Banco Interamericano de Desenvolvimento
facebook
twitter
youtube
linkedin
instagram
Abierto al públicoBeyond BordersCaribbean Development TrendsCiudades SosteniblesEnergía para el FuturoEnfoque EducaciónFactor TrabajoGente SaludableGestión fiscalGobernarteIdeas MatterIdeas que CuentanIdeaçãoImpactoIndustrias CreativasLa Maleta AbiertaMoviliblogMás Allá de las FronterasNegocios SosteniblesPrimeros PasosPuntos sobre la iSeguridad CiudadanaSostenibilidadVolvamos a la fuente¿Y si hablamos de igualdad?Inicial
Administração pública Água e saneamento Ciência, Tecnologia e Inovação Conhecimento Aberto Comércio e integração regional Desenvolvimento da primeira infância Desenvolvimento urbano e habitação Educação Efetividade no desenvolvimento Energia Gênero e diversidade Indústrias Criativas Meio ambiente, mudança climática e salvaguardas Política e gestão fiscal Saúde Segurança pública e Justiça Trabalho e pensões
  • Skip to main content
  • Skip to secondary menu
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Volvamos a la fuente

Agua, saneamiento y residuos solidos

  • Página Inicial
  • categorias
    • Água e saneamento
    • Água não contabilizada
    • Águas residuais
    • AquaFund
    • Conhecimento
    • Destaques
    • Gênero
    • Hydro-BID
    • Inovação e dados
    • Não categorizado
    • Recursos hídricos
    • Resíduos sólidos
    • WASH
    • Saneamento ideal
  • autores
  • Português

Lavagem das mãos: Um ato poderoso

May 1, 2024 Por Anamaría Núñez Zelaya - María Augusta Olmedo Velasco - Leticia Ortega Deixe um comentário


O simples ato de lavar as mãos pode parecer trivial na rotina diária, mas seu impacto vai muito além de mantê-las limpas. É uma medida eficaz e poderosa para prevenir doenças e, em última instância, salvar vidas, como vivenciamos durante a pandemia. Mas estamos realmente conscientes da importância desta prática?

Um olhar sobre a história

Isso nem sempre foi o caso. Na verdade, há menos de 200 anos, nas sociedades ocidentais, desconhecia-se a ligação entre a falta de higiene e as infecções. Em 1846, em um hospital de Viena, o médico húngaro Ignaz Semmelweis percebeu essa relação. Muito revolucionário para sua época, depois de defender com afinco suas teorias sobre a higiene, ele morreu sozinho, esquecido, incompreendido, em um asilo.

Tivemos que esperar as descobertas de Louis Pasteur, microbiologista francês (entre outras coisas), no final do século XIX para testemunhar uma verdadeira mudança nas práticas de higiene. Em poucos anos, a lavagem das mãos se estendeu à vida cotidiana, favorecido pelo surgimento e democratização dos serviços de água e saneamento.

Além da lavagem das mãos

Hoje, sabemos que a lavagem das mãos vai além de simplesmente passá-las por água e sabão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a lavagem adequada das mãos poderia prevenir até 3,5 milhões de mortes de crianças menores de cinco anos a cada ano. É um processo meticuloso que envolve esfregar as mãos com sabão por pelo menos 20 segundos para eliminar eficazmente os germes. Sabemos que a música “Parabéns pra você” serve como um guia para garantir uma limpeza completa.

Também estamos plenamente conscientes de que o acesso a serviços de água, saneamento e higiene é fundamental para realizar essa prática. Infelizmente, nem todas as pessoas têm acesso contínuo e/ou de qualidade, seja por episódios de seca, mau uso da água ou falta de acesso, e não podem seguir uma rotina adequada de lavagem das mãos.

Segundo a UNICEF, três em cada dez pessoas – 2,3 bilhões de pessoas – no mundo não têm instalações para lavar as mãos em casa e, entre elas, há 670 milhões sem contar com nenhum acesso a instalações para a lavagem das mãos.

Especificamente, na América Latina e no Caribe, as desigualdades são ainda mais marcadas nas zonas rurais, onde apenas 53% da população tem acesso à água gerenciada de forma segura, cerca de 30% da população não tem acesso ao saneamento básico e 72% do transporte de água é realizado por mulheres e meninas.

A importância da infraestrutura

Precisamente, no caso de mulheres e meninas, na cidade ou no campo, devido aos papéis tradicionais de gênero, elas são as principais responsáveis por fornecer água para o lar, além do cuidado de pessoas vulneráveis na família, em detrimento do tempo que poderiam dedicar a atividades produtivas, estudos ou descanso. Portanto, poder lavar as mãos de forma segura e contínua impacta diretamente sua qualidade de vida.

Além disso, somando o compromisso com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, investir e manter infraestrutura em espaços públicos de serviços de água, saneamento e higiene contribui, entre outras coisas, para acabar com a defecação ao ar livre e prevenir doenças transmissíveis em áreas de risco. Isso possibilita a provisão de um serviço essencial às pessoas em situação de vulnerabilidade e a construção de sociedades mais inclusivas.

A lavagem das mãos também é fundamental para aqueles que trabalham em ambientes de saúde ou educacionais. Para garantir isso, são essenciais instalações adequadas de água, saneamento e higiene. Para a melhoria e manutenção dessa infraestrutura, são necessárias políticas e recursos alocados, bem como treinamento contínuo de pessoal e usuários sobre manutenção e boas práticas de higiene.

Um compromisso para melhorar vidas

No Banco Interamericano de Desenvolvimento, estamos comprometidos em garantir um acesso sustentável, resiliente e inclusivo a serviços de água, saneamento e higiene para todas as pessoas na América Latina e no Caribe. Por meio de projetos e iniciativas, trabalhamos em parceria com os governos e parceiros para tornar esse objetivo uma realidade.

Agora, lembremos que cada vez que lavamos as mãos, realizamos um ato poderoso: estamos contribuindo para um mundo mais saudável e sociedades mais justas. Para aqueles de nós que têm o privilégio de poder lavar as mãos, vamos fazê-lo de forma consciente e correta.

Mais informações

Programa SIRWASH: Diálogo político, gestión del conocimiento y la innovación para lograr ODS 6 en agua y saneamiento rural (Espanhol)

Lazos de Agua

FECASALC

LAIF

AQUAFUND

Patrocinada pela Facilidade de Investimento para a América Latina da União Europeia (LAIF) e pelo Fundo FECASALC (Fundo Espanhol de Cooperação para Água e Saneamento na América Latina e no Caribe), este blog faz parte dos esforços do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e da União Europeia para fechar as lacunas de acesso à água e saneamento, garantindo infraestrutura acessível para todas as pessoas. Reconhecemos a importância fundamental da água e do saneamento em nossas vidas e destacamos nosso compromisso contínuo com esses esforços de desenvolvimento sustentável e inclusivo.


Arquivado em:Água e saneamento, Gênero, WASH Marcado com:água, Lavagem das mãos, mãos

Anamaría Núñez Zelaya

Anamaría Núñez é especialista sênior da Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, DC. Entre suas principais responsabilidades na Divisão, Anamaría é responsável pelos temas de gênero e inclusão, faz parte da equipe do Haiti e apoia iniciativas relacionadas à disseminação de conhecimento, particularmente vinculadas a direitos humanos, serviços fora de casa e inovação. Anamaría possui um mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris (Sciences Po Paris) e outro mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Georgetown.

María Augusta Olmedo Velasco

María Augusta Olmedo Velasco es una experimentada comunicadora ecuatoriana. Con una licenciatura en Publicidad y una maestría en Comunicación Corporativa, cuenta con más de 20 años de experiencia. Ha trabajado en proyectos integrales de comunicación, gestión digital, análisis de datos y adquisición de clientes. También fue Brand Manager en medios de comunicación en Ecuador. Actualmente, desempeña el rol de Consultora de Comunicaciones para la División de Agua y Saneamiento del Banco Interamericano de Desarrollo (BID), donde lidera estrategias de comunicación y apoyo a eventos internacionales.

Leticia Ortega

Leticia Ortega Oropeza is a Gender and Diversity Consultant for the Water and Sanitation Division of the Inter-American Development Bank (IDB), providing technical assistance to Team Leaders in applying gender and diversity filters for both loan and technical cooperation projects. Leticia holds a Masters in Gender, Society, and Public Policies. With over fifteen years of diverse experience in the energy sector, covering oil, gas, and renewables, her background as an engineer brings a unique perspective to her role as a gender and diversity specialist. This fusion of technical competence and socially focused perspectives empowers her to develop innovative solutions that promote gender equality, diversity, and inclusion in development projects.

Reader Interactions

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Primary Sidebar

SIGA-NOS

Suscribete

Pesquisar

Postagens Recentes

  • Água e saneamento para todos: estratégias para enfrentar o déficit nas áreas rurais da América Latina e Caribe
  • Lavagem das mãos: Um ato poderoso
  • Too Good to Waste: Impulsionando a Sustentabilidade e a Ação Climática no Brasil
  • Mulheres Rio Acima, Episódio 1: Higiene Menstrual
  • A inovação celebra: vencedores dos Prêmios BID-FEMSA e Ideias em Ação

Footer

Banco Interamericano de Desarrollo
facebook
twitter
youtube
youtube
youtube

    Blogs escritos por funcionários do BID:

    Copyright © Inter-American Development Bank ("IDB"). Este trabalho está sob a licença de Creative Commons IGO 3.0 Attribution-NonCommercial-NoDerivatives. (CC-IGO 3.0 BY-NC-ND) e pode ser reproduzido com atribuição ao BID para fins não comerciais. Trabalhos derivados não são permitidos. Qualquer disputa relacionada ao uso dos trabalhos do BID que não possam ser acordados de maneira amigável deve ser submetida à arbitragem de acordo com as regras da UNCITRAL. O uso do nome do BID para qualquer finalidade além de atribuição e o uso da logo do BID está sujeita a um acordo de licença separado entre o Banco e o usuário e não é parte da licença de CC- IGO. Note que o link proporcionado sobre a licença Creative Commons inclui termos e condições adicionais.


    Blogs escritos por autores externos:

    Para qualquer dúvida relacionada ao direito de copyright de artigos produzidos por autores que não são funcionários do BID, por favor preencher o formulário de contato para este blog.

    As opiniões expressadas neste blog são dos autores e não refletem necessariamente as opiniões do BID, seu Conselho Executivo, ou de seus países membros.

    Atribuição: além de atribuir o trabalho ao autor respectivo e ao dono do direito de copyright, conforme o caso, apreciamos se você pode incluir um link para o blog do BID.



    Política de privacidade

    Derechos de autor © 2025 · Magazine Pro en Genesis Framework · WordPress · Log in

    Banco Interamericano de Desarrollo

    Aviso Legal

    Las opiniones expresadas en estos blogs son las de los autores y no necesariamente reflejan las opiniones del Banco Interamericano de Desarrollo, sus directivas, la Asamblea de Gobernadores o sus países miembros.

    facebook
    twitter
    youtube
    Este site usa cookies para otimizar a funcionalidade e oferecer a melhor experiência possível. Se você continuar a navegar neste site além desta página, os cookies serão colocados em seu navegador.
    Para saber mais sobre cookies, clique aqui.
    x
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Always Enabled
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
    Non-necessary
    Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
    SAVE & ACCEPT