Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Como impulsionar o turismo em Salvador com a transformação social de jovens e adolescentes

17/12/2020 por Maria Aurea Mascarenhas - Taís Viana - Elizabeth Domingos - Ruth Buarque Deixe um comentário


Atraídos pela presença de turistas, dezenas de adolescentes e jovens adultos, com poucas perspectivas de emprego formal e renda, circulam todos os dias na região do Centro Histórico de Salvador, uma área histórica e principal ponto turístico da cidade.

Ciente dessa situação, a Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR) iniciou um projeto, no contexto do Programa de Desenvolvimento Turístico da Bahia (Prodetur Nacional Bahia), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para dar a esses jovens autoestima e capacidade de encontrarem qualificação profissional – o projeto Coligados.

Ao longo de doze meses, 125 participantes passaram por cursos e atividades oferecidos pelo Consórcio PRACATUM/ISI, com o objetivo de inseri-los também do ponto de vista social e lúdico, em uma iniciativa que mostrou a importância do empoderamento da juventude.

Curso: Beleza afro

Histórias de vida

O projeto começou por meio de uma análise minuciosa da história de vida de 125 pessoas de 15 a 24 anos em situação de risco social no entorno do Centro Histórico e Centro Antigo de Salvador.

A análise procurou entender, para cada um dos assistidos: suas histórias de vida, suas relações e renda familiares, situação de emprego de pai e mãe. Também se considerou o fato de que alguns já haviam morado na rua e estiveram envolvidos em atos de delinquência, além de já terem vivenciado outros projetos sociais sem muito êxito.

A trajetória de mudança foi impulsionada pela oferta de cinco cursos de qualificação profissional relacionados às atividades culturais e turísticas da identidade baiana: Jovem Cozinheiro, Auxiliar de Padeiro, Moda, Música e Beleza Afro. Os cursos foram divididos em aulas teóricas e práticas e planejadas para dar independência, autonomia e confiança aos adolescentes e jovens, além de guiá-los para o mercado de trabalho formal na perspectiva de serem micro empreendedores individuais (MEI). 

Para atingir esses objetivos e engajar os participantes, o projeto elegeu como norteadores a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe.

Curso: Jovem Cozinheiro

Com o objetivo de manter a frequência e a motivação dos adultos e jovens, ofertaram-se ajuda de custo para o transporte, duas refeições diárias e fardamento. Os cursos foram instituídos no turno oposto ao das aulas na escola regular, e os coordenadores mantiveram parceria com as instituições de ensino e um diálogo frequente com as famílias, a fim de garantir que os adolescentes e jovens não abandonassem os estudos tradicionais.

Por se tratar de um público heterogêneo, o projeto também priorizou valores de liberdade, igualdade, não-discriminação e dignidade. Os jovens também aprenderam a importância do pluralismo e da laicidade para o convívio em sociedades democráticas.

Vários desafios e dificuldades foram enfrentados até que cada profissional ministrante dos cursos, pudesse entender cada situação apresentada. Para conquistar a confiança de cada aluno, foi necessária muita sensibilidade para entender cada atitude e as histórias de vidas apresentadas por vezes de maneira sigilosa, outras vezes para o grupo.

Crescimento pessoal e profissional

Curso de Música e Percussão

Ao longo de um ano, foi possível perceber o ganho de autonomia de cada aluno. Os próprios participantes reconheceram o crescimento nas rodas de conversas, recurso utilizado para dar suporte e compreender e ajudar os jovens em suas relações, por vezes tão complexas.

Ao fim, 110 adolescentes e jovens foram certificados de forma exitosa. E mais do que um certificado, eles ganharam vivências por meio de festivais de música nos espaços do Pelourinho, em que também foi possível apresentarem suas produções culinárias, artesanais, e de beleza afro. Agora, aptos para o mercado de trabalho, são capazes de enfrentar os desafios e saber lidar com as adversidades nesses novos tempos de Pandemia.

O principal ponto turístico de Salvador traz hoje novas perspectivas para os adolescentes e jovens qualificados no Projeto Coligados e mostra a importância e a potencialidade da inclusão social de cenários turísticos, desde que se entendam as dimensões sociais, psicológicas e afetivas envolvidas.

Curso: Ajudante de Padeiro

VÍDEO


Arquivado em:Ideação, Turismo sustentável Marcado com:adolescentes, formação profissional, jovens, turismo

Maria Aurea Mascarenhas

Soteropolitana, formação: Assistente Social/UCSal; Historiadora/UCSal; Estudos Sociais/UNEB, Pós-graduada em Saúde Pública e Administração Hospitalar, UNAERP/SP; Ciência e Filosofia/UCSal; Mestrado em Família/UCSal. Servidora de carreira há mais de 30 anos no serviço público; autora do Projeto Social “Cuidar do Cuidador”, para o Agente Penitenciário, publicado em D.O.E em 2010; Projeto: “O Cinema Vai ao Cárcere” para o privado de liberdade, 2008; realização de Exams e Criminológicos/ Secretaria de Administração Penitenciária-SEAP; experiências em Projetos Sociais na Superintendência de Assistência Social-SAS/SJDHDS; professora da rede pública e Vice-Diretora por 8 anos (aposentada). Atualmente, a disposição da Secretaria de Turismo do Estado, acompanhando alguns projetos sociais do PRODETUR/BA. Tendo com foco principal o bem-estar coletivo e a integração dos indivíduos na sociedade, de modo que possam tomar decisões a partir do seu próprio esforço.

Taís Viana

Turismóloga, bahiana, possui especialização em Docência do Ensino Superior pela Associação Baiana de Educação e Cultura/CEPPEV/FVC, pós-graduanda em Planejamento de Cidades pela UCSAL/SSA e extensão em Gestão de Destinos Turísticos e Avaliação das Potencialidades dos Destinos Turísticos pela George Washington University´s International Institute of Tourism. Na SETUR, desde 2002, atua com foco na gestão descentralizada do turismo e suas instâncias de governança, além de experiências em acompanhamento de programas, projetos turísticos e planos de gestão municipal, incluindo desenvolvimento de sistema de georreferenciamento da oferta turística e redes de turismo. Atualmente na coordenação de projetos sociais do PRODETUR Nacional Bahia, programa financiado pelo BID, com ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva do turismo.

Elizabeth Domingos

Elizabeth Domingos integra a equipe da empresa TPF Engenharia, que atua no Brasil há mais de 50 anos, no apoio à Secretaria de Turismo da Bahia no gerenciamento do PRODETUR Nacional Bahia, especificamente na coordenação das ações sociais e ambientais do programa (2017-atual). Em suas experiências profissionais estão outros programas financiados pelo BID, na coordenação socioambiental das intervenções do PRODETUR Nacional Pernambuco (2012-2017) e na supervisão ambiental do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (2005-2012), com serviços de saneamento básico e proteção ambiental simultâneos em 43 municípios nas áreas urbanas e rurais. Além, de servir como voluntária por mais de 10 anos como líder de uma associação de apoio à família e suporte à comunidade local, coordenando um grupo de mais de 500 pessoas. Graduada em Serviço Social pela UNICAP e pós-graduada em Educação Ambiental pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE.

Ruth Buarque

Ruth Buarque é Assistente Social formada pela PUC/SP, com especialização em Terceiro Setor pela USP/FIA/CEATS e mediadora judicial formada pela Unicorp – Universidade Corporativa do TJBA e em Direitos Humanos, Mediação de Conflitos e Cidadania. Estagiou por dois anos na empresa Brahma na área de administração de benefícios e RH. Morou em Havana/Cuba onde estudou desenvolvimento social e vivência comunitária na Universidad de la Habana. Trabalhou por 7 anos no Conselho da Comunidade Solidária e no Programa Artesanato Solidário, em Brasília e São Paulo, na área de assessoria, acompanhamento e avaliação de projetos sociais, culturais e gestão de negócios da Central ArteSol com ênfase na prática de comércio justo, experiência em rodadas de negócios e mostras culturais, elaboração de documentário institucional e participante do Comitê de Avaliação dos Projetos do Programa Universidade Solidária e do Programa Capacitação Solidária. Desde 2005 atua como Diretora de Desenvolvimento Social da Associação Pracatum (Salvador/BA), desenvolvendo ações de atendimento social em comunidade, projetos educacionais, sociais e culturais e educadora social no projeto internacional Campamento de la Paz.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Qual a importância da educação para o turismo?
  • O que a preparação da Baía de Todos-os-Santos para se tornar polo de turismo e esportes náuticos tem a nos ensinar
  • A capacitação profissional é capaz de reduzir os casos de gravidez na adolescência?

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube