Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Desafio promove soluções climáticas inovadoras no setor de turismo 

05/08/2024 por Juliana Bettini Deixe um comentário


O setor de turismo é altamente vulnerável às mudanças climáticas, especialmente devido à estreita conexão entre o capital natural, o clima e a atratividade dos destinos. A consequência disso, na prática, é destinos turísticos deixarem de ser atrativos por causa de impactos negativos sobre o capital natural, como secas, inundações, incêndios. Além disso, fenômenos como esses também aumentam o risco para visitantes e têm impacto sobre a infraestrutura local. Já as empresas do setor veem o custo dos seguros aumentar, o que coloca em dúvida a própria viabilidade financeira de seus negócios.  

Outro ponto dessa equação é o fato de que o setor de turismo também contribui para a emissão de gases de efeito estufa: estimativas indicam que o turismo pode ser responsável por entre 8% e 10% das emissões globais. E uma projeção do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente indica que as emissões diretas do setor e o consumo de água e energia gerados pelo turismo podem dobrar até 2050. Nesse contexto, acelerar a ação climática é essencial para a resiliência do setor.

No Brasil, o BID e o Ministério do Turismo têm trabalhado em conjunto em ações que permitam ao setor responder de forma adequada aos desafios associados às mudanças climáticas. A iniciativa mais recente é o Desafio InovaClima, que pretende identificar soluções inovadoras que contribuam para a redução de emissões do turismo brasileiro.  

Além de fomentar a inovação, a iniciativa também busca aumentar a competitividade do turismo brasileiro no cenário global, considerando que a integração de novas tecnologias é essencial para transformar o turismo em um motor de desenvolvimento econômico e sustentabilidade. 

O Turistech Hub está organizando esse processo de seleção, que receberá, até o dia 9 de agosto, propostas de startups brasileiras para promover a eficiência hídrica e a gestão sustentável de resíduos. Podem participar startups em estágio de operação ou tração, com soluções (“Business to Business”) ou B2B2C (“Business to Business to Consumer”). 

No tema eficiência hídrica, as soluções devem ter como foco redução de consumo de água, sistemas de reutilização, sensores de monitoramento hídrico e tecnologias de captação de água pluvial. No caso da gestão de resíduos, a prioridade é buscar tecnologias que transformem resíduos em biomassa ou biogás, tecnologias de reciclagem e soluções de compostagem, entre outras.  

Projetos selecionados serão pilotados em parceria com o Amarante e o Bourbon Hotéis que, assim como outros resorts, apresentaram os desafios que pretendem solucionar para um júri composto por integrantes do BID, do MTur e do Turistech Hub. O júri considerou o cenário dessas empresas os que mais ofereciam oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. No caso do Bourbon, o objetivo central é a redução do consumo de água, enquanto o Amarante Hotéis quer melhorar o processo de descarte de cocos.  

O ramo dos resorts tem a vantagem de reunir diversas características em um único negócio, o que permite que diferentes soluções sejam testadas em um único ambiente – soluções que depois podem ser aproveitadas tanto por meios de hospedagem, como por restaurantes, parques temáticos e destinos turísticos em geral.  

Além do projeto piloto, as startups selecionadas no Desafio InovaClima poderão participar de sessões de mentoria e terão oportunidades de conexão com agentes dos setores público e privado. O processo será concluído com o lançamento de um guia de boas práticas sobre como soluções tecnológicas podem contribuir para ações climáticas no turismo. 

Para ter acesso ao regulamento e enviar uma proposta para o desafio, basta acessar o site: https://www.turistechhub.com.br/desafio-inovaclima  


Arquivado em:Meio ambiente, Turismo sustentável Marcado com:inovação, meio ambiente, tecnologia, turismo sustentável

Juliana Bettini

Especialista em Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atua na representação do BID no Brasil desde 2015. Lidera a carteira de projetos financiados pelo Banco no setor de turismo no país, além de atuar em outros projetos na América Latina e Caribe. Com 15 anos de atuação no setor de turismo, dedicou grande parte de sua carreira ao planejamento estratégico de destinos e negócios turísticos e a estudos de mercado setoriais. Formada em Turismo pela USP, tem especialização na área de Pesquisa de Mercado e Mestrado em Planejamento e Gestão de Destinos pela Universidade de Alicante, Espanha.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Inovação para a competitividade dos destinos turísticos: caminhos a serem trilhados
  • Turismo e Mudança Climática: quais os caminhos possíveis?
  • Caminhos para superar quatro desafios do turismo no Brasil

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube