Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Ideação

Inovação em Gestão Pública

  • INÍCIO
    • Sobre o blog
    • Guia editorial
  • CATEGORIAS
    • Agricultura
    • Água e saneamento
    • Cidades
    • Ciência e tecnologia
    • Comércio
    • Educação
    • Empresas e negócios
    • Energia
    • Gênero
    • Gestão de projetos
    • Gestão pública
    • Ideação
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Mercados financeiros
    • Saúde
    • Segurança
    • Trabalho
    • Turismo sustentável
  • Autores

25 ideias brilhantes para economizar energia elétrica

23/03/2017 por Autor invitado Deixe um comentário


Arnaldo Vieira de Carvalho*

Existem muitas oportunidades para economizar energia elétrica nas atividades normais do dia-a-dia, seja em casa, no trabalho ou durante os trajetos casa-trabalho-casa. Pensando nisso, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Internacional de Energia (AIE) partiram de uma iniciativa da AIE que havia selecionado 25 recomendações práticas sobre como economizar energia elétrica dirigidas à população dos países da OCDE, e as adaptaram para a América Latina e o Caribe. Você pode fazer o download da publicação em português aqui.

Muitas das ações para reduzir os gastos com eletricidade não requerem investimentos, somente melhores práticas. Aqui vão algumas medidas simples para reduzir as despesas com a energia elétrica:

casa_energia

 

1Envolva toda a sua família. Converse com os seus familiares sobre como é possível reduzir o consumo de energia com a participação de todos. Seja na cozinha, ao ver televisão, ao carregar a bateria do celular, no lazer ou no transporte.

2Sempre que possível, procure usar ventiladores no lugar de aparelhos de ar condicionado.

3Aproveite ao máximo a iluminação natural. Apague as luzes quando não precisar delas, a começar pelos cômodos onde não tiver ninguém.computador

4Use a função de economia de energia em computadores e tablets.

5Quando comprar aparelhos e eletrodomésticos novos para casa ou trabalho, pergunte pelos mais eficientes disponíveis no mercado. O ideal é pesquisar sobre isso antes mesmo de ir à loja. A maioria dos países já contam com etiquetas ou selos que indicam quais são os aparelhos mais eficientes.

6Apaixone-se pelas lâmpadas eficientes! As lâmpadas LED consomem no mínimo 10% menos eletricidade e tem uma vida útil pelo menos três vezes mais longa que as lâmpadas fluorescentes. Quando comparadas às lâmpadas incandescentes a relação é ainda maior: 85% menos consumo, e vida útil até 50 vezes maior. Lembre-se também que ao jogar fora lâmpadas fluorescentes e reatores antigos, é necessário descartar para reciclagem e não no lixo comum.

7Ao comprar novos eletrodomésticos, verifique sempre o selo de desempenho energético. Escolha o mais eficiente. Isso permitirá que você recupere pelo menos parte do investimento na compra com a redução na sua conta de energia ao longo da vida útil do equipamento.

rua8Seja um eco-motorista e melhore o consumo de combustível do carro ou considere a possibilidade de ir a pé, de bicicleta, compartilhamento de carro ou transporte público no lugar do carro.

Para ver as demais 17 recomendações restantes sobre eficiência energética para a América Latina e o Caribe faça o download da publicação aqui, a qual foi preparada no contexto da colaboração BID e AIE para a iniciativa mundial das Nações Unidas intitulada “Energia Sustentável para Todos” (SE4All). A iniciativa tem como um dos seus objetivos duplicar a taxa de melhora da eficiência energética a nível mundial. É possível encontrar também mais informação sobre eficiência energética na página web do BID e a SE4All e na página web da AIE.

 

*Arnaldo Vieira de Carvalho trabalha no BID desde 1997 preparando e implantando projetos de energia, especialmente eficiência energética, eletrificação rural e energia renovável, incluindo biocombustíveis.


Arquivado em:Ideação Marcado com:AIE, América Latina e Caribe, BID e a SE4All, consumo de energia, eco-motorista, economia de energia elétrica, electricidade, energia elétrica, Energia Sustentável para Todos, lâmpadas eficientes, Nações Unidas, OCDE, SE4ALL, sustentabilidade energética, transporte público

Autor invitado

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

Receba nosso conteúdo exclusivo

ASSINE

Pesquisar

Ideação

Banco de inovação em gestão pública no Brasil

Categorias

Você pode se interessar por

  • Soluções inteligentes centralizam a atenção da eficiência energética na América Latina
  • Energia Sustentável para Todos (SE4All): como alcançar?
  • Como a iluminação eficiente contribui para deixar comunidades mais fortes

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Copyright © 2025 · Magazine Pro em Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube