Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Inovação para a competitividade dos destinos turísticos: caminhos a serem trilhados

07/09/2021 por Juliana Bettini - Denise Levy Deixe um comentário


A conexão entre turismo e inovação remodelou o setor nas últimas décadas – e vai remodelar ainda mais. Porém é preciso visualizar como as tecnologias podem ser utilizadas para de fato a solucionar problemas dos destinos, os desafios para sua competitividade e para ampliar sua sustentabilidade, fugindo da armadilha de empregar uma tecnologia apenas por ela mesma, porque é uma moda.

A conversa do podcast dessa semana trouxe o Diretor de Telecomunicações da Intel, Jayro Navarro, e a Coordenadora de Turismo do Sebrae Paraná, Patrícia Albanez, para falar sobre esse tema tão atual e os desafios e oportunidades que o permeiam. Destacamos aqui alguns insights dessa conversa, mas não deixe de ouvi-la em nosso canal.

Destinos turísticos inteligentes e seus pilares

O tema destinos turísticos inteligentes, muito relacionado às cidades inteligentes, tem ganhado cada vez mais peso nas discussões nacionais e internacionais, mas ainda é preciso desmistificar o que são e como na prática pensar um destino inteligente. Os destinos devem ser pensados de acordo com quatro pilares sólidos: governança, sustentabilidade, inovação e experiência. Uma boa analogia é pensar o destino como o corpo humano e cada um desses pilares como um órgão central – e todos precisam funcionar para que o destino seja de fato inteligente.

Pessoas no centro

A tecnologia e a inovação precisam estar a serviço do ser humano, encontrando novas formas para resolver problemas enfrentados pelas pessoas. É preciso romper com o paradigma de que a inovação necessariamente é tecnológica ou cara, visualizando que em alguns casos mudanças de processo já são inovações valiosas, desde que solucionem problemas identificados. Na mesma linha, no turismo também é interessante olhar a inovação não pensando só no turista, no usuário final, mas também nos negócios turísticos, em como facilitar processos relacionados ao empresariado, que faz a ponte com esse turista.

Interdependência e articulação

A articulação e harmonia entre o poder público, o setor privado e o terceiro setor (incluindo nele a academia), é fundamental para que a inovação de fato possa dar suporte ao aumento da competitividade dos destinos. O desafio da governança não é novidade para o setor, mas se coloca como ainda mais relevante quando se pensa em como é necessário fazer pontes entre distintos atores e esferas para que de fato os destinos possam ser inteligentes.

O dado é o novo petróleo

Os avanços de um mundo hiper conectado possibilitaram acesso a uma infinidade de dados e um dos maiores desafios atuais é como lidar com essa quantidade de dados e como garantir sua qualidade. A soma de bons dados, obtidos de fontes não usualmente utilizadas no setor de turismo, com análises sólidas associadas e com os devidos cuidados relacionados à sua segurança, pode subsidiar melhores tomadas de decisão e suprir carências históricas de informação no setor de turismo.

Já ouviu esse episódio? clique aqui para ouvir!  Confira também mais referências sobre inovação no turismo:

Destino Inteligente Curitiba

Paraná Turístico 2026

Leia mais:

Turismo e bem-estar: algumas lições aprendidas
Turismo: um dos caminhos possíveis de solução para o desemprego

Arquivado em:Turismo sustentável

Juliana Bettini

Especialista em Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atua na representação do BID no Brasil desde 2015. Lidera a carteira de projetos financiados pelo Banco no setor de turismo no país, além de atuar em outros projetos na América Latina e Caribe. Com 15 anos de atuação no setor de turismo, dedicou grande parte de sua carreira ao planejamento estratégico de destinos e negócios turísticos e a estudos de mercado setoriais. Formada em Turismo pela USP, tem especialização na área de Pesquisa de Mercado e Mestrado em Planejamento e Gestão de Destinos pela Universidade de Alicante, Espanha.

Denise Levy

Tem ampla experiência em temas ambientais e de manejo social na América Latina. Seu principal foco tem sido o planejamento do uso da terra e o financiamento da conservação da terra, como também as avaliações de impactos ambientais estratégicos. Nos últimos anos, o setor de turismo teve como foco a proteção costeira e marinha, e o desenvolvimento urbano sustentável. Antes de fazer parte do time do Banco, Denise Levy foi gerente de programa conservação de terras privadas do The Nature Conservancy, no Brasil. É graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, possui doutorado em Análise de Políticas Públicas, pela Universidade de Illinois, em Chicago, e mestrado em Ciências e Políticas Ambientais, pela Universidade Johns Hopkins. Denise atualmente é especialista ambiental sênior da Divisão de Recursos Naturais, Agricultura, Turismo e Desastres Naturais do BID.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Seu município quer ser um destino turístico inteligente? Inscreva-o no edital do Programa Turismo Futuro Brasil
  • Destinos turísticos inteligentes: conheça municípios selecionados para desenvolver o turismo e melhorar a experiência dos visitantes
  • 5 lições sobre Turismo LGBTQIA+

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube