Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Investimento com lentes de gênero: uma nova visão para o desenvolvimento

14/04/2023 por Milagros Rivas - Laura Giraldo Deixe um comentário


O investimento com perspectiva de gênero tem um grande impacto social e um retorno seguro e sustentável do investimento no longo prazo, gerando rentabilidade ao mesmo tempo em que promove a igualdade.

Fechar as lacunas de gênero nas empresas levará a uma clara melhoria nos índices de produtividade e competitividade na América Latina e no Caribe, região onde apenas 49% das mulheres têm conta em banco, 11% poupam e 10% têm crédito, segundo estimativas da ONU. E somente 1% das mulheres empresárias (contra 7% dos homens) conseguem acessar fundos de capital privado, investidores anjo ou capital semente para financiar seus negócios.

Para fechar essa lacuna, devemos investir de maneira mais inteligente e responsável. É o que chamamos de investimento com lentes de gênero (GLI, na sigla em inglês) que, além disso, busca um grande impacto social e um retorno seguro e sustentável do investimento no longo prazo, gerando lucratividade e promovendo a igualdade de gênero.

Uma primeira lente se concentra em investir em empresas que promovem a liderança feminina dentro de sua organização. Isso abrange desde a equipe até os conselhos de administração e/ou comitês de investimento. A segunda consiste em investir em negócios ou empresas pertencentes e/ou dirigidas por mulheres. E a terceira lente promove o investimento em empresas que desenvolvem produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida das mulheres.

O tema foi recentemente debatido no Decididas, evento sobre oportunidades e desafios para mulheres realizado na Cidade do México. Em um painel com profissionais de finanças e empresárias, María Ariza, Diretora Geral da Bolsa Institucional de Valores (BIVA), falou sobre a importância de incluir mulheres nos conselhos. Segundo ela, “tudo permeia de cima para baixo. Da consciência de um governo corporativo onde a diversidade busca justamente desencadear iniciativas em todas as instituições (…) o que faz com que ocorram mudanças imediatas de cima para baixo”.

Empresas que incluem e empoderam mulheres em diferentes estágios e hierarquias de seus negócios têm melhor desempenho e são mais produtivas do que aquelas que não o fazem. Nesta conversa demos um exemplo muito ilustrativo tirado de um relatório do Conselho de Relações Exteriores: se a brecha de gênero for eliminada, o crescimento do produto interno bruto da América Latina poderá chegar a 26% em média.

Fundos de investimento que têm equilíbrio de gênero em sua carteira de investimentos reduzem seu perfil de risco e melhoram sua lucratividade. Empresas com mais diversidade em suas cadeias de comando tomam melhores decisões estratégicas, tendem a ser mais produtivas e competem melhor no mercado. E as instituições financeiras que aumentam seus investimentos em clientes mulheres se beneficiam de uma menor taxa de inadimplência e maior fidelidade de longo prazo.

Esses dados foram confirmados por outra palestrante do evento. Leticia Robles, vice-presidente de Relações Institucionais, Desenvolvimento de Negócios e Impacto da Konfío – fintech que promove pequenas e médias empresas e que tem sido acompanhada pelo BID Invest com assessoria em questões de gênero – explicou que “as PMEs que apoiamos crescem 25% quando têm acesso ao crédito. Mas, ao dividir estas PME entre as lideradas por homens e mulheres, percebemos que estas últimas crescem 40% em vendas, enquanto as dos homens crescem 19%”.

As vantagens desse tipo de investimento são inegáveis. Como pretendemos gerar um impacto positivo na América Latina e no Caribe, queremos assegurar que essas “novas lentes de desenvolvimento” estejam em tudo o que fazemos.

O primeiro passo para isso é incluir condicionantes para o nosso investimento. Um exemplo: para investir em um fundo, ele deve ter pelo menos uma mulher em seus comitês de investimento. Se não, não participamos.

Além disso, vinculamos ações de gênero aos nossos empréstimos, como a contratação de mulheres em áreas tradicionalmente masculinas. Graças a isso, 15% da mão de obra para construção e manutenção de uma usina solar no Brasil é feminina.

No setor financeiro, ampliamos o acesso ao crédito em setores específicos, aumentando, por exemplo, os empréstimos para mulheres agricultoras em áreas rurais do Equador, junto com o Banco Pichincha.

Como resultado dessas medidas, recebemos a certificação EDGE três vezes consecutivas, que reconhece as conquistas do BID Invest e seus esforços para promover um local de trabalho equitativo. É hora de todos nós investirmos em novas lentes para ver as dimensões positivas que são ampliadas quando levamos em consideração a diversidade, a inclusão e a igualdade de gênero.

Texto também disponível em inglês e espanhol, no blog do BID Invest


Arquivado em:Gênero Marcado com:gênero, investimento

Milagros Rivas

Chefe da Divisão de Serviços de Consultoria do BID Invest, onde ingressou em 2021. Ela é responsável por liderar as áreas de Mudanças Climáticas, Gênero e Inclusão, Desenvolvimento de PMEs, Digitalização e Parcerias Público-Privadas. Antes de ingressar no Grupo BID, trabalhou para a Corporação Financeira Internacional como Diretora Global de Estratégia e Diretora Global de Serviços de Consultoria, ajudando a desenvolver projetos altamente sustentáveis e abrir mercados para investimentos privados. Anteriormente, foi membro do Comitê Executivo da Acciona Energía. Milagros tem uma vasta experiência em consultoria, fruto do seu trabalho na McKinsey & Co. Tem mestrado em engenharia civil pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha).

Laura Giraldo

Laura tem mais de 8 anos de experiência em operações, estratégia e gestão de projetos no BID e no setor privado. Antes de ingressar na Equipe de Serviços de Consultoria como Gerente de Gênero, Diversidade e Inclusão, estruturou transações de blended finance focadas em aumentar o acesso ao crédito para mulheres empreendedoras na América Latina e no Caribe. Trabalhou anteriormente na UberEATS como especialista em operações, ajudando-os a agilizar os processos de abertura de novos mercados nos Estados Unidos. Trabalhou também para o BID Lab em projetos de gênero e para a unidade de gestão de doações e cofinanciamento do BID, fornecendo análises e relatórios aos doadores. Laura tem MBA pela IE Business School e é formada em Economia pela Universidade da Flórida, em Gainesville.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Como fechar a lacuna de gênero digital a partir do setor privado
  • COVID-19: Uma oportunidade para transformar o emprego feminino
  • A crise do emprego feminino na América Latina e no Caribe

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube