Ter mulheres em posições de liderança nas organizações é uma escolha estratégica. Um estudo que analisou mais de mil empresas de capital aberto em 12 países revelou que aquelas com maior presença feminina em cargos executivos tinham 21% mais chances de superar suas concorrentes em lucratividade e geravam 27% mais valor no longo prazo. As evidências mostram que a liderança feminina impulsiona o crescimento econômico e a produtividade das empresas.
Além disso, as mulheres estão plenamente qualificadas para ocupar esses espaços. Na América Latina, 6 em cada 10 mulheres ingressam no ensino superior, em comparação com menos da metade dos homens. No entanto, essas vantagens educacionais ainda não se refletem em um acesso equitativo aos cargos de decisão nas organizações.
Nas empresas da América Latina e do Caribe, apenas 15% dos assentos em conselhos administrativos são ocupados por mulheres, e só 11% dos cargos de alta liderança são preenchidos por elas. Em um mundo do trabalho onde a equidade ainda é um desafio, reduzir as lacunas de liderança exige reconhecer o talento e as capacidades das mulheres e promover uma agenda de igualdade de oportunidades que garanta seu acesso a espaços decisórios.
Como fortalecer as habilidades e ampliar as oportunidades de liderança para as mulheres?
Os cursos online têm ampliado o acesso a ferramentas de desenvolvimento profissional, permitindo que mais pessoas fortaleçam suas competências onde quer que estejam. Também nos países da América Latina e no Caribe, a participação feminina na educação online tem avançado de forma significativa.
Reconhecendo essa oportunidade, o BID transformou um curso presencial em um curso online massivo e aberto (MOOC, na sigla em inglês), com o apoio das Iniciativas de Paridade de Gênero (IPG). As IPG promovem parcerias entre os setores público e privado para reduzir as desigualdades em cargos de liderança e fomentar a igualdade de oportunidades para mulheres e homens no emprego e no empreendedorismo.
O curso “Mulheres na liderança: potencialize suas habilidades e impulsione a mudança” é uma ferramenta acessível globalmente, disponível em espanhol, inglês e português. Desde seu lançamento em 2021, mais de 20 mil mulheres já participaram, fortalecendo suas habilidades de liderança por meio de conteúdos sobre autoconhecimento, inteligência emocional, marca pessoal, comunicação de alto impacto e estratégias de liderança. A versão em português, também disponibilizada em parceria com a Enap, a Escola Nacional de Administração Pública, já formou mais de 5 mil mulheres.

Inscreva-se no curso de liderança aqui
Vozes femininas que comprovam o impacto
As mulheres que concluíram o curso não apenas adquiriram habilidades para gestão e tomada de decisões, como também aumentaram sua autoconfiança para se candidatarem a cargos de liderança. Muitas delas conseguiram promover mudanças concretas em suas organizações, abrindo caminho para outras mulheres.
“Graças ao que aprendi neste curso, consegui implementar um novo sistema de reciclagem de resíduos na organização. Isso permitiu reciclar tanto materiais sólidos quanto orgânicos que antes eram descartados, gerando novos recursos que agora podemos reinvestir no projeto.” – Carlota, Honduras (2024)
Para ampliar ainda mais o impacto, o curso foi adaptado para três modalidades:
- Salas de aula virtuais especializadas (Equador e Brasil)
- Programas online com sessões de coaching (Belize e Honduras)
- Programas presenciais com coaching (Guatemala)
“…graças ao programa, desenvolvi habilidades que me ajudaram a concretizar alianças estratégicas, gerando oportunidades para as mulheres da nossa comunidade.” – Ximena, México (2024)
Esses relatos demonstram que, quando oportunidades são oferecidas, as mulheres estão prontas para liderar. As habilidades desenvolvidas no curso permitiram que elas transformassem desejo em ação, promovendo iniciativas de alto impacto.
Se você está em busca de um espaço para desenvolver sua liderança — ou apoiar o desenvolvimento de sua equipe — inscreva-se neste curso virtual e junte-se às mais de 20 mil mulheres que já deram esse passo.
Inscreva-se no curso de liderança aqui
Texto também disponível em inglês e espanhol, no blog ¿Y si hablamos de igualdad?
Leave a Reply