Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Caminhos para fortalecer a capacitação de gestores públicos

20/10/2022 por Morgan Doyle - Diogo Costa Deixe um comentário


Ter profissionais bem preparados e bem preparadas é essencial para que processos inovadores sejam iniciados e desenvolvidos de forma eficiente na administração pública. E não importa qual a área em que um projeto está sendo planejado, o talento humano será sempre a peça principal necessária para mover a engrenagem que trará soluções efetivas.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) têm trabalhado conjuntamente em várias iniciativas direcionadas ao fortalecimento de capacidades de gestores públicos. E agora dá mais um passo, com a assinatura de um acordo que permitirá ampliar a colaboração, gerando ainda mais impacto a partir dos conhecimentos adquiridos por servidores e servidoras.

Mas antes de contar as novidades, vamos relembrar algumas ações que já temos em conjunto:  

  • O BID desenvolveu um curso online sobre contratações de encomendas tecnológicas, junto com o Tribunal de Contas da União, que está disponível na Escola Virtual da Enap. O curso aborda a caracterização das encomendas tecnológicas, a legislação que as regulamenta e o processo de planejamento, gestão e controle da contratação deste instrumento de compra pública de inovação. Trata-se de uma formação bastante especializada, que promove uma jornada profunda de aprendizado sobre um instrumento de vanguarda, permitindo a criação de novas soluções para os complexos desafios do setor público.  
  • O BID também apoia há quatro anos a Semana de Inovação Enap. É um evento que fomenta uma intensa e frutífera troca de ideias com especialistas do mundo todo, alcançando milhares de pessoas. Em 2022 foi realizada a oitava edição, com a participação do BID na sessão de abertura e em outros quatro painéis da programação (veja aqui as apresentações do palco principal).
  • A plataforma Desafios da Enap, que conta com o apoio do BID, busca solucionar problemas públicos com a participação da sociedade por meio da conexão entre demandas e provedores de soluções. Também promove conteúdos sobre inovação aberta e gestão pública.
  • O BID tem participado ainda do programa Líderes que Transformam, lançado em janeiro de 2022, e que possibilita a seleção competitiva de lideranças no governo federal.

Novas possibilidades

Estes são exemplos de uma colaboração que busca disseminar conhecimento de fronteira. E o documento assinado agora abre caminho para avançarmos neste sentido, expandindo o alcance de produtos do BID para a plataforma EV.G, que já contabiliza mais de 6 milhões de inscritos, em mais de 400 cursos.

As oportunidades de aprendizado também poderão ser disponibilizadas na AcademiaBID, que conta com 17 anos de experiência em e-learning, reúne conteúdos em quatro idiomas, disseminados em mais de 200 cursos por ano, que já atraíram mais de 2 milhões de estudantes de toda a América Latina e Caribe. Aliás, o alcance do BID em toda a região permitirá a produção de novos conteúdos voltados para a administração pública e/ou adaptação dos já existentes para os idiomas espanhol e inglês, atendendo assim a audiência de países vizinhos, que poderá se beneficiar do que é gerado aqui.

Conhecimento sem limites

As questões ligadas à inovação são o foco principal da parceria entre BID e Enap, mas todo tema de relevância estratégica para o país poderá ser promovido. Um exemplo são assuntos relacionados com práticas ESG (salvaguardas socioambientais e de governança), que devem ser consideradas de maneira transversal na implementação de projetos na administração pública. 

Ou ainda, formações direcionadas à estruturação de projetos de parceria público-privadas, que se tornaram essenciais para o crescimento produtivo, econômico e social dos países da América Latina e Caribe. O Brasil é um dos países com melhor ambiente para PPPs na região, o que aumenta o espaço para profissionais se envolverem com essa área na administração pública.

As oportunidades são inúmeras, e tanto a Enap como o BID têm experiência de sobra para avançar em diversos programas. Caminhamos juntos para continuar contribuindo para aprimorar o serviço público no Brasil, melhorando a vida das pessoas.

Leia mais

Quer fazer parte da transformação digital dos serviços públicos? Participe do curso online gratuito ‘Design de Projetos de Governo Digital’

Arquivado em:Educação, Gestão pública Marcado com:capacitação, educacao, gestão pública, inovação

Morgan Doyle

Morgan Doyle é representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil, supervisionando a programação do Banco e o diálogo no país. Ao longo de mais de 2o anos de carreira no BID, foi representante no Uruguai (2017-2020), Equador (2013-2017) e assessor principal para a Vice-Presidência de Setores e Conhecimento. Liderou várias operações do setor financeiro, trabalhando com agências-chave do setor público envolvidas em financiamento de habitação e apoio a pequenas e médias empresas, gestão de dívida, regulação e supervisão do setor financeiro e transações com garantias, entre outros. Possui licenciatura e mestrado em Desenvolvimento Internacional pela Universidade Brown e recebeu várias distinções acadêmicas, incluindo uma bolsa Fullbright e uma bolsa de pesquisa da Fundação Interamericana (IAF).

Diogo Costa

Diogo Costa é Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis e mestre em Ciência Política pela Columbia University. Foi pesquisador no Cato Institute e na Atlas Network em Washington, professor de ciência política no Ibmec de Belo Horizonte (MG) e Adam Smith fellow e Humane Studies fellow pelo Institute for Humane Studies e John Blundell scholar pelo Adam Smith Institute.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • “Líderes que Transformam”: aprimorando a meritocracia, a transparência e a legitimidade no Serviço Público Brasileiro
  • Aprendizagem online: a próxima fronteira para capacitar servidores públicos no Brasil?
  • Como ter times de gestores públicos superprofissionais nos governos? Guia traz recomendações

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube