Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Como o comportamento afeta as políticas públicas? Descubra no curso Economia do Comportamento

03/06/2022 por Déborah Martínez Deixe um comentário


Como as pessoas tomam decisões? Como o comportamento afeta as políticas públicas? E os formuladores de políticas podem induzir as pessoas a fazer coisas que irão beneficiá-las e à sociedade em geral?

Muitas questões relacionadas ao sucesso das políticas públicas se resumem a um fator, por vezes, pouco estudado: o comportamento humano. No curso Economia do Comportamento para Melhores Políticas Públicas, focamos nessa questão fundamental e ensinamos como o comportamento das pessoas pode afetar as políticas públicas e como esse conhecimento pode ser incorporado ao desenho de melhores políticas.

Criado por especialistas em educação online e apoiado por muitos especialistas em Economia do Comportamento no BID, o curso tem conteúdo gratuito, individualizado e interativo que ensina princípios econômicos básicos para aqueles que são novos na área; dá ideias a profissionais experientes para aplicar em seu trabalho e fornece aos instrutores material para compartilhar com seus alunos.

Os quatro módulos do curso ensinam conceitos-chave de Economia do Comportamento e se aprofundam na teoria por trás de nossas ações aparentemente “irracionais”, incluindo os preconceitos que impulsionam nosso comportamento. Também introduzem ferramentas comportamentais que podem ajudar a desenvolver intervenções para a mudança comportamental, como o ’empurrãozinho’ ou “nudge”, em inglês.

Mas este não é um curso estritamente teórico. As aulas incluem vários casos da vida real que permitem ao aluno aplicar os conceitos aprendidos durante as seções anteriores, além de um jogo sobre desenho de políticas, no qual o aluno toma decisões com consequências hipotéticas.

Uma nova edição do curso em português está chegando! Inscreva-se até 12 de junho e garanta o seu lugar! Veja mais informações sobre o conteúdo das aulas aqui.

Milhares de pessoas já participaram

Nós já oferecemos 12 edições do curso em espanhol, três em inglês e duas em português. Até o momento, 4.833 participantes de 62 países, a maioria da América Latina, concluíram com sucesso nosso curso. Mais e mais pessoas nos contataram para dizer como o aprendizado impactou suas vidas e a Superintendência de Bancos da República Dominicana até criou uma nudge unit (como são conhecidos os grupos dedicados a aplicar a Economia do Comportamento em instituições). Este é apenas um dos muitos casos de instituições que incorporaram os insights do curso em sua prática de políticas públicas.

Os professores de outros tópicos também estão sugerindo a seus alunos que participem do curso, para que possam aplicar ferramentas comportamentais ao seu trabalho. Como resultado, estamos agora executando intervenções com um grupo crescente de profissionais.

Certificados por país de residência. Observação: o mapa mostra os certificados concedidos aos participantes que concluíram o curso com sucesso. O número de certificados corresponde a todas as edições em inglês, espanhol e português.

Para quem tiver interesse, o nosso Grupo de Economia do Comportamento também possui em seu site um repositório do trabalho do BID na área. Lá, você pode ver uma brochura com os principais destaques. Também deixamos aqui o convite para você consultar duas publicações com informações sobre a nossa metodologia e uso da Economia do Comportamento relacionada à saúde, mais especificamente relacionada à COVID-19. As publicações estão disponíveis aqui e aqui.

Leia mais:

Por que a Economia do Comportamento é a próxima fronteira que a gestão pública precisa cruzar
Como a economia do comportamento pode melhorar nossas decisões durante a pandemia?

Arquivado em:Gestão pública Marcado com:curso gratuito, curso online, economia, economia do comportamento, políticas públicas, saúde, sociedade

Déborah Martínez

Déborah Martínez é pesquisadora associada sênior em economia comportamental no Departamento de Pesquisa do BID. Ela possui mestrado em Economia pela George Mason University e é bacharel em Economia e Finanças pela Universidade do Texas em El Paso. Antes de ingressar no Grupo de Economia Comportamental do BID, ela trabalhou como Associada Sênior na ideas42, onde aplicou a economia comportamental à tomada de decisões financeiras na América Latina e doações nos EUA.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Por que a Economia do Comportamento é a próxima fronteira que a gestão pública precisa cruzar
  • Como a economia do comportamento pode melhorar nossas decisões durante a pandemia?
  • Como preparar uma consulta pública significativa? Três dicas infalíveis!

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube