Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Conheça curso online que vem impulsionando o poder transformador das mulheres na liderança

21/05/2025 por Analia Avella - Andrea Leonelli - Flor Rodriguez Deixe um comentário


Ter mulheres em posições de liderança nas organizações é uma escolha estratégica. Um estudo que analisou mais de mil empresas de capital aberto em 12 países revelou que aquelas com maior presença feminina em cargos executivos tinham 21% mais chances de superar suas concorrentes em lucratividade e geravam 27% mais valor no longo prazo. As evidências mostram que a liderança feminina impulsiona o crescimento econômico e a produtividade das empresas.

Além disso, as mulheres estão plenamente qualificadas para ocupar esses espaços. Na América Latina, 6 em cada 10 mulheres ingressam no ensino superior, em comparação com menos da metade dos homens. No entanto, essas vantagens educacionais ainda não se refletem em um acesso equitativo aos cargos de decisão nas organizações.

Nas empresas da América Latina e do Caribe, apenas 15% dos assentos em conselhos administrativos são ocupados por mulheres, e só 11% dos cargos de alta liderança são preenchidos por elas. Em um mundo do trabalho onde a equidade ainda é um desafio, reduzir as lacunas de liderança exige reconhecer o talento e as capacidades das mulheres e promover uma agenda de igualdade de oportunidades que garanta seu acesso a espaços decisórios.

Como fortalecer as habilidades e ampliar as oportunidades de liderança para as mulheres?

Os cursos online têm ampliado o acesso a ferramentas de desenvolvimento profissional, permitindo que mais pessoas fortaleçam suas competências onde quer que estejam. Também nos países da América Latina e no Caribe, a participação feminina na educação online tem avançado de forma significativa.

Reconhecendo essa oportunidade, o BID transformou um curso presencial em um curso online massivo e aberto (MOOC, na sigla em inglês), com o apoio das Iniciativas de Paridade de Gênero (IPG). As IPG promovem parcerias entre os setores público e privado para reduzir as desigualdades em cargos de liderança e fomentar a igualdade de oportunidades para mulheres e homens no emprego e no empreendedorismo.

O curso “Mulheres na liderança: potencialize suas habilidades e impulsione a mudança” é uma ferramenta acessível globalmente, disponível em espanhol, inglês e português. Desde seu lançamento em 2021, mais de 20 mil mulheres já participaram, fortalecendo suas habilidades de liderança por meio de conteúdos sobre autoconhecimento, inteligência emocional, marca pessoal, comunicação de alto impacto e estratégias de liderança. A versão em português, também disponibilizada em parceria com a Enap, a Escola Nacional de Administração Pública, já formou mais de 5 mil mulheres.

Inscreva-se no curso de liderança aqui

Vozes femininas que comprovam o impacto

As mulheres que concluíram o curso não apenas adquiriram habilidades para gestão e tomada de decisões, como também aumentaram sua autoconfiança para se candidatarem a cargos de liderança. Muitas delas conseguiram promover mudanças concretas em suas organizações, abrindo caminho para outras mulheres.

“Graças ao que aprendi neste curso, consegui implementar um novo sistema de reciclagem de resíduos na organização. Isso permitiu reciclar tanto materiais sólidos quanto orgânicos que antes eram descartados, gerando novos recursos que agora podemos reinvestir no projeto.” – Carlota, Honduras (2024)

Para ampliar ainda mais o impacto, o curso foi adaptado para três modalidades:

  • Salas de aula virtuais especializadas (Equador e Brasil)
  • Programas online com sessões de coaching (Belize e Honduras)
  • Programas presenciais com coaching (Guatemala)

“…graças ao programa, desenvolvi habilidades que me ajudaram a concretizar alianças estratégicas, gerando oportunidades para as mulheres da nossa comunidade.” – Ximena, México (2024)

Esses relatos demonstram que, quando oportunidades são oferecidas, as mulheres estão prontas para liderar. As habilidades desenvolvidas no curso permitiram que elas transformassem desejo em ação, promovendo iniciativas de alto impacto.

Se você está em busca de um espaço para desenvolver sua liderança — ou apoiar o desenvolvimento de sua equipe — inscreva-se neste curso virtual e junte-se às mais de 20 mil mulheres que já deram esse passo.

 Inscreva-se no curso de liderança aqui

Texto também disponível em inglês e espanhol, no blog ¿Y si hablamos de igualdad?


Arquivado em:Educação, Gênero Marcado com:educação, lideranças femininas, MOOC

Analia Avella

Analía Avella é consultora da Divisão de Gênero e Diversidade do BID. Tem ampla experiência no acompanhamento do setor empresarial para o desenvolvimento de planos de ação e implementação de políticas corporativas de igualdade de gênero e inclusão. Também integrou diversos gabinetes técnicos no poder público, desenvolvendo programas de vinculação e apoio ao setor privado. É formada em Economia pela Universidade de Buenos Aires e tem especialização em Governança Corporativa, Compliance e Controle de Riscos pela Universidade San Andrés.

Andrea Leonelli

Andrea Leonelli é especialista em Conhecimento e Aprendizagem e apoia o Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Econômico e Social (INDES) na gestão de projetos de aprendizagem e no desenho instrucional para o desenvolvimento de soluções de aprendizado online voltadas para o fortalecimento de capacidades e competências na região. Especialista em e-learning, foi docente no Brasil durante vários anos e sempre busca aprender mais sobre o uso de tecnologias como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem. É pedagoga, com mestrado em Educação pela Universidade de Montreal e tem mais de 15 anos de experiência no desenho de cursos online para organizações internacionais como BID, OEA e FMI.

Flor Rodriguez

Flor Rodriguez é consultora da Divisão de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Tem ampla experiência em planejamento estratégico e implementação de projetos em organismos internacionais e entidades governamentais, com trajetória em El Salvador, Panamá e Estados Unidos. Contribui para o fortalecimento e eficiência de programas de gênero na América Latina e no Caribe há mais de seis anos. É formada em Relações Internacionais pela Universidade de El Salvador, com mestrado em Ciências Políticas obtido na Coreia do Sul e em Diplomacia, obtido em El Salvador.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Por que as mulheres afrodescendentes são um talento pouco aproveitado pelo setor privado
  • Como e por que criar um programa on-line de liderança para mulheres
  • América Latina e Caribe precisam de uma agenda de gênero mais ambiciosa para colocar e manter as mulheres na liderança do setor público

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube