Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Por mais eficiência e sustentabilidade, SP estuda instalar painéis solares em prédios públicos estaduais

21/10/2020 por Arturo D. Alarcón Deixe um comentário


Que a energia solar é uma opção limpa e sustentável, ninguém tem dúvida. Mas, na prática, fazer uso dessa tecnologia em larga escala, sobretudo no setor público, ainda é um desafio – e o Estado de São Paulo está pronto para superá-lo com a campanha “Rede Solar – Energia Renovável em Prédios Públicos”. 

Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a iniciativa encoraja gestores públicos a instalar placas de geração fotovoltaica em parte dos prédios de propriedade do governo estadual paulista – mais de 12 mil edifícios, incluindo escolas e sedes de órgãos públicos.  

A ideia é usar a energia solar para suprir parte da demanda energética dessas instalações, em um projeto financiado pelo fundo para a Infraestrutura de Qualidade do Japão (JQI, na sigla em inglês) e conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 

Para que a iniciativa saia do papel, o BID realizou um levantamento minucioso em mais da metade dos edifícios estaduais. O objetivo foi analisar viabilidade técnica e econômica, localização e potencial de ganho – tanto em geração de energia, quanto do ponto de vista financeiro. 

E os benefícios que podem ser gerados pela iniciativa chamam a atenção: 

  • Redução de até 28 mil toneladas de emissão de gases de efeito estufa por ano, contribuindo para a preservação ambiental 
  • Economia de até 90% nos custos com energia elétrica em alguns edifícios, liberando recursos públicos, que podem ser investidos em áreas como educação, saúde ou transporte público 
  • Geração de emprego qualificado proporcionada pela instalação dos sistemas de geração fotovoltaica 

Projetos-piloto mostram conta de luz mais barata 

Uma das etapas da preparação da campanha Rede Solar foi a realização de dois projetos-piloto para testar, no dia a dia, o processo de implantação das placas solares e o resultado do uso da energia solar. 

E os números impressionam: na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade de Guaíra, no interior de São Paulo, a conta de energia despencou 30%. Na Apae de São Vicente, no litoral, o gasto com eletricidade caiu 21%, propiciando uma economia anual de mais de R$ 5 mil – dinheiro que será usado para melhorar o atendimento a 400 crianças com necessidades especiais que usam os serviços da Apae todos os dias. 

Além da instalação dos painéis solares, o projeto incluiu atividades de conscientização e de redução de desperdícios no uso de eletricidade, contribuindo para redução de 10% no consumo de kWh. 

Os impactos positivos deste tipo de projeto, no entanto, perduram mesmo quando as luzes se apagam. Com a transição para fontes de energia mais limpas e renováveis, contribuímos para a desaceleração das mudanças climáticas e conscientizamos a sociedade de novas possibilidades para aliar desenvolvimento e proteção ambiental – uma fórmula que precisa ganhar espaço nas agendas de governos, empresas e cidadãos. 

Interesse por eficiência energética? Veja plataforma para treinamentos e projetos 

O apoio do BID à Rede Solar é parte de um esforço estruturado para aumentar eficiência energética no setor público brasileiro. 

Neste ano, lançamos também a Enerflix, plataforma gratuita que oferece treinamentos e apoio para a elaboração de projetos de eficiência energética para o setor público. Acesse!

Enerflix
Enerflix: Plataforma grátis ajuda a preparar e avaliar projetos de eficiência energética

Leia mais:

Gestão Pública no Brasil: veja avanços, desafios e comparação com países vizinhos e da OCDE

Arquivado em:Energia Marcado com:energia, energia renovável, energia solar, governo, governos subnacionais, matriz energética, prédios públicos, São Paulo

Arturo D. Alarcón

Arturo D. Alarcón es Especialista Senior en la División de Energía del Banco Interamericano de Desarrollo (BID) en Washington D.C. Desde su ingreso al Banco en 2010, ha estado involucrado en el desarrollo y supervisión de proyectos de generación, transmisión, distribución, electrificación rural y energías alternativas en toda la región. Actualmente, apoya la coordinación técnica de la División, con un enfoque en la expansión de la transmisión, la transición energética justa y sostenible, y la descarbonización. También actúa como punto focal para la hidroelectricidad dentro del BID. Arturo posee un doctorado en Ingeniería Eléctrica, especializado en planificación de sistemas eléctricos, y una Maestría en Sistemas de Potencia y Negocios, ambos títulos de la Universidad de Strathclyde en Glasgow (Reino Unido). Además, es ingeniero electromecánico graduado de la Universidad Privada Boliviana. Antes de unirse al BID, trabajó como investigador en el Instituto de Energía y Medio Ambiente de la Universidad de Strathclyde, desarrollando nuevos métodos de planificación para generación renovable y distribuida, redes inteligentes, almacenamiento de energía y sistemas de energía.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Eficiência energética: como identificar sinergias entre a gestão financeira e a ambiental
  • Plataforma grátis ajuda a preparar e avaliar projetos de eficiência energética
  • Um prédio que não paga conta de energia

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube