Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Projeto de transformação digital no Judiciário vai além da automação e reforça apoio às mulheres

03/05/2023 por Mariano Lafuente - Vanessa Láuar Moura Deixe um comentário


Robôs para agilizar a realização de tarefas. Atendimentos virtuais facilitados. Integração de bases da dados. Esses são alguns dos avanços na transformação digital do Poder Judiciário no Ceará, em pouco mais de um ano de implementação do PROMOJUD, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que destina um total de US$ 35 milhões para aprimorar o atendimento ao cidadão e garantir maior eficiência na prestação de serviços.

Além dos avanços na digitalização de serviços, a iniciativa também está centrado em questões de gênero, incluindo desde ações para aumentar o número de mulheres líderes no judiciário até a melhoria do atendimento jurídico a mulheres, principalmente vítimas de violência. Os resultados iniciais são muito positivos. E muito mais ainda será feito até a conclusão do programa, em dezembro de 2026. Veja a seguir algumas das transformações já em curso.

Automação reduz a menos da metade tempo de realização de tarefas

Uma das principais inovações trazidas pelo PROMOJUD envolve o uso de robôs para acelerar tarefas de baixa complexidade. Como exemplo, em apenas 1 dia, a nova tecnologia possibilitou a realização de 146 despachos em aproximadamente 1 hora e 15 minutos. No sistema manual, realizado anteriormente pelas equipes do judiciário, a mesma atividade levaria mais de 4 horas para ser finalizada. Ou seja, a automação, além de economizar tempo considerável, ainda libera a força de trabalho para tarefas mais complexas.

O PROMOJUD também ajudou a consolidar o atendimento via Balcão Virtual em todas as unidades judiciárias do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Desde o início do programa, em abril de 2021, até dezembro do ano passado, o canal on-line realizou quase 5.000 atendimentos ao público externo.

Apoio às mulheres

A tecnologia será fundamental ainda no combate à violência contra a mulher, por meio da integração das bases de dados do judiciário e do executivo sobre ocorrências de agressão. Isso permitirá um acesso seguro a informações essenciais para avaliação de risco e enfrentamento desse tipo de crime. Esse trabalho de integração envolve outro programa apoiado pelo BID, o PReVio, voltado para a prevenção da violência no Ceará.

O financiamento no âmbito do PROMOJUD também está direcionado para a Central de Atendimento Judicial à Mulher (CAJ Mulher), com a incorporação de novas tecnologias para oferecer suporte especializado a mulheres que buscam os serviços do judiciário, como por exemplo, orientações sobre medidas protetivas.

Neste ano de 2023, serão implementadas atividades para fortalecer a presença de mulheres em cargos de liderança, tanto magistradas como servidoras públicas em geral. Esse esforço para possibilitar que as mulheres também sejam protagonistas no poder judiciário está apoiado na Resolução nº 19/2022, que institucionaliza a política de incentivo a participação feminina no âmbito do Poder Judiciário Estadual.

Gestão aprimorada

Para que as iniciativas mencionadas se traduzam em melhores serviços, uma série de ações com foco na gestão interna do Tribunal de Justiça são necessárias:

  • Modernização do parque tecnológico do TJCE, com a aquisição dos equipamentos necessários para a implementação das atividades de transformação digital;
  • Aprimoramento da gestão estratégica e financeira do Tribunal, por meio do uso de ferramentas digitais como painéis de controle e fortalecimento dos sistemas de gestão interna;
  • Fortalecimento das habilidades digitais dos servidores. Só em 2022, mais de 2.200 magistrados e servidores foram capacitados; como resultado, a porcentagem de servidores certificados em transformação digital passou de 8% (em 2020) para 49%.

Além desses resultados, o Tribunal está iniciando uma série de avaliações experimentais das intervenções do programa com o apoio de especialistas do BID e pesquisadores do Laboratório de Acesso à Justiça (Access to Justice Lab) da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O PROMOJUD foi o primeiro projeto aprovado dentro da linha de crédito Brasil Mais Digital do BID, que tem o objetivo de contribuir para a transformação digital no país, por meio de maior e melhor conectividade, adoção de novas tecnologias no setor privado e transformação digital dos serviços públicos.

O Ceará também foi o primeiro a fechar uma operação executada por um poder executivo estadual no âmbito do Brasil Mais Digital (Ceará Mais Digital). Os governos de Alagoas e São Paulo também já fecharam operações. E, no caso do judiciário, a experiência com o TJCE está inspirando outras localidades do país, como Espírito Santo e Pernambuco, que já apresentaram propostas de projeto de transformação digital ao Governo Federal para financiamento pelo BID.

O Programa de Modernização do Judiciário Cearense é uma iniciativa fundamental para aprimorar a gestão do Judiciário e garantir maior eficiência na prestação dos serviços judiciais. Com a adoção de práticas inovadoras, capacitação dos servidores e melhoria da infraestrutura digital, o Judiciário cearense busca se tornar cada vez mais acessível e eficiente.


Arquivado em:Ciência e tecnologia, Gênero, Gestão pública Marcado com:digitalização, gênero, inovação, serviços públicos, serviços públicos digitais, tecnologia, transformação digital, violência contra mulher

Mariano Lafuente

Mariano Lafuente é Especialista Principal em Modernização do Estado no BID, onde trabalha nas áreas de gestão de recursos humanos na Administração Pública, reformas de centro de governo e Delivery Units. Antes de seu trabalho no BID, Mariano trabalhou como especialista em gestão pública no Banco Mundial. É bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Católica da Argentina e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Maryland.

Vanessa Láuar Moura

Vanessa Láuar Moura é graduada em Relações Internacionais e especialista em Gestão de Projetos. Desde 2011, trabalha com gestão de projetos em diversos organismos internacionais, incluindo agências das Nações Unidas e outros Bancos Multilaterais de Desenvolvimento. Desde 2015 trabalha na área de operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento, tendo atuado em temas como Mudanças Climáticas, Gestão Fiscal e Educação.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • 4 lições da Espanha para a transformação digital da justiça na América Latina e Caribe
  • Transformação digital no Judiciário: oportunidades e desafios
  • De tendência à realidade: como a transformação digital dos governos toma corpo no Brasil

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube