POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MELHOR
QUALIDADE DE VIDA.

Como a iluminação eficiente contribui para deixar comunidades mais fortes

ideia | 1 Dezembro 2015

iluminação eficiente

Sylvia Larrea*

Aproximadamente 26 milhões de latino-americanos carecem de acesso à eletricidade. E às vezes, muitas áreas nas cidades ou arredores destas tem um acesso limitado aos serviços de eletricidade, que é especialmente importante para os espaços públicos como parques, quadras e centros comunitários. Um novo programa chamado “Ilumine sua vida” aborda o tema da limitada iluminação no espaço público mediante a instalação de iluminação eficiente com lâmpadas de LED em 20 centros comunitários no Peru, México, Colômbia e Brasil.

Unimos forças com a Philips para financiar este programa e investir em soluções inovadoras e simples como, por exemplo, proporcionar iluminação eficiente de LED em centros comunitários. O programa busca combinar o uso da tecnologia de energia eficiente e renovável com os benefícios do esporte para a vida na comunidade e para o desenvolvimento social. Também inclui um componente para oferecer a capacitação de líderes comunitários em temas esportivos e sociais para inspirar e desenvolver a juventude local. Os centros comunitários iluminados contribuem com:

  1. Segurança – Levando em conta que 24% da população na América Latina acredita que a delinquência é o problema mais importante a ser tratado, é necessário desenvolver programas de iluminação na comunidade que ajudem a criar espaços públicos mais seguros.
  1. Saúde – A iluminação pública permite que crianças e adultos façam exercícios, pratiquem esportes e participem de eventos na comunidade à noite.
  1. Eficiência – A tecnologia de iluminação de LED tem menores custos de operação durante a vida estimada para o sistema (mais de 70 mil horas de funcionamento), maior eficiência, menos consumo, menos manutenção e uma vida útil maior do que a iluminação tradicional.
  1. Produtividade – Com a instalação de iluminação de baixo consumo e tecnologia de energia renovável, as horas de funcionamento das quadras esportivas selecionadas ou as áreas da comunidade se estenderam e os cidadãos também poderão utilizar os centros públicos para diversas atividades comerciais, incluindo férias, apresentações, festas comunitárias, entre outros.
  1. Meio ambiente – Para soluções solares, em média, a energia solar produz aproximadamente 25 vezes menos CO2 e gases de efeito estufa adicionais de energia do que os recursos não renováveis tradicionais. A tecnologia LED representa 75 a 80% de economia no uso de energia em comparação com a tecnologia incandescente tradicional.

“Ilumine sua vida” contribui com os objetivos da Energia Sustentável para Todos nas Américas, que busca duplicar a taxa de melhora da eficiência energética na região. A iluminação eficiente oferece uma solução simples e econômica para a construção de comunidades mais fortes, mais seguras e mais produtivas. A iluminação eficiente tem mudado sua vida? Compartilhe sua história com a gente.

*Post publicado originalmente no blog do BID, Energy for the Future

Deixar um comentário