Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Araras (SP): parceria com a distribuidora local resultou em eficiência energética e economia de recursos do município

15/07/2021 por Wesly Jean Deixe um comentário


O município de Araras (SP) reúne um conjunto significativo de ações voltadas à eficiência energética, adotadas por meio de parceria com a Elektro, distribuidora de energia que atende a cidade. Em março deste ano, a Prefeitura deu o pontapé inicial para mais uma iniciativa para ampliar a eficiência energética e, com isso, poupar recursos públicos.

Como parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Elektro, a iluminação pública da região central da cidade está sendo atualizada, com a substituição das lâmpadas a vapor de sódio por modelos a LED. Não haverá custos para o erário público. O convênio de cooperação, firmado entre o município e a concessionária, previa que cerca de 1.500 pontos recebam a nova iluminação. O prefeito de Araras, Pedro Eliseu Filho, calcula que a iniciativa proporcionará uma redução de R$ 1,6 milhão na conta de luz do município, em quatro anos.

Nos cálculos da Elektro, a energia a ser poupada é o equivalente ao consumo de 280 famílias, ao longo de um ano. As novas lâmpadas deverão representar uma redução de cerca de 50% no atual consumo de energia em iluminação pública. A Elektro informou também que as parcerias com prefeituras de sua área de concessão contemplarão a troca de mais de 5 mil pontos de iluminação pública por tecnologia LED, ao longo de 2021.

Além do menor consumo de energia, as lâmpadas a LED também oferecem custos de manutenção bem inferiores aos das lâmpadas convencionais, graças a uma vida útil maior. Outra característica é a significativa melhoria na iluminação dos ambientes públicos. A nova tecnologia também tem como diferencial importante, em relação aos modelos convencionais, o fato de não utilizar metais pesados em sua fabricação. Isso evita os riscos ambientais envolvidos no descarte das lâmpadas queimadas.

Há ainda outro projeto de eficiência energética em curso, voltado para a Educação: as escolas municipais irão incluir o tema eficiência energética entre as disciplinas escolares. A parceria envolve o treinamento de professores e a disponibilização de uma plataforma online.

As parcerias entre a administração municipal e a concessionária já resultaram em outras iniciativas visando ampliar a eficiência energética. Uma delas envolveu, no começo da década passada, a implantação de um sistema de monitoramento de bombas e substituição de equipamentos do Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saema), autarquia municipal que cuida do tratamento e fornecimento de água na cidade. A iniciativa também foi parte do PEE da Elektro.

Outro projeto executado como parte do PEE foi a entrega de cerca de 16 mil lâmpadas mais eficientes para mais de 3.300 famílias de baixa renda, no município. O objetivo foi substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, mais econômicas e eficientes. A iniciativa envolveu consumidores residenciais com tarifa social de baixa renda.

O avanço do LED é apenas uma amostra do potencial que o poder público municipal possui para implementar projetos de eficiência energética e impulsionar uma retomada econômica verde. Para dar apoio a essas iniciativas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou a campanha “Enerflix: valorizar a cidade, iluminar o futuro”, cujo propósito é apoiar gestores e servidores públicos nas cidades brasileiras, oferecendo, por meio da plataforma tecnológica Enerflix, cursos de formação, simuladores e uma metodologia para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética e geração distribuída de forma gratuita e amplamente acessível.

Plataforma grátis ajuda a preparar e avaliar projetos de eficiência energética
Caxias do Sul (RS): maior atenção à conta de luz traz benefícios e gera economia

Arquivado em:Energia Marcado com:eficiência energética, energia, energia limpa, energia renovável, gestão pública, municípios, sustentabilidade

Wesly Jean

*Wesly Jean é consultor externo da divisão de energia (ENE) do BID desde 2019. Atua com projetos de gestão inteligente de energia e eficiência energética em prédios públicos, Iluminação Pública e Geração Distribuída em municípios brasileiros. É doutorando pela Universidade de Brasília, possui mestrado em Ciências Mecânicas pela mesma instituição e graduação em Engenharia de Produção.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Sua cidade consome energia de maneira inteligente?
  • Eficiência energética: como identificar sinergias entre a gestão financeira e a ambiental
  • Caxias do Sul (RS): maior atenção à conta de luz traz benefícios e gera economia

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube