Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Os custos do cibercrime: a América Latina está preparada?

01/08/2017 por Autor invitado Deixe um comentário


James Andrew Lewis*

Os benefícios da conectividade são inegáveis, e os habitantes da América Latina e Caribe adotam essas novas tecnologias com entusiasmo. Isso se reflete no fato de que a região tem o quarto maior mercado móvel do mundo, metade da população usa a Internet e seus governos cada vez mais usam as mídias digitais para se comunicar e prestar serviços aos cidadãos.

No entanto, a região está atrasada no que diz respeito à prevenção e mitigação dos riscos de atividades criminosas ou dolosas no ciberespaço, segundo indica o relatório mais abrangente sobre a cibersegurança no mundo, realizado pela OEA–BID, em 2016. Conforme sugerido por alguns cálculos, o cibercrime impõe à ALC um custo de cerca de US$ 90 bilhões por ano, uma cifra considerável.

Em todo o mundo, o custo do cibercrime chega a US$ 575 bilhões por ano, o que representa 0,5 % do PIB mundial. Isso é aproximadamente quatro vezes o volume anual de doações para o desenvolvimento internacional (Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais e McAfee 2014).

O estudo da OEA–BID é o primeiro a fazer uma descrição completa da cibersegurança na ALC. Faz um exame exaustivo da maturidade cibernética de 32 países da ALC por meio da análise de 49 indicadores.

Especificamente, 80% dos países não dispõem de uma estratégia de cibersegurança nem planos de proteção das infraestruturas cruciais. Apenas cinco dos 32 países pesquisados já contam com uma estratégia estabelecida (Colômbia, Jamaica, Panamá, Trinidad e Tobago e Uruguai), enquanto outros como a Costa Rica, Dominica, Peru, Paraguai e Suriname estão em vias de formular uma estratégia.

Além disso, dois em cada três países da região não têm centros de comando nem controle da cibersegurança, e a grande maioria dos procuradores não tem a autoridade jurídica para abrir um processo em casos de cibercrime. Quase metade dos países latino-americanos não tem um mecanismo de resposta coordenada para incidentes dessa natureza.

56% dos países ainda não identificaram claramente o que constitui os ativos de sua infraestrutura crucial, e 75% não contam com um mecanismo para planejar e coordenar as respostas a um ataque a essa infraestrutura.

Por último, os cidadãos de 90% dos países não estão cientes dos perigos do ciberespaço em termos de segurança e privacidade e apenas Colômbia e Uruguai alcançaram um nível intermediário de maturidade nesse sentido.

As economias que estão conectadas à Internet e a usam para negócios, educação e governança experimentam um crescimento acelerado. O cibercrime é o inverso dessas oportunidades, uma vez que os criminosos e hackers maximizaram o retorno gerado pela sua conectividade. Talvez a melhor maneira de pensar a cibersegurança seja mostrá-la como uma ampla oportunidade econômica digital.

Para saber mais sobre os custos do crime e da violência na América Latina faça o download gratuito do estudo em português.

 

*James Andrew Lewis é vice-presidente sênior e diretor de programa do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), onde escreve sobre tecnologia, segurança e inovação.

 


Arquivado em:Ideação Marcado com:ALC, América Latina e Caribe, AmLat, BID, cibercrime, cibersegurança, conectividade, custo da violência, custo do crime, economia, hackers, inovação, internet, mídias digitais, OEA, tecnologia, tecnologias, violência

Autor invitado

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Como seria a América Latina e o Caribe se fossem apenas 100 pessoas?
  • Queremos premiar sua pesquisa em proteção social!
  • Um novo olhar sobre o Brasil

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube