POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Construir Soluções 2016: inovação que melhora vidas

ideia | 22 Junho 2016

inovação_contruir solucoes_bid_ideacao_empreendedorismo

Isabel Alvarez-R*

Muitas vezes imaginamos que não há inovação na América Latina e no Caribe. Fala-se que não existem grandes projetos de impacto e que a região produz pouquíssimas ideias patenteáveis. Para mudar esta visão e mostrar as inovações oriundas dessa região, o Construir Soluções foi criado há três anos.

Desde então temos testemunhado que há um enorme talento empreendedor e inovador nessa região, e muita paixão e energia para criar soluções para os desafios locais com uma perspectiva global. Temos visto investidores, tomadores de decisões, líderes de setores públicos, privados e acadêmicos ao redor do mundo, que dentro de suas capacidades deram apoio aos inovadores para que a criatividade e o talento deles pudessem se tornar produtos tangíveis e de alto impacto.

O Construir Soluções é o espaço onde os nerds podem se unir a burocratas, empreendedores aos governos e políticos, e tecnocratas, geeks, aos especialistas em desenvolvimento internacional. É o lugar onde os investidores podem desfrutar de uma mostra das soluções mais revolucionárias que estão crescendo na América Latina e no Caribe.

Para a próxima edição do Construir Soluções, lançamos a chamada para as startups com as ideias mais revolucionárias que tem criado soluções para questões complexas, como saúde e água, e a chamada fica aberta até o dia 5 de julho.

A relação entre água e saúde se encontra em vários pontos. Quanto mais acessível seja a água, o saneamento e a higiene, melhor é a saúde das pessoas. A água é fundamental para a prevenção de doenças que afetam milhares de cidadãos da América Latina e do Caribe. É por isso que esta chamada procura soluções, produtos e serviços inovadores com componentes tecnológicos que são capazes de transformar comunidades em nossa região.

Os pré-requisitos para que uma startup possa se candidatar são:

1Estar funcionando em um dos países membros mutuários do BID

2Que seus fundadores sejam nacionais destes países

3Estar em funcionamento há pelo menos seis meses e um máximo de três anos, e estar legalmente registrada.

4Ter um modelo de negócio, a fim de ser sustentável e expandir seus serviços para outras áreas.

5Ter tecnologia no produto ou serviço.

Todas as startups que tiverem os pré-requisitos básicos serão avaliadas por uma equipe de especialistas nas áreas de água, saúde e empreendedorismo. Os vencedores terão um fundador representando sua startup no evento do Construir Soluções Argentina, que será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, em Buenos Aires, com todas as despesas pagas.

Além de participar do Construir Soluções, parte do prêmio incluirá um dia e meio com mentores especializados de formação de alto nível. Terminaremos o dia de apresentações do Construir Soluções com a Noite de Empreendedorismo, onde cada startup terá dois minutos para fazer seu pitch, onde deverá explicar para o público e a um painel de juízes, a startup, a sua missão e seu produto inovador, concorrendo a vários prêmios e reconhecimentos.

Nós do Construir Soluções esperamos que mais uma vez sejamos capazes de mostrar ao mundo o talento e a inovação que surgem todos os dias da América Latina e do Caribe e o seu impacto na região e no mundo. Queremos espremer até a última gota da nossa criatividade.

Para visualizar detalhes da chamada e postular, clique aqui. #DemandSolutions

 

*Isabel Alvarez-R é especialista em comunicações do BID.

Deixar um comentário