POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Sete razões para seu filho aprender música antes dos sete anos de idade

ideia | 1 Setembro 2016

musica_aprendizado_crianca_badabada

Alex Angelini*

A Badabada está entre as dozes startups mais inovadoras em indústrias criativas da América Latina e Caribe e foi selecionada para participar do Construir Soluções 2016, do BID

Quando pensamos em aprendizado infantil lembramos logo de imagens lúdicas, cores e formas. Enfim, somente estímulos visuais. Mas, esquecemos de um órgão sensorial fundamental no aprendizado: o ouvido. Afinal, os sons estão presentes no ambiente de qualquer ser humano, desde o seu choro ao nascer. Por isso, provoque e estimule seu filho a escutar e produzir sons – que ordenados e ritmicamente cadenciados -, comumente chamamos de música. Mas, antes até da alfabetização? Sim! Junto com ela! Claro, que não espere ter nenhum Mozart em casa, mas o aprendizado musical, formal ou apenas de brincadeira, pode gerar resultados que muitos gênios ficariam espantados.

Ep_fazendo_musica_still_01Aprender música nos primeiros anos da vida não significa propriamente aprender um instrumento, mas ser estimulado com a beleza e organização da música. Deixe a criança ouvir melodias diferentes todos os dias, cante para ela, deixe-a batucar, dançar, leve-a a shows e concertos. Provoque-a sonoramente.

A importância do aprendizado musical se comprova cada vez mais. A fundação americana Dana, que realiza pesquisas sobre atividades cerebrais, publicou em 2008 um estudo que comprovou a relação entre o interesse de crianças por conhecimentos artísticos e o aumento de habilidades como concentração, memória e criatividade ao resolver problemas. Outro estudo, mais recente, lançado neste ano pela Universidade Federal de São Paulo, em parceria com o Instituto ABCD, mostrou que crianças que tiveram aulas de música melhoraram o desempenho em português e matemática, em comparação a um grupo que não teve as aulas.

A Universidade de Concórdia, no Canadá, comprovou através de anos de estudo que aprender música antes dos sete anos de idade faz com que as conexões neurais se tornem fisicamente diferentes. Comprovando que a música é o único aprendizado que estimula áreas do cérebro que não são trabalhadas com a linguagem escrita ou oral.

Ep_pula_pula_02

Com esta certeza e compromisso criamos a série musical Badabada. Um projeto independente e único na América Latina. Levamos, através de nossos divertidos personagens, música de qualidade para crianças de pré-escola. Nunca subestimando o ouvido infantil com melodias fáceis. Os arranjos, ritmos e harmonias do Badabada são elaborados e às vezes até eruditos. E supreendentemente as crianças, sem preconceitos musicais, adoram! Passeamos entre vários estilos musicais. Do Rock ao Pop. Do Jazz à Mozart. As letras, em contrapartida à melodia, falam das coisas simples do aprendizado e descobertas infantis. Como por exemplo: “dá onde vem o pum?” uma divertida música – a mais vista e ouvida da série -, que alia uma letra super divertida com um ritmo “jazzista”. Se quiser conhecer mais do projeto, acesse nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/bandabadabada

Veja aqui as sete razões para seu filho aprender música antes dos sete anos:

1É o único estímulo que muda fisicamente as conexões neurais;

2O ritmo musical melhora o desenvolvimento motor;

3Melhora o raciocínio lógico, fazendo grande diferença nos estudos futuros;

4Facilita a alfabetização;

5Estimula as emoções;

6Aumenta a sociabilidade;

7Desenvolve seres humanos mais sensíveis e altruístas.

 

*Alex Angelini é publicitário de formação e músico de coração. Trabalhou 20 anos com propaganda antes de fundar a Popix Produções – uma empresa especializada em conteúdo infanto-juvenil. Influenciado pela paixão dos quatro filhos pela música, criou a série Badabada – a primeira série multiplataforma latino americana que se dedica a levar música de qualidade para crianças de pré-escola.

2 comentários

Deixar um comentário