POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Aceleradores, incubadoras e espaços de coworking querem conquistar as indústrias criativas

ideia | 2 Fevereiro 2017

inovacao_criatividade_economia_laranja

Alejandra Luzardo*

Estamos fazendo um crowdsourcing de aceleradoras, incubadoras e espaços de coworking das indústrias culturais e criativas para posicionar a América Latina e o Caribe como um centro de criatividade!

Embora esta seja apenas uma parte de uma iniciativa maior, que também será focada em saber por que certos empreendimentos fracassam enquanto outros são bem sucedidos, nós convidamos você a fazer parte deste projeto, para dar visibilidade ao talento criativo, promovê-lo e favorecer sinergias com outros empresários para intensificar a Economia Laranja.

No mundo digital o que não está mapeado, não existe, e isso se traduz em perda de oportunidades para as empresas decolarem. Apesar do impacto econômico que as indústrias criativas estão gerando, ainda não há um cadastro em que se encontre devidamente registradas as incubadoras, aceleradores e espaços de coworking da região. Esta falta de informação dificulta saber quantas empresas estão sendo incubadas, que tipo de empreendimentos criativos estão sendo acelerados e quantos deles são incorporados aos mercados globais.

Inspirar a criatividade em um público mais amplo nos permitirá intensificar a divulgação do talento e posicionar-se como a “Região Laranja”. Hoje temos mapeadas algumas empresas da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Brasil, Chile, Equador, Peru, Panamá, Paraguai, México e do Caribe, mas não são todos, e ainda existem muitos países para serem incluídos (clique aqui para ver a lista daquelas que já se inscreveram)

Esta é a sua oportunidade de participar deste projeto que torna visível o impacto econômico e social das indústrias criativas, combinando o empreendedorismo com inovação e criatividade. Inscreva-se aqui e faça parte do maior cadastro da América Latina e do Caribe! 

Aqui apresentamos algumas aceleradoras para você se inspirar!

PRANA

Desde a sua formação em 2003, a empresa incubou na Colômbia mais de 300 projetos culturais e criativos em setores como o audiovisual, artes cênicas, espaços públicos e do design. Esta incubadora busca promover o setor cultural e criativo do país, apoiando a comercialização de produtos e serviços que podem impactar o mercado global, e também fortalece o setor econômico, educacional e social.

Entre os seus empreendimentos incubados estão:

  • DECA Theatro, companhia artística que produz vários espetáculos de teatro, como musicais, clássicos e espetáculos próprios.
  • La Peluquería, espaço alternativo de arte e criação de Bogotá.

Cinépolis Accelerator

Incentiva a inovação na indústria de entretenimento digital. Criada em 2012, esta aceleradora lança concursos internacionais em que os empresários podem se inscrever pela internet ou através da participação em eventos em Monterrey, Tijuana ou Cidade do México. O programa de aceleração dura quatro meses e se concentra em aperfeiçoar o modelo de negócios de cada empreendimento para que possa ser bem sucedido no mercado global.

Algumas empresas que aceleraram são:

  • KaraOkulta, especializada na inicialização desenvolvimento da criação de videojogos.
  • Imago Ink, livros personalizados para crianças, onde eles são os protagonistas das histórias.

Oddball, Creative Coworking

É um espaço de coworking especializado em inovação e economia criativa para empreendedores, artistas, inventores, excêntricos e criativos, localizado em São Paulo, Brasil. Inaugurado em agosto de 2016, Oddball é organizador e sede de eventos, realizados em parceria com equipes como da São Paulo Tech Week, relacionando seus clientes com conteúdos e personalidades do mundo da inovação.

Estes são alguns dos seus membros:

  • Abragames, Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais, cujos integrantes procuram criar um gaming hub dentro da Oddball
  • Celebrar,produtora de eventos

Caribbean Tales Incubator (CTI)

É a primeira incubadora focada no desenvolvimento e produção de conteúdos audiovisuais do Caribe e a expansão caribenha para o mercado global. Fundada em 2010, com base em Toronto, Canadá, a CTI tem como objetivo dar maior visibilidade a indústria audiovisual da região e proporcionar aos cineastas e produtores de TV monetizar seus conteúdos. Em 2016 esta incubadora se uniu a Flow – principal provedor de televisão e comunicações do Caribe – o que propiciou que alguns projetos do Caribe sejam transmitidos pelos principais canais de televisão do Caribe.

Alguns empreendimentos são:

  • West Bay, uma série dramática que aborda problemáticas ambientais da costa norte da Jamaica
  • Lil’Island Kidz, uma divertida e educacional série animada jamaicana para crianças

Media Factory

É uma aceleradora de novas companhias de internet, focada exclusivamente em promover o desapego de meios de comunicação digitais. Fundada em 2014 em Buenos Aires, Argentina, esta aceleradora se define como uma fábrica de novos meios que acredita no negócio de conteúdos. Media Factory seleciona empreendimentos jornalísticos independentes da América Latina especializados em economia e política, proporcionando-lhes assessoria e acesso a uma rede de mentores e investidores.

Entre seus empreendimentos se destacam:

  • me, de Buenos Aires, é a rede mais ativa de produtores criativos digitais da região;
  • comé o “primeiro meio liberal, digital e alternativo do Equador”.

Aldea Creativa

É um espaço de coworking dedicado ao desenho, localizado em Cuernavaca, México, que agrega arquitetos, fotógrafos, publicitários e criativos. Fundada em janeiro de 2016, a Aldea Creativa busca fortalecer a comunidade criativa do estado de MOrelos através da inovação e do intercambio de conhecimento e experiências.

Entre seus “aldeanos” atuais se encontram:

Lab Fashion

É o primeiro espaço de coworking de moda de São Paulo. Fundado em junho de 2015, foi criado com o objetivo de dinamizar e profissionalizar o negócio da moda e da indústria têxtil, fomentando a criatividade, o networking e novas formas de produção e consumo dentro do setor.

Entre seus clientes se destacam:

  • Roupa Livre,espaço que explora alternativas de consumo de roupa reciclável, propiciando uma relação mais consciente entre as pessoas, o que vestem e o meio ambiente.
  • ModeFica, plataforma digital de moda integral, “mais além da estética”.

Grupo Nación Plus

É uma aceleradora criada em 2015 em San José, Costa Rica, em aliança com Parque Tec, com a finalidade de impulsionar a inovação em empreendimentos de publicidade, conteúdos, gastronomía, meios de comunicação visual e entretenimento. Todos os projetos são incubados no Parque Tec e logo seleccionados pelo GN Plus para receber investimento de capital. Desde sua criação acelerou mais de 33 iniciativas.

Estes são alguns dos projetos facilitados:

  • Kiboo, rede de quiosque de aluguel de filmes e outros tipos de conteúdos, em diferentes pontos de venda.
  • Quantik,O “Netflix a la tica”, é uma plataforma gratuita de geração e distribuição de conteúdos digitais nacionais.

Open Arts PTY

É uma “articuladora” cultural panamenha criada em 2013, composta por uma incubadora (Co-Incubator) e um espaço de co-criação (CoworkingPTY). Contem um espaço físico e um programa de incubação para a formação de empreendedores das indústrias culturais e criativas.

Alguns de seus empreendimentos incubados:

  • Camerata Panamá, orquestra de câmara formada por músicos reconhecidos, de alto nível.
  • Asociación Eco Studio Panamáprovê um esquema de aprendizagem das matérias de Arte e Ecologia, além de se dedicar à investigação e conservação da flora no Panamá.

Fábrica de Medios

É um espaço de coworking que nasceu em Santiago do Chile em janeiro de 2015 e que se extendeu ao Peru e Colômbia. Neste âmbito de colaboração convivem produtores de conteúdo, designers e desenvolvedores de tecnologia.

Estes são alguns de seus membros:

  • Jump Cats, empreendimento dedicado à produção digital de efeitos visuais, ferramenta que permite que os artistas possam impulsionar e diferenciar suas obras.
  • Aeroscan, gravações aéreas feitas com drones para cinematografia e fotografia.

Para fazer parte deste diretório, o maior da América Latina e Caribe, Inscreva-se aqui!

 

*Post publicado também em espanhol no blog do BID, Kreatópolis

Deixar um comentário