Copyright © 2016. Banco Interamericano de Desarrollo. Si deseas republicar el artículo, por favor solicita autorización a sph-communication@iadb.org.

Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, Brasil

Se você é pesquisador(a) em economia, saúde pública e áreas relacionadas, esta é a oportunidade para publicar um artigo em uma edição especial do The Journal of Ambulatory Care Management (JACM).

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) é uma das maiores iniciativas mundiais destinadas a estimular o acesso e a qualidade dos serviços de atenção básica, envolvendo mais de 30 mil equipes de saúde em quase todos os municípios brasileiros.

Considerando sua dimensão, escopo e ambição há muito potencial para a obtenção de lições aprendidas do programa.

Aqui é onde você entra

A partir das informações disponíveis, convidamos você a escrever e submeter um artigo em inglês. Alguns temas são sugeridos abaixo, mas não se limitam a eles:

  • análise de linha de base e pesquisas complementares de avaliação de qualidade (avaliação externa);
  • análise de experiências municipais e melhores práticas de estímulo à melhoria da qualidade;
  • avaliação de como a variação municipal na concepção e implementação de incentivos tem afetado a qualidade da atenção básica;
  • avaliação do impacto do programa em resultados clínicos;
  • avaliação dos custos e benefícios do programa; e
  • propostas baseadas em evidências, com vistas à racionalização e adaptação contínuas do programa.

A edição especial do The Journal of Ambulatory Care Management (JACM), revista internacional líder na área de atenção básica, será publicada no final de 2016. Um total de seis artigos (em inglês) serão selecionados por meio de um rigoroso processo de revisão por pares, a fim de refletir um equilíbrio de abordagens e perspectivas sobre o PMAQ, destacando uma perspectiva internacional de como o programa pode atuar como um laboratório importante para a compreensão da melhoria da qualidade da atenção básica no Brasil e em outros lugares.

Os editores desta edição serão: Norbert Goldfield (JACM) junto com os editores convidados James Macinko (UCLA), Matthew Harris (Imperial College, Londres) e Marcia Rocha (Banco Interamericano de Desenvolvimento, Brasil).

Instruções para a submissão dos artigos

1. Todos os artigos devem estar em inglês.

2. Os trabalhos devem ser redigidos em conformidade com as normas para a publicação de artigos de pesquisa do The Journal of Ambulatory Care Management. Clique aqui para ver orientações aos autores.

3. Todos os artigos devem ser submetidos pelo site do The Journal of Ambulatory Care Management, ou não serão considerados para a edição especial.

4. O prazo para o recebimento de artigos é 22 de agosto de 2016, e a data prevista para publicação da edição especial é no final de 2016.

Somente os seis artigos selecionados terão as taxas de publicação do JACM financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

 

You can read this call for papers in English HERE.

Puedes leer estas bases en español haciendo click AQUÍ.

Articulos Recientes

DÉJANOS TU COMENTARIO

Contáctanos

Si tienes dudas y comentarios acerca de este blog te puedes comunicar con nuestro equipo y con gusto te ayudaremos.

ESCRIBE Y PRESIONA ENTER PARA BUSCAR