As mudanças climáticas são um fato confirmado pela ciência. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), junto com outros bancos multilaterais, está empenhado em combater as mudanças climáticas, aumentando o financiamento destinado a ações de mitigação e de adaptação.
Uma das fontes globalmente mais importantes de consumo de energia e emissões é oriunda da indústria da construção. O mais recente relatório da Global Alliance for Buildings and Construction aponta que, no mundo, o setor de edificações e construção é responsável por 36% da energia final e 39% das emissões de CO2, das quais 11% correspondem à fabricação de materiais como aço, cimento, cerâmica e vidro. Isso demonstra que é fundamental que profissionais do setor adquiram novos conhecimentos e desenvolvam práticas profissionais de sustentabilidade ambiental, que se vejam refletidas na diminuição do consumo de energia e emissões tanto na fase de produção dos materiais, construção das edificações quanto na fase de operação e fim de vida.
Para dar respostas a estes importantes desafios, o BID lançou recentemente o relatório “Vamos construir verde? Guia prático para edificações, espaços públicos e canteiros sustentáveis no Brasil”. O guia visa simplificar o acesso a soluções concretas para incorporar elementos de sustentabilidade na construção civil. O objetivo da publicação é levar a gestores públicos e privados e outros stakeholders do setor de construção soluções para uma vasta gama de projetos, desde edificações, espaços públicos e até canteiros de obras. Veja aqui também o folder com o resumo executivo!
Este guia não pretende trazer um conhecimento aprofundado sobre cada técnica ou estratégia, mas sim oferecer aos leitores, que não necessariamente são especialistas no tema, um panorama de possibilidades para fazer construções mais verdes. Além disso, o guia conta com exemplos práticos aplicados, na maioria dos casos, à realidade brasileira para cada uma das soluções concretas oferecidas. Também identifica aquelas soluções que entram no grupo da crescente literatura sobre Soluções Baseadas na Natureza (SbN).
O panorama apresentado neste guia pode ser aplicado durante várias etapas do ciclo de vida de um projeto que inclui tanto edificações como espaço público, por exemplo:
- na fase inicial de preparação, projeto e orçamentos estimativos – O guia oferece a opção de ter uma visão geral das opções disponíveis no mercado e orientá-lo, desta forma, a ser mais sustentável ambientalmente.
- nas fases de preparação/execução – Quando se elaboram os estudos básicos e executivos das intervenções, este guia será útil para elaborar Termos de Referência (TDR) e incluir desde diretrizes e elementos de construção verde e até ajudar na escolha de materiais com baixo consumo de energia e emissão de CO2 durante seu ciclo de vida.
- na fase de execução – O guia apresenta também, num capítulo específico, os conceitos de sustentabilidade ambiental no canteiro de obras, que é uma fase que normalmente não recebe a devida atenção, mas que é muito importante!
Ficou interessado? Aqui fica o convite para que consulte o nosso guia e também assista o webinar que realizamos para seu lançamento. Vamos construir verde no Brasil e enfrentar os desafios das mudanças climáticas juntos!
Leave a Reply