Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Integrando comunidades informais: o caso de Maceió

15/10/2019 por Mosart Amaral Deixe um comentário


O crescimento desordenado afeta vários aspectos das cidades, o que acarreta a falta de planejamento e a não atenção às áreas inapropriadas para habitação, entre outros problemas. Em Maceió, cerca de 250 mil pessoas, ¼ da população, se aglomerava em grotas espalhadas por toda a capital e viviam em situação de risco constante, acentuado, principalmente, com a chegada do período chuvoso e recorrentes deslizamentos.

Para agravar este cenário, faltava m equipamentos para melhorar a mobilidade urbana nas comunidades mais vulneráveis de Maceió. Moradores dessas áreas muitas vezes precisavam improvisar meios de locomoção dentro de suas comunidades para facilitar o deslocamento criando pontilhões arranjados com portas e pedaços de madeira descartados; escadarias construídas de modo rudimentar e sem oferecer qualquer tipo segurança.

Para reverter essa situação e promover a integração entre a cidade e as grotas, nasceu em 2016 o programa “Vida Nova nas Grotas” do Governo do Estado de Alagoas, idealizado pelo governador de Alagoas, Renan Filho, e realizado por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) que funciona como um guarda-chuva para projetos focados nas populações mais vulneráveis de Maceió.

Com o intuito de resgatar a dignidade e a mobilidade urbana nas grotas, o programa busca melhorar a acessibilidade para toda a população que precisa se deslocar para cumprir suas necessidades de trabalho e lazer. A partir daí, a implantação e melhorias de pontilhões e escadarias passaram a ser uma pequena ação que promoveram o início de uma grande mudança na qualidade de vida dos que moram nessas localidades.

Mais mobilidade em comunidades vulneráveis

Na prática, o programa ajuda a enaltecer a importância da grota como um local que deveria ser visto como integrante do planejamento urbano e não como um problema à parte, que por estar escondida, deveria ser sempre negada pela cidade formal. Primeiramente foram atendidas as comunidades com pior sistema de mobilidade. Em algumas delas, a capacidade de deslocamento dos moradores era praticamente zero. Elaboramos um projeto para construção de escadarias drenantes, pontilhões, passeios e a instalação de corrimões nas comunidades que serviram apenas como modelo, já que não havia como estabelecer um padrão único, devido à inconsistência das áreas disponíveis. Hoje, já atendemos 49 comunidades, sendo 24 concluídas e 25 com obras ainda em andamento, e vamos chegar em todas elas.

O “Vida Nova nas Grotas” é uma plataforma de ações executadas em conjunto por diversas secretarias e órgãos do Governo de Alagoas. O programa se tornou referência por ser o primeiro do Nordeste a estabelecer parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), além de firmar parcerias no âmbito do programa com o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU-AL) e lideranças comunitárias.

Assim, o governo tem trabalhado na construção de uma plataforma online que se concentra na produção, uso e sistematização de dados e informações sociais, econômicas e territoriais com o objetivo final de fortalecer o ciclo de políticas públicas e a criação de alianças locais e internacionais. Para 2020, está prevista a criação da plataforma GeoGrotas 2.0, que incorporará dados de até 100 assentamentos informais.

Ter o programa “Vida Nova Nas Grotas” como referência para o ONU-Habitat já foi um sonho, mas receber o Prêmio Governarte 2019 – Eduardo Campos, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na categoria “Uso de dados para no ciclo de políticas públicas” é mais que um reconhecimento, é a confirmação que o trabalho que a Setrand e o Governo de Alagoas vem fazendo está dando certo. Estamos muito orgulhosos!

Fotos: Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) de Alagoas.

Arquivado em:Cidades, Gestão pública Marcado com:ciclo de políticas públicas, cidades, Maceió, mobilidade urbana, Prêmio Governarte, Projeto Vida Nova nas Grotas, uso de dados

Mosart Amaral

É secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) do Governo de Alagoas.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • A importância da formação de parcerias públicas municipais na prevenção dos desastres: o caso de Niterói
  • Território e Mobilidade: desafios para construir um modelo sustentável de gestão metropolitana no Brasil
  • Como intervenções pioneiras transformam o centro histórico de São Luís (MA) em um espaço inclusivo e acessível

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube