Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Aprendizagem online: a próxima fronteira para capacitar servidores públicos no Brasil?

09/04/2019 por Stella Porto 1 Comentario


No Brasil, o ensino a distância (EAD) vem crescendo de maneira sem precedentes, no ambiente universitário, educativo e corporativo. Somente nas universidades 1,5 milhão de estudantes estavam ativos na modalidade em 2018. A expansão aconteceu especialmente a partir de 2005, quando a EAD foi reconhecida como modalidade de ensino no país. Estima-se que em 2023, o ensino superior a distância já corresponderá a 51% do mercado brasileiro.

Esta onda crescente também vem alcançando o setor público brasileiro. Considerando as dimensões continentais e a necessidade constante de atualização, vários órgãos como ministérios, tribunais de contas, secretarias estaduais e municipais, e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) vêm adotando ferramentas online para capacitar gestores e funcionários públicos, que hoje somam mais de 11 milhões no país.

Desde 2017, o Brasil conta com o Portal Único de Escolas de Governo, que agrega as capacitações de vários órgãos em distintos temas necessários para a gestão pública. As vantagens do ensino a distância no setor público são várias, e vão além do menor custo e da flexibilidade, que são inerentes à modalidade:

  • Agilidade de atualização. Os conteúdos dos cursos podem ser rapidamente atualizados, e com isso chegar a um grande número de funcionários em menor tempo, o que é essencial para uma administração pública ágil
  • Alcance e escala. Os órgãos que possuem funcionários em distintas regiões do país têm a possibilidade de oferecer o mesmo nível de conhecimento a todos os funcionários, o que fortalece a atuação das equipes
  • Cultura de inovação. Adotar o ensino a distância requer que os funcionários públicos dominem certas ferramentas, e esse movimento já é um importante avanço, que pode induzir e abrir espaço para que os funcionários pensem no poder da digitalização em outras áreas do trabalho que desempenham
  • Intercâmbio entre gestores. O ambiente virtual possibilita troca de informações entre profissionais que em outras ocasiões não teriam oportunidade de interagir. Essa troca permite não apenas cruzar e potencializar habilidades, mas também cria condições para pensar em novas soluções

O desafio da qualidade

Para ter sucesso, o aprendizado online requer um sistema organizacional bem diferente. A preparação do curso e o momento em que os alunos realizam as atividades acontecem em momentos diferentes e frequentemente se dissociam em termos de quem é responsável por tais funções. O ambiente virtual geralmente é alcançado por meio de um Sistema de Gestão de Aprendizagem que abrange aspectos pedagógicos, técnicos e administrativos da entrega do curso. Nesse sentido, o controle de qualidade se torna um fator chave. Entretanto, muitos dos profissionais envolvidos no desenvolvimento de materiais e na gestão de educação ou treinamento em ambientes tradicionais não têm as habilidades e conhecimentos necessários para o ambiente online.

e-Learning: uma habilidade desejada para educadores e gestores públicos

A formação de profissionais no campo do e-learning é fundamental. Segundo Burns (2011), “ensinar a distância pode ser uma grande mudança de paradigma”, indo além de aprender como usar novas tecnologias, sem mencionar o obstáculo de superar o medo, os sentimentos de vulnerabilidade e a falta de habilidades para navegar confortavelmente no ambiente virtual, o ensino online exige uma mudança nas formas tradicionais pelas quais a instrução é ministrada.

Os instrutores precisarão “abraçar e modelar as abordagens instrucionais centradas na perspectiva do aluno” que caracterizam esse novo modo de ensino. Além de ter um conhecimento profundo de sua área de atuação, eles precisarão adotar as melhores práticas de pedagogia online mediadas pela tecnologia para criar experiências de aprendizado ricas para os alunos. Não é fácil encontrar instrutores que possuem esses recursos e habilidades, principalmente porque “poucos programas treinam instrutores” de forma adequada.

É por isso que o Instituto Interamericano para o Desenvolvimento (INDES) começou recentemente a oferecer seu Treinamento Para Ensino Online para um público mais amplo. O curso de seis semanas oferece aos participantes uma oportunidade única de aprender as principais habilidades para ministrar cursos online de qualidade, incluindo estabelecer uma presença online, moderar fóruns de discussão, implantar princípios de design instrucional para aprendizagem online e fornecer feedback individualizado aos alunos.

O curso apresenta as melhores práticas fundamentais para o ensino online, criando cenários do mundo real em que os alunos podem praticar seus novos conhecimentos e habilidades. Ao assumir o primeiro lugar como aprendiz on-line, o curso oferece aos alunos um ambiente em que podem modelar comportamentos e aprender fazendo. As inscrições para a edição em português do curso estão abertas até o dia 21 de abril.

Você conhece outras iniciativas de aprendizagem online no setor público no Brasil? Compartilhe aqui nos comentários!


Arquivado em:Educação Marcado com:cultura de inovação, e-learning, ensino à distância, iniciativas de aprendizagem

Stella Porto

Stella Porto is a Learning and Knowledge Management specialist at the Inter-American Development Bank (IDB) in Washington, DC. Prior to IDB, Stella was the Program Director of the Master of Distance Education & E-Learning (MDE) at University of Maryland University College, having also had other leadership roles since she joined UMUC in early 2001. Earlier in her career, Stella was Professor in Computer Science at Universidade Federal Fluminense in Brazil. Stella received a BS in Electrical Engineering from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, then obtained Master's and Doctoral degrees in Informatics in 1991 and 1995, respectively, from the same institution. In 2008, she also added the MDE to her academic background. Her interest areas include educational technology, learning design, e-learning methodologies and related topics. (https://www.linkedin.com/in/stellaporto/)

Reader Interactions

Comments

  1. Nilton Neto diz

    01/05/2019 at 5:59 pm

    Certamente que a aprendizagem online terá papel preponderante no ensino nos próximos anos. Algumas das maiores universidades do mundo já possuem portais onde é possível acessar cursos pela internet com materiais suplementares, listas de exercício, etc. Também já existem algumas experiências no Brasil, mas, infelizmente, ainda nota-se um pouco de preconceito quanto a essa modalidade de ensino.

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Aulas em casa? Site oferece mais de 200 ferramentas para famílias, professores e gestores
  • Inovação educativa: 14 cursos online para você sobre desenvolvimento
  • Educação a distância no Brasil: como ampliar o acesso?

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube