laboratory.

Trash Track é baseado no desenvolvimento de etiquetas eletrônicas especiais que realizam o seguimento dos diferentes tipos de resíduos em sua viagem por meio dos sistemas de coleta de Nova York e Seattle. Desta maneira, é feito um seguimento dos padrões e dos custos de disposição urbana e é criada a consciência sobre o impacto do lixo no meio ambiente revelando o trajeto que realizam os objetos cotidianos que jogamos fora.

Trash Track foi inspirado inicialmente da iniciativa Green NYC cujo objetivo é aumentar a taxa de reciclagem de resíduos em Nova York de 100% até 2030. Atualmente, apenas 30% dos resíduos desta cidade são enviados aos aterros de reciclagem.

reciclaje3

Acesse a mais visualizações sobre o trajeto dos resíduos que são monitorados com esta ferramenta aqui.

Conheça mais sobre a reciclagem na América Latina e Caribe no infográfico abaixo:

Reciclaje portugues_

Post publicado originalmente em espanhol no blog do BID, Abierto al Público

 

*Sergio I. Campos G.  é chefe da Divisão de Água e Saneamento e Karen Mokate é chefe da Divisão de Gestão de Conhecimento do BID.


Arquivado em:Ideação Marcado com:allGreenup, Dia Internacional da Reciclagem, gestão dos resíduos sólidos, Green NYC, iniciativas abertas, mercado formal, MIT SENSEable City Laboratory, PasoCierto, programas formais para reciclagem, recicladores, reciclagem, ReciVeci, resíduos sólidos, Trash Track

Autor invitado

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Quando seu lixo te deixa mais bonito
  • Qual a sua pegada de resíduos sólidos?
  • Inclusão de catadores na gestão de resíduos sólidos

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube