POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Sobre o blog

ideia | 13 Junho 2013

O blog Ideação foi concebido para compartilhar reflexões, inspirações e iniciativas que se concretizam para dar vida a novas práticas sociais e inovações que proporcionam melhor qualidade de vida às pessoas. Queremos apoiar o intercâmbio de soluções que estão sendo desenvolvidas no Brasil e América Latina e em outras regiões do mundo para resolver os principais desafios que afetam o nosso cotidiano.

Quem não sonha com cidades mais limpas e seguras? 80% da população da América Latina vive em cidades, e nesse blog discutiremos inovações em urbanismo e desenvolvimento integrado, sem deixar de mostrar projetos que vem modificando a atuação daqueles que habitam o meio rural.

Sobre educação, discutiremos conceitos e soluções para melhorar a sua qualidade e também o acesso.  Falaremos de segurança pública. Quais ações podem ajudar a prevenir a violência e mitigar os fatores de risco?

Traremos novidades sobre transformações no emprego e no trabalho, assim como políticas públicas de acesso ao mercado de trabalho formal e aumento de renda.

Em relação ao meio ambiente, vamos compartilhar ações e ideias que visam utilizar de forma sustentável este bem tanto nas cidades como nas áreas rurais. Afinal, isto é uma prerrogativa de todos nós.

Entendemos que ações de desenvolvimento, executadas transversalmente potencializam de sobremaneira seus resultados. Por isso, seguramente trataremos de vários outros temas. Teremos convidados brasileiros e dos outros países da América Latina, compartilhando seus pensamentos em português, para um público que também tem muitas histórias para contar.

1 comentário

  • Meu nome é Marcelo Mota sou arquiteto urbanista, especialista em desenvolvimento de cidades, com ênfase em Gestão de Planos e Projetos Urbanos e Planejamento de Megacidades.
    Eu desenvolvo Planos Estratégicos Locais (PEL), que são planos menores (Pockets Plans) multidisciplinares, executados em pequenas partes, respeitando a legislação vigente local e em consonância com o Plano Diretor Estratégico da cidade.
    Planos Locais se estabelecem à partir de parcerias inovadoras no desenvolvimento dessas regiões através de inteligência territorial, adequando os instrumentos de planejamento urbano sustentável à realidade regional e local; analisando e identificando as suas potencialidades econômicas e criativas, através da criação de uma identidade própria; incentivando e aplicando uma boa gestão para resultados e o uso de tecnologia para facilitar o dia-a-dia dos cidadãos e também da administração pública.
    O Plano Estratégico Local tem o objetivo de assegurar os direitos de melhoria da região, acompanhado de análises e relatórios técnicos, onde foram incorporadas propostas que foram discutidas pela população envolvida, num sistema de planejamento e gestão participativa e democrática.
    O Plano tem a intenção de revitalizar a cidade de forma pontual e gradativa, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a região, com um desenvolvimento equilibrado e sustentável, social e econômico, do local para o global.
    O grande diferencial é que não são projetos isolados de impacto local, são Planos de Desenvolvimento para uma determinada região pré-definida, podendo ou não integrar um plano maior. Isso permite projetos mais assertivos, contribuindo e fomentando toda a cidade.
    É um plano de melhorias urbanas que deve ser dinâmico e se adequar às contínuas transformações que vão ocorrendo no meio urbano ao longo do tempo, podendo ainda ser replicado para outros locais.
    A grande dificuldade que encontro é conseguir parcerias sérias sem envolvimento político, pois minha ideia é realizar parcerias com diversas administrações municipais, onde esse plano de colaboração seria uma parte complementar para uma Gestão de Alta Performance para Resultados, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.
    Vocês teriam interesse em desenvolver uma parceria para disseminar essas novas ideias de planejamento urbano? Já tenho toda uma metodologia desenvolvida, mas tenho certeza que pode ser aprimorada com auxílio de vocês. Se houver interesse entrem em contato, quero realizar uma parceria com vocês de alguma forma.

    Obrigado.

    Atenciosamente,

    Urbanista Marcelo Mota

Deixar um comentário