Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

A crise do emprego feminino na América Latina e no Caribe

11/03/2021 por Laura Ripani - María Teresa Villanueva Deixe um comentário


A crise de saúde do COVID-19 está causando uma crise adicional: a crise do emprego feminino. E não é só na América Latina e no Caribe: é um problema global. De acordo com dados do Observatório do Trabalho COVID-19 do BID, a crise do emprego feminino está se manifestando de forma violenta em vários países de nossa região.

Não apenas vimos que as mulheres perderam mais empregos do que os homens, mas a recuperação de seus empregos foi consideravelmente mais lenta. Internacionalmente, os empregos das mulheres são 1,8 vezes mais vulneráveis ​​a esta crise do que os empregos dos homens: de acordo com dados de McKenzie, embora as mulheres representem apenas 39% dos empregos, 54% do total de empregos perdidos foram das mulheres.

O impacto da pandemia na lacuna de gênero

O último relatório do Observatório mostra que, quando se fala em emprego total (formal e informal), o emprego feminino registra uma queda maior e uma recuperação mais lenta na Bolívia, Chile, Colômbia, México, Peru (Lima metropolitana) e Paraguai.

No caso particular da Bolívia e do Paraguai, o emprego masculino voltou ao patamar anterior à crise, mas o emprego feminino ainda registra perdas. No entanto, algo diferente e que chama a atenção é a dinâmica do emprego feminino no setor formal: no caso de três países onde há dados disponíveis (El Salvador, México e República Dominicana), o emprego formal feminino caiu menos do que o masculino.

Fonte: Observatorio Laboral COVID-19

Também é interessante ver a evolução do mercado de trabalho para mulheres e homens durante os meses mais críticos da pandemia. No caso do Paraguai, por exemplo, entre junho e agosto de 2020, as mulheres perderam 10% do emprego em relação a fevereiro de 2020, enquanto a perda para os homens foi de apenas 3%.

Outro país interessante é o Chile, que teve quedas profundas tanto para homens quanto para mulheres no mesmo período: o percentual de perda de empregos masculinos foi de 20%, enquanto as mulheres perderam 25%. No caso da região metropolitana de Lima, as quedas no emprego foram igualmente prejudiciais para homens e mulheres no período de fevereiro a junho de 2020 (quase 60% dos empregos perdidos para ambos os grupos), mas as mulheres recuperaram seus empregos em um ritmo mais rápido. em dezembro de 2020, e comparando novamente com fevereiro daquele ano, a perda havia sido de 11% para os homens e 15% para as mulheres.


Apostar no emprego feminino para impulsionar a recuperação


Reativar e reconfigurar o emprego feminino é fundamental para a recuperação econômica. Se fecharmos as lacunas de gênero existentes, o tamanho da economia pode aumentar em até 22%. Por isso, no BID estamos apoiando os países da região na recuperação de todos os empregos perdidos durante a pandemia, com ênfase na criação e melhoria de empregos para as mulheres.

O nosso trabalho centra-se em três áreas: apoiar as empresas e promover o empreendedorismo feminino, desenvolver as competências dos trabalhadores da região e promover regulamentações que nos permitam melhorar o funcionamento dos nossos mercados de trabalho. O objetivo é ter mercados de trabalho mais produtivos, resilientes e inclusivos, adaptados às necessidades da nova normalidade, eliminando as disparidades de gênero e promovendo a recuperação econômica da região.


Arquivado em:Gênero, Trabalho Marcado com:mercadodetrabalho

Laura Ripani

Laura Ripani é especialista princial da Divisão de Mercados de Trabalho do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É especialista na área de mercado de trabalho, com especial interesse em melhorar as oportunidades nos mercados de trabalho juvenil. Publicou extensivamente em revistas acadêmicas nas áreas de mercado de trabalho, proteção social e educação. Antes de ingressar no Banco, trabalhou no Banco Mundial em projetos relacionados à pobreza e aos mercados de trabalho na América Latina. Possui doutorado e mestrado em economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, além de bacharelado e mestrado em economia pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina.

María Teresa Villanueva

María Teresa Villanueva es Especialista Principal de Género y Diversidad del BID. Cuenta con experiencia profesional en el desarrollo de alianzas público-privadas para promover la equidad de género a nivel regional, promoción de políticas públicas y programas para una participación más efectiva de la mujer en la fuerza laboral y en el liderazgo a nivel público y privado. Obtuvo una maestría en Gerencia para el Desarrollo de American University en la ciudad de Washington, D.C y un doble pregrado en Economía y Administración de Negocios de la Universidad Francisco Marroquín de Guatemala.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • COVID-19: Uma oportunidade para transformar o emprego feminino
  • Mulheres e mercado de trabalho: a crise da COVID-19 no emprego feminino no Brasil
  • Como criar bons empregos na América Latina e no Caribe?

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube