Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

Água e sabão contra o coronavírus

22/03/2020 por Sergio I. Campos G. 1 Comentario


A pandemia do coronavírus (COVID-19) é um lembrete do quão vital é a qualidade dos serviços de água e saneamento para todos.

Hoje, quando comemoramos o Dia Mundial da Água, lembramos a importância de cuidar do recurso, mas neste ano em particular queremos enfatizar a importância de cuidar de todos nós. Lavar bem as mãos com água e sabão por 20 segundos é a melhor maneira de impedir a propagação e disseminação do coronavírus. Juntamente com as medidas de distanciamento social, a limpeza com água e sabão é, até o momento, o método mais eficiente e barato para evitar o contágio. Por esse motivo, neste Dia Mundial da Água, nossa chamada não pode ser mais urgente: cuidar da água mais do que nunca e lavar as mãos!

No entanto, o que acontece quando a única fonte de água para famílias ou comunidades inteiras está longe de casa? Como a grande maioria das crises globais, a pandemia de coronavírus representa uma ameaça maior aos cidadãos mais vulneráveis.

Na América Latina e no Caribe, melhoramos bastante o acesso à água; Mas, mesmo assim, de acordo com dados do Programa Global de Monitoramento das Nações Unidas, um quarto das famílias não tem acesso a um gerenciamento adequado da água potável. Isso é particularmente importante para nossa região, a mais urbanizada do planeta, onde quase 80% vive nas cidades.

É precisamente a população mais vulnerável para a qual temos que concentrar boa parte de nossos esforços em tempos de emergência global como a que estamos enfrentando. Hoje, cerca de um terço da população de nossa região carece de serviço de água potável. A situação é muito mais precária em termos de serviço de saneamento, uma vez que 70% dos domicílios não têm acesso a uma gestão adequada dos excrementos. Uma porcentagem significativa de famílias não teria acesso a instalações de higiene: cerca de 75% ou menos das famílias em pelo menos seis países não possuem serviços básicos de higiene.

Também é importante garantir o fornecimento de serviços de água, saneamento e higiene nos centros de saúde. Cerca de 5% dos centros de saúde não têm acesso aos serviços de água, o que representa um duplo desafio para esses centros de saúde quando enfrentam a emergência do coronavírus, pois experimentam alta demanda de pacientes e não dispõem dos meios básicos para manter um ambiente limpo.

Nesse sentido, as empresas operadoras de água e saneamento são um importante aliado da saúde pública para conter o avanço da pandemia. Devem ser tomadas medidas de emergência, incluindo o desenvolvimento de planos de contingência, se ainda não os tiverem, para garantir um serviço de qualidade contínuo.

No momento, o uso racional da água é fundamental para enfrentar a pandemia. É extremamente importante usar a água principalmente para a higiene pessoal, sem excessos e adiar outros usos menos urgentes, para não expor os sistemas de produção e distribuição de água a limites difíceis de gerenciar. Nesse sentido, é importante fechar a torneira da água enquanto esfrega as mãos por 20 segundos para evitar desperdiçar o líquido. Também é importante manter a calma e não acumular estoques de água engarrafada de uma maneira que não aconteça, como vimos, com outros produtos, como papel higiênico e produtos de limpeza, como álcool em gel.

Na região, países como El Salvador e cidades como São Paulo já anunciaram extensões para pagamento e suspensão da cobrança de serviços básicos. Isso é particularmente importante para os usuários do setor informal que não receberão salários diários devido às drásticas reduções na atividade econômica como consequência das medidas de distanciamento social e quarentena; bem como população vulnerável em hospitais, asilos, sanatórios e cadeias.

A pandemia nos obriga a agir rapidamente, mas de maneira adequada, sem esquecer que a grande tarefa pendente é garantir que os serviços básicos de água e saneamento sejam acessíveis a todos os cidadãos.

Este Dia Mundial da Água mais uma vez nos lembra que o melhor investimento de qualquer país é garantir que o acesso a recursos como a água tenha a maior prioridade. O chamado é lavar as mãos, para evitar o contágio, mas o objetivo de levar água potável e saneamento para todos hoje exige mais do que nunca que se comece a trabalhar, mão à obra!


Arquivado em:Água e saneamento Marcado com:#diamundialdaagua, fiqueemcasa, laveasmaos

Sergio I. Campos G.

Sergio I. Campos G. é chefe da Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. É economista com experiência em banco de investimento e políticas públicas. Atualmente é responsável por projetos de água, saneamento e resíduos sólidos, cooperação técnica e produção de conhecimento setorial, gestão do Fundo Espanhol de Água e Saneamento na América Latina e Caribe e AquaFund, além de outras iniciativas. Antes de ingressar no Banco, atuou em áreas como financiamento de infraestrutura, aquisições, private equity, engenharia e consultoria empresarial.

Reader Interactions

Comments

  1. Pedro diz

    14/04/2020 at 2:30 am

    Excelente conteúdo IDEAÇÃO. Pessoas comuns estão dando a volta por cima nessa crise com a fabricação de Sabonetes Artesanais.
    Acesse o link e saiba como : https://bit.ly/voltaporcimanacrisecomafabricaçãodeSabonetesArtesanais

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Gastos das famílias em tempos de coronavírus
  • O acesso a banheiros como um recurso para a igualdade de gênero
  • As seis soluções mais inovadoras em água estão aqui: finalistas do prêmio BID-FEMSA 2018

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube