A pandemia do coronavírus (COVID-19) é um lembrete do quão vital é a qualidade dos serviços de água e saneamento para todos.
Hoje, quando comemoramos o Dia Mundial da Água, lembramos a importância de cuidar do recurso, mas neste ano em particular queremos enfatizar a importância de cuidar de todos nós. Lavar bem as mãos com água e sabão por 20 segundos é a melhor maneira de impedir a propagação e disseminação do coronavírus. Juntamente com as medidas de distanciamento social, a limpeza com água e sabão é, até o momento, o método mais eficiente e barato para evitar o contágio. Por esse motivo, neste Dia Mundial da Água, nossa chamada não pode ser mais urgente: cuidar da água mais do que nunca e lavar as mãos!
No entanto, o que acontece quando a única fonte de água para famílias ou comunidades inteiras está longe de casa? Como a grande maioria das crises globais, a pandemia de coronavírus representa uma ameaça maior aos cidadãos mais vulneráveis.
Na América Latina e no Caribe, melhoramos bastante o acesso à água; Mas, mesmo assim, de acordo com dados do Programa Global de Monitoramento das Nações Unidas, um quarto das famílias não tem acesso a um gerenciamento adequado da água potável. Isso é particularmente importante para nossa região, a mais urbanizada do planeta, onde quase 80% vive nas cidades.
É precisamente a população mais vulnerável para a qual temos que concentrar boa parte de nossos esforços em tempos de emergência global como a que estamos enfrentando. Hoje, cerca de um terço da população de nossa região carece de serviço de água potável. A situação é muito mais precária em termos de serviço de saneamento, uma vez que 70% dos domicílios não têm acesso a uma gestão adequada dos excrementos. Uma porcentagem significativa de famílias não teria acesso a instalações de higiene: cerca de 75% ou menos das famílias em pelo menos seis países não possuem serviços básicos de higiene.
Também é importante garantir o fornecimento de serviços de água, saneamento e higiene nos centros de saúde. Cerca de 5% dos centros de saúde não têm acesso aos serviços de água, o que representa um duplo desafio para esses centros de saúde quando enfrentam a emergência do coronavírus, pois experimentam alta demanda de pacientes e não dispõem dos meios básicos para manter um ambiente limpo.
Nesse sentido, as empresas operadoras de água e saneamento são um importante aliado da saúde pública para conter o avanço da pandemia. Devem ser tomadas medidas de emergência, incluindo o desenvolvimento de planos de contingência, se ainda não os tiverem, para garantir um serviço de qualidade contínuo.
No momento, o uso racional da água é fundamental para enfrentar a pandemia. É extremamente importante usar a água principalmente para a higiene pessoal, sem excessos e adiar outros usos menos urgentes, para não expor os sistemas de produção e distribuição de água a limites difíceis de gerenciar. Nesse sentido, é importante fechar a torneira da água enquanto esfrega as mãos por 20 segundos para evitar desperdiçar o líquido. Também é importante manter a calma e não acumular estoques de água engarrafada de uma maneira que não aconteça, como vimos, com outros produtos, como papel higiênico e produtos de limpeza, como álcool em gel.
Na região, países como El Salvador e cidades como São Paulo já anunciaram extensões para pagamento e suspensão da cobrança de serviços básicos. Isso é particularmente importante para os usuários do setor informal que não receberão salários diários devido às drásticas reduções na atividade econômica como consequência das medidas de distanciamento social e quarentena; bem como população vulnerável em hospitais, asilos, sanatórios e cadeias.
A pandemia nos obriga a agir rapidamente, mas de maneira adequada, sem esquecer que a grande tarefa pendente é garantir que os serviços básicos de água e saneamento sejam acessíveis a todos os cidadãos.
Este Dia Mundial da Água mais uma vez nos lembra que o melhor investimento de qualquer país é garantir que o acesso a recursos como a água tenha a maior prioridade. O chamado é lavar as mãos, para evitar o contágio, mas o objetivo de levar água potável e saneamento para todos hoje exige mais do que nunca que se comece a trabalhar, mão à obra!
Pedro diz
Excelente conteúdo IDEAÇÃO. Pessoas comuns estão dando a volta por cima nessa crise com a fabricação de Sabonetes Artesanais.
Acesse o link e saiba como : https://bit.ly/voltaporcimanacrisecomafabricaçãodeSabonetesArtesanais