Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

BID UrbanLab Brasil: uma onda de ideias inovadoras

15/08/2017 por Autor invitado Deixe um comentário


Márcia Casseb*

“Ideias inovadoras de revitalização podem resgatar a identidade do bairro da Ribeira, além de torná-lo um exemplo de transformação urbana no Brasil”. A embaixadora do concurso BID UrbanLab Brasil, Roberta Sá, expressa o quão importante são os centros históricos, assim como sua revitalização tem o potencial de promover sinergias entre múltiplas dimensões – cultural, social, econômica e urbana – para converter-se em uma centralidade vibrante na cidade.

O concurso universitário é destinado a buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), em parceria com estudantes, professores universitários e jovens profissionais. O objetivo é que, por meio do concurso, se estabeleça um diálogo, por meio de uma rede formada por acadêmicos e jovens profissionais para que possam refletir sobre questões relacionadas ao desenvolvimento urbano de forma a contribuir para um melhor planejamento das cidades da região.

O BID, por meio da sua Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD), acredita que a inovação e a criatividade acontecem muito mais nas universidades do que nas salas de reunião, por isso decidiu trabalhar uma estratégia mais participativa, dinâmica e multissetorial, lançando o concurso BID UrbanLab como uma linha de trabalho formal para o Banco fortalecer o trabalho nas cidades, incentivar novos projetos urbanos e promover uma rede participativa inovadora.

A cidade de Natal – capital do Estado do Rio Grande do Norte – foi a primeira cidade brasileira a receber o concurso. Nesta edição, participaram apenas universidades brasileiras, cada equipe que participou precisou desenvolver um projeto urbanístico, social e patrimonial de caráter integral, multissetorial, inovador e sustentável, para um polígono de intervenção no histórico bairro da Ribeira.

Durante dois meses, equipes multidisciplinares de todo o Brasil prepararam seus projetos com material escrito e gráfico para destacar o caráter inovador de suas propostas, no dia 5 de agosto de 2017 a FASE I do concurso foi encerrada. Foram recebidas 40 propostas, de 31 universidades e de 16 cidades brasileiras.

No dia 21 de agosto serão publicadas, na página oficial do BID UrbanLab Brasil, as equipes finalistas que vão ter a chance, até o mês de novembro, de aprofundar o desenvolvimento do projeto. Um membro de cada equipe finalista, acompanhado do docente supervisor, terá a oportunidade de apresentar seu projeto final à banca de jurados do concurso e a especialistas internacionais na sede do BID, em Washington, D.C., convidados pela Comissão Organizadora do BID UrbanLab.

Entre fevereiro e março de 2018 a equipe vencedora do concurso poderá validar e adaptar a sua proposta urbana, trabalhando na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, em parceria com técnicos locais, a Prefeitura de Natal, especialistas do BID, do Ministério das Cidades, da CAIXA e outros atores relevantes.

A todos os estudantes, jovens profissionais e docentes supervisores do Brasil queremos agradecer o esforço, a dedicação e o entusiasmo de fazer parte desta convocatória que representa uma grande oportunidade acadêmica e profissional, assim como a construção de uma rede universitária, única no país, para debater os paradigmas do desenvolvimento urbano oferecendo possibilidades para melhorarmos juntos lugares e vidas.

Conheça os detalhes sobre o desafio do BID UrbanLab Brasil e a embaixadora do concurso.

 

*Márcia Casseb é especialista sênior em Desenvolvimento Urbano e Saneamento do BID no Brasil.


Arquivado em:Ideação Marcado com:#cidade, BID UrbanLab Brasil, centro histórico da Ribeira, cidade de Natal, cidades, concurso universitário, desenvolvimento urbano, planejamento das cidades, projetos urbanísticos, resultado UrbanLab Brasil, Rio Grande do Norte, RN, Roberta Sá, soluções criativas, transformação urbana, universidades, universitários, UrbanLab

Autor invitado

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Cidades Médias: a hora de pensar é agora
  • Que venha 2016!
  • Ciclovias abertas da América Latina

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube