Empreendedores da cidade de São Luís participam de palestras e cursos de formação para a reinvenção dos seus negócios com projeto de revitalização do centro histórico
Imagine uma praça revitalizada, cheia de histórias e com muito empreendedorismo… Uma maravilha, né?! É assim que as Praças da Saudade, Misericórdia e Praça da Bíblia, em São Luís, ficarão em 2020. Em mais uma etapa do projeto de revitalização do centro histórico da capital maranhense, foi a vez dos microempreendedores dos espaços receberem cursos e palestras formativas para a (re)invenção dos seus negócios. A atividade iniciou em janeiro, em mais uma iniciativa do Programa de Revitalização do Centro Histórico, financiado pelo BID e executado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe).
Fonte: Prefeitura Municipal de São Luis
Os dias foram de muita empolgação, educação e criatividade, pois todas as atividades foram pensadas a partir das vivências dos comerciantes nos espaços das praças. Muitos destes negócios perpassam várias gerações e familiares.
Temas como atendimento ao público, otimização de lucros, poupança de orçamento, controle financeiro e outras temáticas super importantes e válidas foram tratados em cursos e palestras ministrados pelo Sebrae Maranhão para a manutenção de um negócio que combina informalidade e renda fixa, como são em sua maioria os quiosques e bancas das três praças.
Para Dona Joana, empreendedora da Praça da Bíblia, participar dos cursos marca um novo momento para os comerciantes locais: “estou muito feliz com a iniciativa da Prefeitura de São Luís, o curso está sendo muito válido para nós. Entender melhor meus gastos e como controlá-los faz a requalificação da praça fazer ainda mais sentido pra gente. Estou ansiosa para a inauguração”, disse.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Luis
O programa conta com um Plano de Desenvolvimento Econômico que prevê a promoção da melhoria das condições de vida, a efetivação dos direitos sociais dos beneficiários dos projetos e a sustentabilidade das áreas requalificadas e entorno imediato, por meio de ações que incorporam o processo de inclusão social participativa.
Desde o início do programa, diversas ações (cadastros e levantamento do programa de necessidades) e atividades (oficinas e reuniões) têm sido realizadas envolvendo a comunidade e os comerciantes, que tiveram a oportunidade de influenciar o processo decisório das melhores alternativas para seus negócios no futuro espaço construído.
O presidente do Sindicato de Vendedores Ambulantes de São Luís, José de Ribamar Ferreira, conhecido como Ribinha, em sua participação em uma das oficinas, destacou a importância do processo e da participação popular. “Esse processo está sendo construído por todos e gostaria de parabenizar o idealizador dessa iniciativa”, pontuou.
O projeto
A Prefeitura de São Luís executa os projetos de revitalização por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), onde a região da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia, Praça da Bíblia, Parque do Bom Menino e Entorno foram contempladas por integrarem a parte histórica de São Luís.
As reformas destas áreas pretendem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população através da execução de paisagismo, urbanização, iluminação, mobiliário urbano, construção e reforma de quiosques, serviços de drenagem, pavimentação e sinalização horizontal e vertical, acesso a transporte público e dando condições de acessibilidade universal, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida, pedestres e ciclistas.
As obras são viabilizadas através de um acordo de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em um projeto que prevê a requalificação do Centro Histórico da cidade de São Luís.
Leave a Reply