POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Ferramentas grátis para promoção e disseminação do conhecimento

ideia | 25 Abril 2016

conhecimento - ferramentas de disseminacao

Beatriz Rustiguel da Silva*

Como já havíamos comentado em um artigo anterior, para que o seu conhecimento tenha maior impacto é essencial desenvolver uma estratégia de disseminação.

Na continuação, te apresentarei algumas ferramentas gratuitas que você pode aproveitar segundo a estratégia que tenha criado em seu plano de promoção e disseminação do conhecimento.

1 Fomentando interações face-a-face

Nenhuma experiência educativa é tão intensa como as interações face-a-face. A troca de experiências presenciais promove o aumento da capacidade de absorção e memorização do conhecimento. Então, você possivelmente vai querer incluir eventos em seu plano de disseminação. Aqui estão, portanto, algumas ferramentas grátis que vão te ajudar a planejar, organizar, e promover interações face-a-face:

Asana: Independente do tamanho e formato do evento é ideal que você tenha um programa de gestão de projetos que te ajude organizar e executar o seu evento. Uma boa opção é o Asana. Com um visual moderno e user-friendly, é rápido e responsivo. A versão grátis suporta equipes de até 15 membros. Outras ferramentas grátis para gestão de projetos e colaboração em equipes de trabalhos você pode conhecer aqui.

Event Brite: Para auxiliar o processo de convite e promoção dos eventos EventBrite certamente é um dos melhores softwares do mercado. Ele permite a criação de uma página para o evento, além do envio de convites por e-mail e o controle de participantes. Sua versão é gratuita apenas para eventos também gratuitos.

2Criando publicações de alta qualidade e alto impacto

Para produzir um conteúdo de qualidade você, certamente, vai precisar de um editor de texto profissional e de plataformas para reprodução de seus conteúdos para aumentar o impacto da sua publicação e fortalecer a promoção e disseminação do conhecimento contido nela.

Draft: Essa é uma ferramenta grátis para autores profissionais que precisam se livrar de distrações e se focar exclusivamente no conteúdo que está sendo produzido. A criação de textos é feita em formato de Markdown e permite a exportação em vários formatos (HTML, PDF, Word ou Google Doc). Outras características interessantes é a possiblidade de colaboração de outras pessoas, o arquivamento de versões diferentes do documento e a publicação direta em plataformas como WordPress, Twitter, LinkedIn e Basecamp.

Google Scholar e Academia: Mesmo que sua publicação tenha sido aceita por um importante jornal científico ou que seja publicado por um website institucional, esses dois sites devem estar na sua lista de prioridades para garantir o maior alcance das suas publicações. Academia, como o próprio nome sugere é uma espécie de rede social para acadêmicos e, portanto, um jeito fácil de alcançar seus pares. O Google Scholar, por sua vez, apesar de ser altamente populado por especialistas, também atrai uma gama gigantesca de estudantes e jovens profissionais. A publicação em ambos os sites é grátis.

3 Utilizando estímulos visuais

Algo importante que pode te ajudar a contar uma boa história e promover maior absorção do conhecimento transmitido é a utilização de recursos visuais. Aqui te apresento algumas ferramentas grátis para apoiar a criação de suas histórias visuais e sua história de dados:

Piktochart: Conheci esse programa no início de 2015 e me apaixonei. É uma plataforma que facilita a vida de quem precisa criar apresentação, infográfico, visualização de dados de forma simples e atraente sem precisar contratar um designer profissional. É um exemplo perfeito da transformação do design gráfico nos últimos anos.

Canva: essa é uma plataforma cujo o foco principal é criar materiais cujo design é baseado em fotos. É indicado, portanto, para criação de imagens para redes sociais, capas de livros e e-books, pôsteres e convites.

Para conhecer mais ferramentas grátis específicas para criar visualização de dados, clique aqui.

4 Promovendo reuniões por videoconferências e webinários

Os webinários estão ganhando força rapidamente entre aqueles que precisam realizar eventos de conhecimento. Isso porque eles são palestras virtuais que eliminam toda e qualquer dificuldade logística e financeira de quem organiza o evento e também de quem participa. Então, aqui estão as ferramentas que vão te ajudar na promoção e disseminação do seu conhecimento através de webinários:

Zoom: É uma ferramenta que permite realizar reuniões de 40 minutos com até 50 participantes. Visual user-friendly, permite agendamento e gravação das reuniões, compartilhamento de tela, e perguntas e comentários dos participantes pelo chat.

Join Me: Em sua versão gratuita permite a participação de até 10 pessoas, compartilhamento de tela e envio de arquivos.

5 Conectando e engajando através de redes sociais e e-mail

Mais uma opção para a promoção e disseminação do conhecimento virtualmente são as redes sociais e o e-mail.

Buffer: Essa ferramenta grátis é uma boa e simples alternativa para o Hootsuite. As duas plataformas permitem a programação de postagens nas principais redes sociais, encurtamento de links, além da postagem de imagens e videos. A grande diferença entre os dois é que o Buffer não apresenta relatórios básicos de analítica.

MailChimp: E-mail ainda é a principal ferramenta de promoção digital existente. Então, se você ainda não implementou sua estratégia de e-mail marketing está na hora de começar e o MailChimp é a ferramenta perfeita para iniciantes. Ele possui um plano grátis para quem tem até dois mil contatos e possibilita mandar até 12 mil e-mails gratuitos por mês. Se você ainda não tem uma lista de contatos bem organizada, não tem problema! Você pode começar com aquela sua lista de contatos do LinkedIn e ter muitos bons resultados.

 

*Beatriz Rustiguel da Silva é consultora do Setor de Conhecimento e Aprendizagem do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

2 comentários

Deixar um comentário