Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Inovação para um legado social por meio do esporte

11/07/2016 por Autor invitado Deixe um comentário


César Leyva Muñoz e Fabiana Bentes de Rengifo*

Engana-se quem pensa que o esporte é apenas bola na rede, corrida na pista ou natação na piscina ou no mar. Esporte é um agente catalisador de diversas áreas sociais para o desenvolvimento humano. Um agente poderoso que, de fato, pode transformar uma sociedade.

E no momento em que o Brasil vive a euforia da iminência dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio de Janeiro 2016, há de se pensar qual é o maior legado que um país pode oferecer a uma sociedade por ser um anfitrião olímpico. Infraestrutura é uma parte importante desta jornada, mas, muito mais forte que estruturas de concreto, a educação, a integração cultural e a busca pela excelência por meio do esporte é que fazem a diferença e reafirmam o espírito olímpico, baseado nos princípios do Olimpismo.

De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI),  o Olimpismo é uma filosofia de vida que exalta e combina de forma equilibrada as qualidades do corpo, da vontade e do espírito. “Aliando o desporto à cultura e educação, o Olimpismo é criador de um estilo de vida fundado no prazer do esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais”.

Desta forma, o maior legado que a realização dos Jogos pode deixar a um país, é a disseminação de princípios e comportamentos que tornam a sociedade mais justa, saudável, solidária e responsável.

E por pensarmos o esporte como um legado da transformação social, o projeto Maré que Transforma, desenvolvido pelo BID no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, tem sido um dos atores fundamentais para a inclusão e melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens associando a cultura e a educação no cotidiano da comunidade.

O Maré que Transforma não deixa ninguém de fora: profissionais de educação física, assistentes sociais, pais e cuidadores, e os alunos praticantes, inclusive os alunos com necessidades especiais;  são convidados a vivenciar situações do dia-a-dia, experimentando os valores esportivos nas ações de um cidadão comum, ao mesmo tempo que multiplicam estes valores e, tornam realidade o legado social que perpetua no comportamento da sociedade.

Além das ações com relação direta a capacitação dos atores no âmbito desportivo, o projeto Maré que Transforma conta com a atuação da Fundação FCBarcelona, que atende mais de 300 crianças e jovens com o FutbolNet, uma metodologia de ensino do futebol por meio de valores que enaltecem a conquista por meio do trabalho em equipe.

ONG Barcelona Maré
Foto/ Kadeh Ferreira

A VISA e a Colgate também fazem parte do time com ações que promovem a inclusão e a inovação. A VISA tem dedicado seu trabalho na comunidade ao consumo responsável, ao empreendedorismo e, principalmente, ao planejamento do presente para alcançar um futuro promissor no que tange aos recursos financeiros. Já a Colgate entra em campo com ações voltadas para a higiene oral e saúde bucal das crianças e jovens.

inclusao social_colgate_esporte
Foto/ Kadeh Ferreira

Entendemos que o esporte é uma ferramenta capaz de movimentar e unir pessoas, além de ser um catalisador ideal para uma verdadeira transformação de vidas.

O projeto Maré que Transforma  já alcançou a mais de 3 mil crianças e jovens e atua de forma holística na busca pela inclusão social de crianças e jovens que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social.

Quando o legado social é o objetivo de um projeto, toda a sociedade é beneficiada.

 

*César Leyva Muñoz é especialista em Operações do BID no Brasil.

* Fabiana Bentes de Rengifo é consultora e diretora do projeto Maré que Transforma do BID no Brasil.


Arquivado em:Ideação Marcado com:COI, Colgate, Comitê Olímpico Internacional, Complexo da Maré, cultura, desenvolvimento humano, educacao, empreendedorismo, esporte, Fundação FCBarcelona, FutbolNet, inclusão social, inovação social, Jogos Olímpicos 2016, Jogos Paralimpicos 2016, legado social, Maré que Transforma, Olimpíada, Olimpismo, princípios éticos, qualidade de vida de crianças e jovens, Rio de Janeiro, transformação social, VISA

Autor invitado

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Como Pará, Amazonas e Florianópolis lidam com a universalização educacional?
  • Inovação “made in” Nordeste
  • Por que ensinar empreendedorismo nas escolas?

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube