Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Igualdade de gênero: gestão de risco com múltiplas nuances

17/02/2022 por María Amelia Viteri Deixe um comentário


A igualdade entre mulheres e homens tem um valor intrínseco em termos de justiça e direitos humanos. Da mesma forma, contribui para a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável. O novo Marco de Política Ambiental e Social (MPAS) do BID, em vigor desde 1º de novembro de 2021, reconhece que os direitos humanos formam um eixo central da gestão de riscos ambientais e sociais e dá continuidade à política atual por meio de uma norma sobre igualdade de gênero, cujas disposições abrangem pessoas de todos os gêneros. A nova estrutura aborda explicitamente os riscos de violência, exploração, discriminação e abuso com base no gênero nos projetos apoiados pela instituição.

Quando falamos de gênero, nos referimos ao condicionamento cultural aprendido que classifica uma pessoa de forma binária como homem ou mulher, feminino ou masculino, criando estereótipos que, por sua vez, geram desigualdades. Esses atributos são socialmente construídos, arbitrários, dependentes de um contexto específico, que pode variar de acordo com o lugar, o contexto e as crenças culturais.  É assim que a Norma de Desempenho Ambiental e Social 9 sobre Igualdade de Gênero (NDAS 9) busca identificar os possíveis riscos e impactos relacionados a essa questão e introduzir medidas eficazes para evitá-los, preveni-los ou mitigá-los e, assim, eliminar a possibilidade de criar ou reforçar desigualdades preexistentes.

A NDAS 9 reconhece que a violência sexual e de gênero é um problema global prevalente. Alguns dos dados compilados pela CEPAL nos mostram que entre 60% e 76% das mulheres (cerca de 2 em cada 3) foram vítimas de violência de gênero em diferentes âmbitos de suas vidas.  Em média, 1 em cada 3 mulheres já foi vítima ou sofre violência física, psicológica e/ou sexual por um agressor que foi ou é seu parceiro, o que acarreta o risco de violência letal: feminicídio.

Esperança: uma população fictícia ilustrando os riscos e impactos do NDAS 9

Impactos relacionados a gênero, incluindo qualquer forma de violência sexual e baseada em gênero (VSBG), como exploração e abuso sexual, afetam desproporcionalmente mulheres e pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero. Por exemplo, projetos que trazem um grande fluxo de trabalhadores para uma comunidade podem exacerbar os riscos de VSBG existentes ou criar novos, que vão desde assédio sexual a abuso sexual e exploração de mulheres e crianças.

Nesse contexto, como parte do plano de capacitação do BID para a implementação do MPAS, desenvolvemos vários materiais de treinamento sobre cada uma das dez normas. Para entender os requisitos da NDAS 9, temos um curso em formato de jogo de fuga que leva as pessoas através de um projeto imaginário com vários obstáculos interativos. Além disso, preparamos uma série de vídeos curtos com histórias fictícias, mas que poderiam ser reais, sobre situações de violência de gênero que podem ocorrer em um projeto: exploração sexual, assédio sexual no local de trabalho, abuso sexual e abuso sexual infantil, com a finalidade de sensibilizar os órgãos executores, as comunidades com as quais trabalhamos e as contratadas sobre esses riscos e sua prevenção. A seguir, convidamos você a dar uma primeira olhada em Esperança, uma cidade fictícia da América Latina onde essas histórias acontecerão (vídeo em espanhol):

https://youtu.be/cKT-WNJAoEU

Conheça Esperança, o cenário da nossa série de vídeos sobre NDAS 9 (vídeo em espanhol) .

Você consegue adivinhar sobre o que as histórias serão a partir dessas imagens? Você vai descobrir em breve!

A conscientização constitui um primeiro passo na estratégia de mitigação que permite analisar os riscos exacerbados por um determinado projeto, propor medidas de prevenção e mitigação, e lidar com incidentes VSBG, para trabalhar colaborativamente no bem-estar de mulheres, meninas, crianças, suas famílias e suas comunidades.

Não perca os próximos dois blogs desta série, onde compartilharemos os vídeos que mostram casos de violência sexual e de gênero que podem ocorrer no contexto de um projeto, a exemplo de uma cidade como Esperança, e como podemos responder a situações como essas.

Leia mais:

O que muda com o novo Marco Político Ambiental e Social do BID?

Arquivado em:Gênero Marcado com:equidade de gênero, ESG, igualdade de gênero

María Amelia Viteri

María Amelia Viteri is a Senior Social Specialist at IDB’s Environmental and Social Solutions Unit (ESG), renowned for her extensive expertise in fostering inclusivity and equity. A leader in operations and social safeguards, she ensures that projects uphold the highest environmental and social standards. As a Social Scientist, María Amelia has spearheaded pioneering research, delving into the complex challenges faced by diverse underserved and vulnerable populations, particularly across Latin America, the Caribbean, and the United States. Her published works offer critical insights that have significantly influenced policies and practices in these regions. She holds a Ph.D. in Cultural Anthropology from American University in Washington D.C. She also earned an M.A. in Social Sciences, and a B.A. in Linguistics. Her research spans a wide range of topics on global disparities. She has published extensively in both English and Spanish, contributing to academic discourse and informing public policy.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • 5 ações para prevenir os riscos de violência sexual e de gênero em projetos
  • As diferentes faces da violência sexual baseada no gênero em projetos de desenvolvimento
  • Três ingredientes-chave para a igualdade de gênero e o crescimento

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube