Gerir os serviços e bens públicos não é tarefa fácil. Os gestores e servidores públicos precisam de atualização constante porque novas práticas e novas tecnologias surgem em velocidade exponencial e, com isso, é sempre possível fazer mais pelos cidadãos, oferecendo serviços mais eficientes e efetivos.
No Brasil, são mais de 11 milhões de funcionários públicos, e como já mencionamos aqui no Ideação, a aprendizagem online é um dos caminhos mais eficientes não apenas para fazer chegar o conhecimento a quem precisa, mas para criar uma cultura de inovação e intercâmbio entre gestores.
Há alguns anos, o BID vem transformando as experiências adquiridas no âmbito das operações que financia e dos estudos que desenvolve em cursos online para o Brasil e toda a região, tanto sob o formato de MOOCs (Massive Open Online Courses), quanto cursos online com tutores, com turmas menores.
Os MOOCs do BID são oferecidos através da plataforma edX, de Harvard e MIT, enquanto os cursos com tutor são oferecidos em sua plataforma própria, Indes (Instituto Interamericano de Desenvolvimento Econômico e Social). No momento estão abertas quatro oportunidades que oferecem novas práticas, metodologias, conhecimentos e tecnologias para que para gestores brasileiros possam desempenhar suas atividades com mais eficiência e avançar na carreira pública:
Cursos massivos
- Gestão de projetos de desenvolvimento. De acordo com o Project Management Institute (PMI), apenas 51% dos projetos do setor público e privado conseguem terminar no tempo previsto, e apenas 57% seguem o orçamento original. Neste curso você vai fortalecer sua capacidade de gestão de projetos de desenvolvimento para que sejam executados de forma eficaz e efetiva; conhecer boas práticas internacionais; aprender conceitos e ferramentas de gestão de projetos; e entender a metodologia PM4R desenvolvida pelo BID para gestão de projetos de desenvolvimento.
Duração: cinco semanas, com dedicação semanal de seis horas, no seu próprio ritmo. Inscrições podem ser realizadas até a primeira semana de novembro de 2019 para que haja tempo hábil de visitar todos os módulos. Se você atingir bom desempenho é possível obter o Certificado de Identidade Verificada, emitido pelo BID no site do curso, ao custo de US$49. Ao optar pelo certificado, você receberá ainda 30 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) PMI®. Caso não tenha interesse, podem escolher a opção Auditar Curso para participar de forma gratuita e obter um certificado de código de honra, caso cumpra as expectativas acadêmicas estabelecidas.
- Economia Digital. Estude no seu próprio ritmo e entenda a importância de tecnologias como o Big Data e sua utilidade no monitoramento e avaliação de políticas públicas, o impacto da tecnologia em governos e conheça exemplos práticos do Brasil e do mundo sobre como o uso de novas ferramentas está gerando melhores serviços públicos e economia para os governos. Entenda ainda como está composto o ecossistema de inovação no Brasil, conheça a estratégia brasileira de transformação digital e a lei de proteção de dados aprovada recentemente, entre outros. Quer saber o que mais vai aprender? Assista a este bate-papo.
Duração: sete semanas, com dedicação semanal de três horas. Inscrição deve ser realizada até a primeira semana de novembro de 2019 para que haja tempo hábil de visitar todos os módulos.
Cursos com tutor
- Consultas públicas significativas (consulte bolsas integrais para servidores públicos). Chega de consulta pública meia boca. Conheça as melhores práticas para realizar uma consulta realmente significativa, evitando problemas no futuro de um projeto ou obra. Você vai aprender boas práticas internacionais relacionadas à consulta desenvolvidas nos últimos anos, tanto pelo BID como por outras agências de desenvolvimento, academia, sociedade civil entre outros.
Inscrições: até 17 de setembro de 2019, inscrições limitadas
Duração: 24 de setembro a 04 de novembro, com dedicação de 10 horas semanais.
- Biodiversidade em estudos de impacto ambiental (consulte bolsas integrais para servidores públicos). Aprenda boas práticas para incorporar de forma efetiva a biodiversidade no processo de avaliação de impacto ambiental e social (AIAS). Essas boas práticas foram criadas para garantir que as informações sobre biodiversidade contidas nas AIAS proporcionem uma análise precisa e adequada do impacto sobre a biodiversidade, fornecendo uma base para o desenvolvimento de medidas efetivas de mitigação que assegurem que esses impactos sejam manejados de modo adequado.
Inscrições: até 08 de outubro de 2019, inscrições limitadas
Duração: 15 de outubro a 25 de novembro, com dedicação de 10 horas semanais.
- Princípios para a revisão de avaliação de impacto ambiental (consulte bolsas integrais para servidores públicos). Se você está envolvido na revisão e no processo de avaliação de impacto ambiental este curso é para você. Aprenda a rever e considerar os resultados de avaliações de impacto ambiental realizadas por outros. Foi concebido para ser aplicado a uma variedade de cenários legais, institucionais e culturais e ser usado por revisores de qualquer país em que se realizem avaliações de impacto ambiental. O curso está dividido em cinco módulos: 1) O processo de avaliação de impacto ambiental e o papel do revisor; 2) Avaliação do estudo de impacto ambiental, partes 1 e 2; 4) Preparação e comunicação dos comentários do revisor; e 5) Recursos para o revisor e encerramento do curso.
Inscrições: novas turmas em breve
Leave a Reply