Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Games também ensinam

15/09/2016 por Autor invitado Deixe um comentário


Foto: Agência Brasil

Carla Zeltzer*

A FazGame está entre as dozes startups mais inovadoras em indústrias criativas da América Latina e Caribe e foi selecionada para participar do Construir Soluções 2016, do BID

Imagine um ambiente educacional onde os alunos, ao invés de ouvirem passivamente aulas expositivas, possam pesquisar sobre um tema, pensar nos desafios abordados por este assunto, e elaborar um game narrativo que ajude a solucionar um desses desafios? Você acredita que os estudantes se sentirão motivados por essa nova forma de aprendizado?

É nesse contexto que o FazGame surge para ajudar a colocar a teoria na prática com uma ferramenta de fácil uso, para criação de games narrativos por professores e alunos, sem necessidade de programação. Para extrair o melhor das intervenções, adotamos uma metodologia de mensuração e avaliação do desenvolvimento das seguintes competências do Século XXI dos alunos – planejamento, criatividade, colaboração, persistência, raciocínio lógico e resolução de problemas.

Uma parcela significativa dos projetos é realizada com alunos de escolas públicas. Em um mundo em constante mudança e tão competitivo, o melhor que a educação pode oferecer para alunos provenientes de condições sociais muito desfavoráveis, é muni-los de competências para que eles possam lutar pelos seus sonhos e acreditar que, apesar da sua origem e situação atual, é possível aproveitarem as oportunidades, terem sucesso e prosperarem.

No projeto que fizemos com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, por exemplo, com foco em 12 mil alunos residentes em áreas de risco da cidade – onde a maior parte deles não tem outro acesso a computadores e internet, senão na escola – pudemos constatar que a criação de games propicia o sentimento de “EU POSSO” nos alunos – que pode ser visto no vídeo:

O game vencedor desta competição retrata o potencial de criatividade instalado nas salas de aula.

Dentre os vários resultados mensuráveis, este indicador imensurável traz consigo o potencial de transformação da sociedade. É essa experiência, sentimento, aprendizado e desenvolvimento de competências que estamos buscando espalhar com nossa metodologia.

 

*Carla Zeltzer é mestre em Administração de Empresas pela PUC-RJ e bacharel em informática pela UFRJ, com formação em Empreendedorismo pela Syracuse University. Em 2013, fundou a TecZelt com a missão de criar tecnologias educacionais para que “todo jovem possa ter uma educação de qualidade, que conceda igualdade no acesso às oportunidades”. Siga @Carla_Zeltzer no Twitter


Arquivado em:Ideação Marcado com:ambiente educacional, aprendizado, aulas expositivas, Demand Solutions, educacao, ensino fundamental, ensino infantil, ensino médio, escolas, FazGames, games, indústrias criativas, inovação, tecnologia

Autor invitado

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Doze motivos para envolver programação, robótica e economia criativa nas escolas
  • A importância de cultivar um Mindset de Crescimento em startups
  • A salvação do ensino está no iPad?

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube